PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

25º Boletim Informativo (Distribuído em 28/05/2018)

Editais e Chamadas
Públicas

Edital CAPES nº14/2018 - Programa Escola de Altos Estudos (EAE)

O Edital CAPES nº14/2018 visa convocar os interessados a apresentarem projetos de cooperação acadêmica internacional em nível de pós-graduação, com vistas a patrocinar a vinda de docentes e pesquisadores de alto nível para o Brasil, no âmbito do Programa Escola de Altos Estudos (EAE). O Programa tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação brasileiros e promover a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos brasileiros, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Sistema CCS/CAPES

[leia mais...]

Chamada CNPq Nº 09/2018 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ

O edital CNPq Nº 09/2018 procura valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Fonte: site CNPq

[leia mais...]

Postdoc Fellowships (1-6 months) for International Female Researchers: WiRe - Women in Research at the University of Münster

Oportunidade de bolsa de pós-doutorado (1 a 6 meses) para mulheres pesquisadoras no Programa ‘Mulheres na Pesquisa’ da Universidade de Munster.

Fonte: site Euraxess

[leia mais...]

Financiamento de Pesquisa na Área da Saúde

Oportunidades de financiamento de pesquisa na área da saúde.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

Chamada CNPq/MS-DIAHV Nº 11/2018 - Pesquisas em Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Hepatites Virais

As propostas a serem submetidas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas à vigilância, prevenção e controle das infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV, AIDS e Hepatites Virais (HV), que visem contribuir significativamente para a geração de conhecimentos e evidências para o fortalecimento das ações de controle e prevenção do HIV/AIDS, IST e HV, com foco especial na assistência, adesão ao tratamento, avaliação econômica, de forma a colaborar de modo efetivo para o avanço no conhecimento, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria da saúde da população brasileira.

Fonte: site CNPq

[leia mais...]

Notícias UFRJ

Fundador da Coppe morre aos 94 anos

O professor Alberto Luiz Galvão Coimbra, 94 anos, faleceu na quarta-feira, 16/5. Nascido em 1923, no Rio de Janeiro, Coimbra fundou a Coppe, em 1963, a primeira pós-graduação em Engenharia do Brasil, hoje o maior centro de ensino e pesquisa da América Latina na área.

Fonte: site UFRJ

[leia mais...]

Notícias de outras
instituições

Conheça a reportagem: "A identidade musical brasileira nas curvas de um violão"

Para contar a história da inserção social do violão na cultura do Rio de Janeiro, que se confunde com a própria trajetória da cidade, a violonista Marcia Taborda, que é professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou o DVD Viola e Violão em Terras de São Sebastião. Acesse o link para ler a reportagem na integra.

Fonte: site Faperj

[leia mais...]

Europa vai conceder 5 milhões de euros a melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias

A Comissão Europeia vai conceder um prêmio de 5 milhões de euros para a criação do melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias. O desafio do EIC Prize for Early Warning Epidemics é desenvolver o protótipo eficiente de um sistema de alerta, com boa relação custo-benefício, capaz de prever o aparecimento de doenças como Zika, Dengue e Febre Amarela, transmitidas por vetores. Podem concorrer à premiação pessoas físicas, instituições e empresas, incluindo organizações internacionais.

Fonte: site Finep

[leia mais...]

Finep inicia no Rio ciclo de apresentações em universidades brasileiras

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, esteve na quarta-feira, 4/4, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde deu início ao ciclo de apresentações que a financiadora realizará em universidades do País ao longo de 2018.

Fonte: site Finep

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br

Rua Paulo Emidio Barbosa, 485, Quadra 1A, Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão, CEP 21941-907
Rio de Janeiro, RJ. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br.
Horário de atendimento presencial: segundas, quartas e sextas-feiras de 10:30h às 15h.