PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



LABORATÓRIOS

Responsável: Pierre Ohayon
Endereço: Av. Pasteur 250 - FACC Sala 251
Tel: (21)3938-5099
E-Mail: pohayon@facc.ufrj.br
Home: http://ppgcc.ufrj.br/index.php/projetosdepesquisappgcc
Atividade: Estudos sobe Avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Cursos e Seminários sobre o Tema.
Responsável: Pedro de Novais Lima Junior
Endereço: Cidade Universitária - UFRJ
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: epg@ippur.ufrj.br
Home: www.ippur.ufrj.br
Atividade: O Escritório de Planejamento Territorial e Gestão Pública (EPG), órgão do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), constitui lugar de prática e reflexão em extensão universitária, assessoria popular, assessoria aos órgãos públicos, estágio acadêmico e produção de conhecimento no campo do planejamento urbano e regional e da gestão pública.
Responsável: Mario Cesar Rodriguez Vidal
Jose Roberto Dourado Mafra
Endereço: Cenro de Tecnologia, Bloco G Sala 207
Tel: (21)2562-8564
E-Mail: gente@ergonomia.ufrj.br
Home: http://www.ergonomia.ufrj.br
Atividade: Capacitação em Lato Sensu; Aulas de Pós-graduação; Pesquisa avançada sobre sistemas complexos; Elaboração de materiial didatico e instrucional de Ergonomia; Extensão em Ergonomia de ponta.
Responsável: Fania Fridman
Endereço: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ
Tel: (21)3938-1928
E-Mail: gesthu@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Grupo de Estudos do Território e de História Urbana nasceu em 1988 e, já com a sua denominação atual, obteve no ano de 2002 reconhecimento pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Vinculado acadêmica e institucionalmente ao IPPUR-UFRJ, insere-se na linha de pesquisa "Planejamento, História e Cultura" desse Instituto. Reunindo professores, doutorandos, mestrandos, técnicos associados e graduandos de diversas áreas disciplinares e instituições brasileiras, o GESTHU conta com o apoio financeiro do CNPq e da FAPERJ. Dedicados à análise do papel desempenhado pelos assentamentos urbanos na estruturação de territórios sob uma perspectiva histórica, os pesquisadores buscam entender a natureza das intervenções dos agentes sociais e do Estado no espaço a partir de registros dos programas de ação governamental e privada de modo a comporem um repertório dos diversos empreendimentos, dos atores e das lutas travadas. Trata-se de um esforço coletivo no intuito de contribuir para uma teoria da urbanização. Concordando com Revel de que o espaço é produto das atividades dos homens que o habitam e cada uma dá nascimento não a um, mas a uma família de espaços sucessivos, às vezes contemporâneos e rivais, percebem-se lacunas na historiografia acerca da fundação e da extinção de povoações, do emprego dos patrimônios fundiários, da abertura das redes de comunicação, da definição das fronteiras e das políticas de controle nas implantações públicas e privadas, isto é, o "fazer lugares" que serviram aos interesses da metrópole portuguesa e posteriormente aos do país. Entendendo lugar, de acordo com Milton Santos, como a soma de pedaços de realizações atuais e do passado, e face ao elo entre lugar e esquema de ocupação, no GESTHU procura-se verificar por meio de minuciosas buscas o papel desempenhado pelas instituições responsáveis pela hegemonia, gestão, codificação jurídica e administração dos recursos espaciais; as permanências e as inovações administrativas, normativas e técnicas do urbanismo e do planejamento; e identificar os principais protagonistas e ideários da ordenação - o que significa revelar os discursos, escritos ou não - e a natureza do desenho político de base regional tendo como arena exemplos brasileiros. São estes os objetivos gerais do GESTHU no qual se propõe o conceito de urbanização articulado a povoamento, à conquista e a projetos de intervenção para a "invenção de territórios" (e não necessariamente nação, segundo Hobsbawm). O Grupo desenvolve estudos neste campo interdisciplinar interrogando as experiências político-territoriais e urbanísticas. Destacam-se os temas da polaridade urbano-rural e da história dos aglomerados (entendidos como artefatos), dos ideários e das lógicas de organização do espaço em diversos períodos da história do país.
Responsável: Rosangela Marina Luft
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)9974-1253
E-Mail: cidimo.ippur@gpdes.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Investigações, discussões e produção de trabalhos voltados à relação entre transporte público de passageiros e justiça espacial; Realização de atividades de pesquisa em conjunto com organizações da sociedade civil e com instituições que atuam na área de transporte público de passageiros; Produção e divulgação dos resultados voltados a aprofundar os temas objeto das investigações; Participação em eventos e outras formas de interlocução de experiências com pesquisadores e profissionais que atuam na área; Contribuição para a produção de conhecimento a respeito as complexidades envolvidas nos serviços públicos de transporte de passageiros; Desenvolvimento de atividades extensionistas ligadas aos temas de investigação.
Responsável: Frederico Guilherme Bandeira de Araujo
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-1919
E-Mail: gpmcippur@gmail.com
Home: http://www.gpmcippur.net/
Atividade: O campo problemático do grupo é a Filosofia da Linguagem. Neste âmbito investiga temáticas diversas. Atualmente o foco volta-se a pesquisas sobre a constituição e a expressão, dentre outros, de dizeres cidade, experiência, política, identidade e corpo. Tem por modo de trabalho um singular processo de criação coletivo -CAOSGRAFIAS- que, a partir de jogo cartográfico pautado por dispositivos, instiga aos agentes participantes a refletir sobre temas específicos e expressar-se discursivamente sob múltiplas formas.
Responsável: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 537 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: observatoriodasmetropoles@gmail.com
Home: www.observatoriodasmetropoles.net
Atividade: Constituímos um grupo que funciona como um instituto virtual, desenvolvendo um Programa de Pesquisa em Rede no âmbito nacional. Reúne hoje 159 pesquisadores (dos quais 97 principais) e 59 instituições dos campos universitários (programas de pós-graduação), governamental (fundações estaduais e prefeitura) e não-governamental. Está organizado em 15 Núcleos de Pesquisa nas 5 grandes regiões do país, sob a coordenação geral do IPPUR. Atualmente está funcionado como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT (2017-2020) e realizando o programa de Pesquisa "As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira", com apoio do CNPq/CAPES/FAPERJ. Edita as revistas acadêmicas Cadernos Metrópole e e-metropolis. Sua produção científica é disponibilizada através do site www.observatoriosdasmetropoles.net.
Responsável: Mauro Kleiman
Endereço: Sala João do Rio Faculdade de Letras Bloco E
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: maurokleiman@yahoo.com.br
Home: www.chaourbano.com.br
Atividade: Estudo dos aspectos político-institucionais das regiões metropolitanas com enfase nos modelos conceituais de planos e projetos e na problemática das cooperações e consórcios supra municipais e planejamento integrado.
Responsável: Vanessa Oliveira Batista
Endereço: Rua Morcovo Filho, nº 08
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ladih@ladih.org
Home: www.ladih.org
Atividade: Não Informado
Responsável: Aloisio Teixeira
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-240
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: leps@forum.ufrj.br
Home: www.leps.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Responsável: Maria Mello Malta
Carla Curty do Nascimento Maravilha Pereira
Jaime Ernesto Winter Hughes Leon
Rafael Giurumaglia Zincone Braga
Filipe Leite Pinheiro
Matheus Fernando Moreira Dias Sadde Martins
Pablo Bielschowsky
Bruno Nogueira Ferreira Borja
Larissa Mazolli Veiga
Wilson Vieira
Leila Almeida Barbosa
Endereço: Av. Pasteur 250, sala 106, CCJE, ala esquerda do Palácio Universitário, fundos
Tel: (21)3938-5306
E-Mail: lema@ie.ufrj.br
Home: https://www.facebook.com/lemaufrj/?ref=br_rs
Atividade: O Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) desenvolve pesquisa e extensão de forma integrada com o ensino de economia política marxista e história do pensamento econômico no Brasil. Possui articulação com a Sociedade Brasileira de Economia Política por meio do GT de História do Pensamento Econômico Brasileiro no âmbito da qual realizamos Escolas de Primavera Intérpretes do Brasil (edições anuais) e os Mini-cursos do GT de História do Pensamento Econômico Brasileira - no Encontro Nacional da SEP. Além dos artigos individuais produzidos pelos membros do Laboratório editamos o livro Ecos do Desenvolvimento: uma História do Pensamento Econômico Brasileiro. IPEA/Centro Celso Furtado (2011) e estamos na elaboração do livro de Interpretações do Brasil. No campo da extensão o laboratório elabora e executa um conjunto de cursos de educação popular: a) Curso Economia Política Marxista - a distância no âmbito do Programa Latino-americano de Educação a Distância no PLED) - presencial em parceria com a UFRRJ em Nova Iguaçu, b) Como Funciona a Sociedade 1 e 2; c) Questão de Gênero; d) Comunicação e Expressão e e) Curso de Extensão Clássicos do Pensamento Social Brasileiro. As suas principais linhas de pesquisa são: a) Intérpretes do Brasil; b)Pensamento marxista e suas questões no século XXI; c) Desenvolvimento e subdesenvolvimento: uma proposta de retomada da sistematização do pensamento econômico Brasileiro pós 1964.
Responsável: Marcelo Álvaro da Silva Macedo
Endereço: Av. Pasteur, 250 - FACC - Sala 250
Tel: (21)3938-5262
E-Mail: malvaro@facc.ufrj.br
Home: www.ppgcc.ufrj.br
Atividade: Desenvolver pesquisa e extensão na área de Ciências Contábeis com foco no Desempenho Organizacional, contemplando temas tais como: qualidade da informação contábil, gerenciamento de resultados, desempenho econômico-financeiro, persistência de lucros, evidenciação contábil, impacto da regulação econômica, conservadorismo contábil, relevância da informação contábil, processo de julgamento no ambiente contábil, sustentabilidade econômica-financeira-ambiental, dentre outros temas.
Responsável: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha
Endereço: FND - Rua Moncorvo Filho nº 8, andar térreo - Centro/RJ
Tel: (21)3938-0160
E-Mail: carlosbolonha@direito.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Estudos Teóricos e Análiticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI) foi fundado em 18 de julho de 2012, a partir de um Projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado "Teoria das Instituições: Comunidade de Instituições como uma proposta de modelo institucional em suas atividades e capacidades deliberativas na ordem democrática de direito". O LETACI está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ - e suas atividades de Pesquisa estão concentradas na linha do Programa "Teorias da Decisão e Desenhos Institucionais". A Pesquisa promovida pelo LETACI possui como fundamento uma proposta teórica acerca das capacidades institucionais enquanto parâmetro para a própria atividade institucional, reconhecendo a necessidade de investigar a realidade do comportamento institucional brasileiro. Neste sentido, pretende-se dar um enfoque analítico sobre os aspectos materiais, procedimentais e legais do desenho das instituições que formam o cenário jurídico-político nacional, bem como das relações que elas mantêm entre si. O LETACI se desenvolve e se amplia com o apoio financeiro das agências de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A organização científico-acadêmica do LETACI se pauta pela presença de 3 (três) categorias de grupos, cada qual atendendo a um padrão e um objetivo próprios. São eles, o Grupo de Pesquisa sobre Instituições (GPI), os Subgrupos de Pesquisa (SGPs) e os Grupos de Pesquisa em Teoria Constitucional e Teoria Institucional (GP-TCTIs). O LETACI funciona no Gabinete 4 do PPGD, no andar térreo da Faculdade Nacional de Direito.
Responsável: Soraya Silveira Simões
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: sosimoes01@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LeMetro tem como objetivo precípuo estimular, desenvolver e coordenar pesquisas de caráter etnográfico em Antropologia e Sociologia Urbana, voltando-se com especial atenção para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) como campo empírico privilegiado de investigação. Mantém um Seminário permanente em Etnografia Urbana, reunindo-se em torno das temáticas Cidades, Mercados & Conflitos Urbanos; Cidade Marginal: Redes lícitas e ilícitas de métiers, comércio e serviços; Etnografias dos conflitos ambientais, dentre outras linhas de pesquisa, e do projeto de extensão Observatório da Prostituição. Seus membros dedicam-se, ainda, às análises de políticas públicas de planejamento e intervenção no meio urbano, realizando trabalhos dedicados às questões e problemas sociais e ambientais que têm acompanhado e caracterizado, local e globalmente, os fenômenos de metropolização.
Responsável: Eliane Gomes Ribeiro
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: egribeiro@facc.ufrj.br
Home: pgi.ufrj.br
Atividade: Esse Laboratório estimula a articulação de diferentes campos de conhecimento, aplicados na realidade de empreendimentos, organizações e instituições. Propõe uma relação dialógica entre teoria e prática, o aperfeiçoamento e a capacitação de discentes, docentes e trabalhadores, servindo como um elemento crucial para o desenvolvimento das atividades neles implementadas. Com isso, são envolvidos professores, servidores administrativos e alunos das diferentes Unidades, criando um ambiente de aplicação prática dos conhecimentos teóricos e integração de saberes. Estas ações possibilitam a identificação de soluções para problemas práticos e de gestão enfrentados pelos empreendimentos, organizações e instituições, servindo de caminho para o compartilhamento do conhecimento desenvolvido na Universidade, e os benefícios oriundos desse saber, com a sociedade. Propõe, ainda, o desenvolvimento de práticas inovadoras para a gestão universitária, buscando a interface entre os múltiplos perfis de profissionais e os campos de saberes.
Responsável: Aracéli Cristina de Sousa Ferreira
Endereço: AV. Pasteur, 250 - SL. 247
Tel: (21)3938-5125
E-Mail: lmsc@facc.ufrj.br
Home: http://www.facc.lmsc.ufrj.br/
Atividade: O laboratório desenvolve atividades de pesquisa de novos modelos e sistemas contábeis que atendam à questões de sustentabilidade social e ambiental no âmbito das instituiçõoes privadas e públicas.
Responsável: Fabio Correa Souza de Oliveira
Larissa Pinha de Oliveira
Endereço: Rua Moncorvo Filho, n 8, Centro. CEP: 20211340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel: (21)2224-8904
E-Mail: larissaoliveira@direito.ufrj.br
Home: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepe
Atividade: O Grupo é direcionado para a promoção da pesquisa em Direito Administrativo na Faculdade de Direito da UFRJ, voltado notadamente para subsidiar as sessões da disciplina no curso de graduação, com o que se propõe a ensejar reflexões mais aprofundadas ou críticas ainda quando do bacharelado. Adotando, como natural, o compromisso interdisciplinar, a investigação dialoga com as demais cadeiras jurídicas, especialmente a Teoria do Estado e o Direito Constitucional, além de outros segmentos do saber, como a Ciência Política, a Economia, a Filosofia e o Serviço Social. O objeto de análise não se restringe às transformações a que a matéria está sujeita, à contemporaneidade, vez que se ocupa de acepções clássicas, de conceitos que alicerçam o Direito Administrativo, da sua legitimidade, de aspectos dogmáticos, razão pela qual assume postura revisionista.
Responsável: Mauro Kleiman
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: kleiman@ippur.ufrj.br
Home: www.chaourbano.com.br
Atividade: Pesquisas sobre políticas de infraestrutura das redes urbanas com foco na questão da efetividade social de redes de água e esgoto em áreas de baixa renda, e estudos sobre transportes e mobilidades.
Responsável: David Sergio Kupfer
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Nivalde Jose de Castro
Endereço: Campus da PV, IE, sala 227
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: nivalde@ufrj.br
Home: http://www.nuca.ie.ufrj.br/
Atividade: Não Informado
Responsável: Alberto de Oliveira
Endereço: Prédio da Reitoria - 5o andar
Tel: (21)9343-1068
E-Mail: alberto@ippur.ufrj.br
Home: www.alberto-oliveira.blogspot.com
Atividade: O LESTE reúne os interessados nas discussões
Responsável: Tamara Tania Cohen Egler
Endereço: Prédio da Reitoria - 5 andar, sala 543
Tel: (21)3938-1931
E-Mail: tamaraegler@uol.com.br
Home: www.rpp.ufrj.br
Atividade: O LabEspaço coordena o INCT de Políticas Publicas Inovação e Desenvolvimento Urbano aprovado na concorrência do Edital INCT do CNPq, em 2016. É formado pela Rede de Políticas Públicas - RPP dedicada a reunir um conjunto de laboratórios de pesquisa e de pesquisadores de diferentes universidades nacionais e internacionais. Sua integração resulta de uma forma de pensar, ser e agir compartilhada, em torno do campo que analisa as relações que se estabelecem entre políticas públicas e espaço. Considera-se a política como uma ação governamental ou social que produz importantes transformações no espaço público de interesse coletivo.
Responsável: Carlos Bernardo Vainer
Endereço: PRÉDIO DA REITORIA, 5° ANDAR - IPPUR
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: ettern@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Rainer Randolph
Endereço: PRÉDIO DA REITORIA, 5° ANDAR - IPPUR
Tel: (21)3938-1938
E-Mail: labore@ippur.ufrj.br
Home: www.ippur.ufrj.br/labore
Atividade: O LabORE surgiu a partir de uma reorientação gradual do anterior grupo ORTES - fundado em 1991 - na medida em que questões como as novas tecnologias de informação e comunicação, as redes mundiais de computadores, a reestruturação econômica, social e política e suas consequências para o espaço urbano se tornaram cada vez mais centrais para o trabalho do grupo. Hoje, dedica-se a temas como a política e desenvolvimento regional, no Brasil e em outras partes do mundo.. Apesar de certos avanços no novo século por meio de políticas sociais com impactos diferenciados nas regiões, as desigualdades tanto inter- como intra-regionais, continuam sendo um desafio não apenas para os governos, mas também para toda a sociedade. Estuda-se, portanto, agendas, arenas e arranjos políticas em diferentes escalas voltados para a questão da desigualdade regional e justiça social.
Responsável: Helion Póvoa Neto
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: NIEM.migr@gmail.com
Home: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/niem_rj/info
Atividade: - I Seminário do NIEM, em 2002, na UERJ; - II Seminário do NIEM, em 2005, na UERJ; - III Seminário do NIEM, em 2008, na UFRJ; - IV Seminário do NIEM, em 2011, na UERJ; - V Seminário do NIEM, em 2015, na Pastoral do Migrante do Rio de Janeiro.
Responsável: Ana Maria Barcellos Malin
Endereço: FACC PPGCI IBICT/UFRJ
Tel: (21)3873-5301
E-Mail: anamalin@terra.com.br
Home: http://obgi.org/
Atividade: Trata-se de um espaço de estudos interdisciplinares sobre Gestão e Política Pública de Informação com foco na defesa da democracia, da transparência e da efetividade das ações públicas. São monitoradas notícias em sites, documentos e artigos na web brasileira usando-se o Alerta Google. A interpretação e a análise de conteúdo deste universo de informações acontecem em trabalhos específicos, que aprofundam recortes e aspectos de interesse do grupo.
Responsável: Cláudia Ferreira da Cruz
Endereço: Palácio Universitário - Campus Praia Vermelha - Sala 250
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: claudiacruz@facc.ufrj.br
Home: http://observatorioga.blogspot.com.br/
Atividade: Observatório de Gestão e Accountability, grupo que tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas ao acompanhamento, análise e avaliação de práticas de gestão e accountability de entidades públicas. As pesquisas desenvolvidas pelo observatório têm os seguintes focos: 1) Governança no setor público e avaliação de práticas de transparência e divulgação de informações públicas; 2) Modelos de divulgação de informações e relatórios públicos; 3) Análise e avaliação de decisões orçamentárias; 4) Acompanhamento e avaliação de indicadores e relatórios fiscais de entidades públicas; 5) Compreensão da "realidade fiscal" de entes municipais; 6) Padrões e normas contábeis no setor público; 7) Avaliação de práticas de controle interno e externo em entidades públicas; 8) Acompanhamento e avaliação de novas formas de gestão pública, que incluem consórcios, contratos de gestão e parcerias público-privadas; 9) Acompanhamento e avaliação de Contratos de concessão.
Responsável: Sergio Luiz de Argolo Bezerra
Endereço: Prédio da Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: sergioargolo@facc.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Escrituração e análise contábil
Responsável: Hermes Magalhaes Tavares
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: smtavares@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado