PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



LABORATÓRIOS

Responsável: Antonio Carlos Juca de Sampaio
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 223
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: antigort@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Alberto Oliva
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - Largo de São Francisco 1, Sala 325-A
Tel: (21)2221-0141
E-Mail: aloliva@uol.com.br
Home: www.ifcs.ufrj.br/~cehc/‎
Atividade: Orientação de alunos de mestrado e doutorado.
Responsável: Maria Beatriz de Mello E Souza
Endereço: Instituto de História
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cha.ufrj.cnpq@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Responsável: Vantuil Pereira
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Voltado para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero. Este projeto de extensão é desenvolvido na Vila do João, um dos bairros da Maré,caracterizado pela incidência de violação sistemática dos direitos humanos.
Responsável: Vantuil Pereira
Endereço: nepp-dh
Tel: (02)1393-8518
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Foi projetado para ser o primeiro no Brasil, nesta modalidade, com as características de desenvolver o ensino,a pesquisa e extensão universitária sobre a questão de gênero e temas afins. Localizado na Cidade Universitária da UFRJ, é destinado a atender mulheres, vítimas de violência doméstica, v indas de vários bairros ou regiões do Rio de Janeiro.
Responsável: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
Natalia Tavares Rios
Carla Mendes Maciel
Celina Maria de Souza Costa
Felipe Cavalcanti da Silva Porto
Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima
Endereço: Colégio de Aplicação da UFRJ - Rua JJ Seabra sn
Tel: (21)2294-5697
E-Mail: macielcarla@hotmail.com
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: 1) Realização e planejamento de aulas prática
Responsável: Roberto Leher
Endereço: Sala A-110- Anexo FE
Tel: (21)2295-3434
E-Mail: leher.roberto@gmail.com
Home: www.colemarx.com.br
Atividade: O Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo COLEMARX resulta do esforço conjunto de estudantes e professores da FE/UFRJ e do PPGE, mais diretamente vinculados ao Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e aos professores Roberto Leher e Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Externamente, incorpora participantes de outras áreas de conhecimento e Programas de Pós-Graduação. O Coletivo reúne estudos e pesquisas que visam às análises da questão social no Brasil e nos demais países latino americanos, particularizando a educação, tendo por referência a contribuição da teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antônio Gramsci, Octávio Ianni e Florestan Fernandes. O COLEMARX realiza encontros semanais alternando momentos de estudos mais densos, relacionados à reflexão da sistemática da teoria e do método, e encontros mais específicos em que os objetos de estudo dos integrantes são debatidos. Para esta última dinâmica, o coletivo se organizou nos seguintes eixos temáticos: 1) educação-questão social (público-privado); 2) formação e trabalho docente; 3) movimentos sociais; 4) financeirização da educação.
Responsável: Maria Cecilia de Mello E Souza
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Tania Maria de Freitas Barros Maciel
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Graça Regina Franco da Silva Reis
Endereço: Colégio de Aplicação - Rua J.J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: conpascap@gmail.com
Home: cap.ufrj.br
Atividade: Pesquisa sobre formação de professores inicial e continuada.
Responsável: Cleusa Joceleia Machado
Andrea Pinheiro da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)7154-0673
E-Mail: celeiamachado@yahoo.com.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: Este Laboratório tem o propósito de produzir um espaço interdisciplinar que possibilite estabelecer relações e discutir os constructos de áreas distintas, bem como a difusão e disponibilização de exercícios, práticas e técnicas principalmente das artes da cena e corporeidade, como tais temas dialogam com o universo escolar e acadêmico. Propõe-se a promover eventos acadêmicos e oficinas sobre temas básicos e relevantes à arte e à educação, bem como sobre resultados de estudos e pesquisas, metodologias e produções teatrais e intelectuais realizadas pelo Setor de Artes Cênicas do CAp.
Responsável: Isabel Siqueira Travancas
Monica Machado Cardoso
Endereço: Sala 114
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: cieccoord@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=1
Atividade: O CIEC foi criado em 1986 e seu objetivo inicial era documentar e analisar a produção cultural contemporânea, com ênfase no caso brasileiro. Muitas pesquisas e exposições foram realizadas no âmbito dessa diretriz, algumas registradas nas três coleções publicadas na época (Papeis Avulsos, Documentos e Quase Catálogo). Ao longo dos anos, nosso núcleo mudou a ênfase de seu trabalho de pesquisa, passando a privilegiar, num certo momento, a linha de estudos culturais e, mais recentemente, recuperando a noção de contemporâneo. Aos estudos de mídia, de identidade cultural e etnicidade se acrescentaram os estudos da cidade, da tecnologia, da imagem e da globalização. Nossa atuação consiste na implementação de pesquisas, formação de pesquisadores e estabelecimento de cooperação acadêmica entre pesquisadores, alunos e instituições. No âmbito dos Seminários CIEC recebemos pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Promovemos também discussões internas de nossos trabalhos.
Responsável: Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Carla Rodrigues
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: carla.ifcs@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/escritas.filosofia/
Atividade: Pesquisa na área de filosofia em sua interseção com os temas de gênero e psicanálise; reuniões, debates e interlocução entre pesquisadores do PPGF e de outros programas onde há atuação em áreas conectas. Tradução e publicação de textos identificados como lacunas na recepção do debate de gênero.
Responsável: Rogerio Lustosa Bastos
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: rogerlustosa6@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Responsável: Antonio Pacca Fatorelli
Victa de Carvalho Pereira da Silva
Endereço: Laboratório de Fotografia CPM
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: afatorelli@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=13
Atividade: O Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento realiza uma série de reuniões semanais, projetos de pesquisa, palestras, seminários, cursos, workshops e publicações de livros. Projeto Midiateca Tem o propósito de gerar as condições infra-estruturais requeridas à pesquisa e às atividades didáticas implementadas por professores e pesquisadores da ECO e, também, por alunos da pós-graduação e da graduação. A Midiateca está concebida de modo articulado, contando com um espaço físico próprio, destinado a sediar o Acervo Bibliográfico José Oiticica Filho, o Banco de Imagem Geraldo de Barros e o Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital. A Midiateca conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Publicações Livros resultantes das atividades desse grupo de pesquisa: . Fotografia e experiência, Victa de Carvalho e Teresa Bastos (ogs.), 2012. . Fotografia contemporânea, com apoio da FAPERJ (no prelo).
Responsável: Maria Celeste Simões Marques
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Propõe realizar reflexão para a análise e compreensão das mudanças rápidas, contínuas e profundas que levam à nova configuração das fronteiras políticas, econômicas e sociais. Identidades são redefinidas pela religião, pelo gênero, pela raça/etnia, pelo território. Surgem novas formas de sociabilidade e novas relações de poder no cenário internacional.
Responsável: Daniela Patti do Amaral
Endereço: Sala A-107 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: danielapatti.ufrj@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Grupo reúne atividades de estudo e pesquisa que buscam compreender aspectos da formação e transformação dos sistemas educacionais brasileiros, registrar e avaliar políticas educacionais inovadoras, analisar experiências e práticas escolares buscando a elaboração de conceitos e modelos que contribuam para o avanço da produção do conhecimento na área, numa abordagem predominantemente sociológica. Os estudos e pesquisas do Grupo dedicam-se aos sistemas de Educação Básica e de Educação Técnico-Profissional.
Responsável: Carlos Fico da Silva Junior
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 208
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: brasilrecente@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Rafael Arosa de Mattos
Marcelo de Moura Carneiro Campello
Endereço: Colégio de Aplicação Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: campellogeo@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O GEPPGEO é um espaço que vislumbra contribuir para a construção permanente de um material didático autônomo e colaborativo para suprir os livros didáticos que não dão conta das especificidades curriculares do ensino de Geografia no Colégio de Aplicação da UFRJ. O Setor Curricular de Geografia já vem desenvolvendo variados projetos de pesquisa e extensão. A maior parte deles em conjunto e em parceria com o departamento de Geografia e com a Faculdade de Educação. A institucionalização do GEPPGEO serviu, também, como um catalisador de experiências metodológicas em Geografia, com participação e envolvimentos de alunos da graduação e da educação básica. Algumas das atividades desenvolvidas no GEPPGEO em 2017: Territórios CApianos do primeiro e segundo semestre: datas, pauta, convidados, organização e divulgação dos resultados; Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Volta Redonda; Debate político e conceitual sobre as Ciências Humanas no ENEM; Oficina e evento de extensão a ser realizado no CAp: Explorando as Ciências Humanas no ENEM; CineGeo: debates de curtas e filmes relacionados aos temas de discussão do GEPPGEO; Roteiros geográficos do Rio: explorando a cidade e problematizando a Geografia; A importância da atividade de campo no ensino de Geografia; Novos atores e novas geopolíticas no ensino de Geografia; O papel das geotecnologias no ensino de Geografia; A cidade e o estado do Rio de Janeiro no currículo escolar de Geografia; Oficina sobre Geografia do Rio de Janeiro para vestibulandos CApianos; Oficina de charges e fotografias geográficas; Seminário de ensino e licenciatura em Geografia.
Responsável: Ana Beatriz Freire
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Vera Lucia Silva Lopes Besset
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Virginia Kastrup
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Anna Carolina Lo Bianco Clementino
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Alexander Zhebit
Endereço: NEPP-DH (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos), Sala 16, 3º andar, Ala B, Anexo CFCH, Campus da Praia Vermelha, Avenida Pasteurs, 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: faleconosco@consorciorj.com
Home: www.consorciorj.com
Atividade: O grupo, constituído de pesquisadores na área de relações internacionais, história, direito e ciências sociais (docentes, pós-graduandos, graduandos), debruça-se sobre questões de análise teórica e metodológica da política internacional e da governança global, refletindo sobre problemas, ameaças e desafios globais e regionais, que se repercutem sobre a política externa, de segurança e de defesa do Brasil. Inclui projetos de pesquisa "Defesa Nacional e Segurança Internacional" (com o subprojeto "Memória da Segunda Guerra Mundial"), "BRICS, estudo comparativo", "Política externa e segurança da Rússia". As atividades incluem a orientação em níveis de pós-graduação, graduação, iniciação científica, produção acadêmica, organização de eventos, de pesquisa e de extensão, inclusive internacionais, mantém intercâmbios com instituições de pesquisa no exterior.
Responsável: Regina Herzog
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Responsável: Regina Herzog
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não informado
Responsável: Regina Herzog
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Tania Coelho dos Santos
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Angelica Bastos de Freitas Rachid Grimberg
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Ricardo Rezende Figueira
Endereço: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida
Tel: (21)3873-5177
E-Mail: gptec@nepp-dh.ufrj.br
Home: www.gptec.cfch.ufrj.br
Atividade: 1. reúne documentos produzidos desde a década de 1970, tais como depoimentos de trabalhadores, relatórios de órgãos do governo, peças de ações criminais e trabalhistas, artigos acadêmicos ou jornalísticos, monografias, dissertações, teses sobre o tema, análises e denúncias da Comissão Pastoral da Terra e de outras fontes. A referida documentação alimenta pesquisas e um banco de dados; 2. desenvolve pesquisas e extensão universitária; 3. realiza publicações; 4. promove encontros e reuniões científicas congregando estudiosos do tema: pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros; 5. subsidia a promoção de políticas públicas visando à denúncia e ao combate do trabalho escravo nos dias atuais.
Responsável: Joel Birman
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Marta Rezende Cardoso
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Responsável: Renato Jose de Oliveira
Endereço: Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: rj-oliveira1958@uol.com.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) foi fundado em 2003 por professores pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se acha registrado no Diretório dos Grupos de pesquisa do CNPq. Os trabalhos investigativos do GPEE se desenvolvem a partir de abordagens teórico-metodológicas diferenciadas buscando somar e não dividir esforços no sentido de pensar e oferecer alternativas para enfrentar os desafios éticos da atualidade. Nessa perspectiva, três grandes referenciais balizam as pesquisas: Ética e Argumentação; Educação Moral na Escola; A relação do aprendizado da educação ética e moral com o ensino de artes.
Responsável: Ethel Menezes Rocha
Endereço: IFCS - Sala 320B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ethel.rocha55@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: 1) Encontro semanal dos membros do grupo de pesquisa para discussão das pesquisas em andamento; 2) Convite a professores de outras IES que trabalhem temas afins para apresentação e discussão dos trabalhos; 3) Organização de evento para apresentação dos resultados (parciais ou finais) das pesquisas dos membros do grupo e de convidados; 4) Tradução de livros ou artigos relacionados às pesquisas dos membros do grupo.
Responsável: Ieda Tucherman
Cecilia Carrossini Bezerra Cavalcanti
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: iedatucherman@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=11
Atividade: O grupo de pesquisa IMT - Imaginário Tecnológico - foi criado em 2007 pela professora Ieda Tucherman. Tem como objetivo identificar as formas de presença das tecnociências na vida social e individual e pensar nos efeitos nestas como na política, na ética, na estética e na subjetividade, considerando sua veiculação nas mídias, tanto informativas quanto ficcionais. Quando o diagnóstico é de que as antigas fronteiras que, para a experiência ocidental moderna forneciam os parâmetros de referência foram erodidas, e as antigas dualidades opositivas tais como: natureza e cultura; humano e não- humano (máquina ou animal); natureza e artifício; corpo e espírito; orgânico e inorgânico; real e simulado, misturadas, estão hoje produzindo os hibridismos que conhecemos, nossas disciplinas tradicionais perdem a competência que já lhes atribuímos. Torna-se necessário inventar novos critérios. Outro objetivo importante do grupo de pesquisa é desenvolver projetos de pesquisa, teorias e metodologias, que permitem analisar as transformações culturais da contemporaneidade em conexão com tecnologias e com as biotecnologias e as novas configurações da subjetividade.
Responsável: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Endereço: Sala A-111 - Anexo FE
Tel: (21)2295-3434
E-Mail: anamont@superig.com.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LEPEH constitui-se em um espaço intra e interinstitucional de ações voltadas para a área do Ensino de História. Fundado em 2012, suas atividades voltam-se para ações acadêmicas e políticas que viabilizem reflexões e produção de conhecimentos sobre o discurso historiográfico escolar em diferentes contextos curriculares, considerando as especificidades e complexidades dos saberes e práticas no ensino dessa disciplina.
Responsável: Susana de Castro Amaral Vieira
Endereço: Largo do São Francisco, 1
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: laboratorioantigona@gmai.com
Home: laboratorioantigona.wordpress.com
Atividade: congrega atividades de pesquisa, docencia e extensao sobre temas relacionados a genero e sexualidade.
Responsável: Livia Flores Lopes
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: livia.flores@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação da Cena
Responsável: Pedro Cláudio Cunca
Endereço: NEPP-DH
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O LDC trabalha com a questão da nova centralidade da periferia no século XXI. Desenvolve uma metodologia que articula o ajuste espacial,a produção social do espaço,a leitura do lugar,a análise da conjuntura social e o desenvolvimento das cartografias da ação. Articula a questão do sujeito dos direitos com a contemporaneidade e o cotidiano na análise da questão urbana na busca da mobilização democrática e produtiva dos territórios.
Responsável: Karina Kuschnir
Endereço: IFCS - Largo São Francisco de Paula, n.1/sala 412 . Centro . Rio de Janeiro - RJ . 20051-070
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: karinakuschnir@gmail.com
Home: http://lau-ufrj.blogspot.com.br/
Atividade: Atividades desenvolvidas: Cursos de graduação e pós-graduação, Cursos de extensão, Eventos, Projetos de pesquisa, Iniciação científica, Divulgação científica, Intercâmbio com outras instituições. Missão: O LAU tem por objetivo promover a formação de estudantes, a produção de conhecimento e a divulgação científica de qualidade, apoiando o diálogo e a circulação de informações nas suas áreas de atuação. Suas atividades intencionam integrar professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, bem como o público em geral. Equipamentos disponíveis: sala de trabalho, computadores, scanner, projetor, máquina fotográfica. Informações adicionais: Grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Projetos em andamento: http://lattes.cnpq.br/0379532364290270.
Responsável: Izabel Cristina Goudart da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: lig@cap.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Mídias tem como finalidade oferecer estrutura tecnológica para os docentes e técnicos administrativos do Colégio de Aplicação e pesquisadores cadastrados da UFRJ no desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa com mídias digitais nos campos da fotografia, vídeo, animação, programação, visualização de dados e cinema.
Responsável: Izabel Cristina Goudart da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)9969-5725
E-Mail: belgoudart@gmail.com
Home: midialabcap@hotglue.me
Atividade: O Laboratório de Aprendizagem Colaborativa em Rede (LACOR): Aprender Brincando constitui-se como uma rede de pesquisadores e colaboradores voltada para a pesquisa e desenvolvimento de teorias e metodologias acerca de processos de produção de conhecimento colaborativos e aprendizagem colaborativa em rede. Promove laboratórios abertos que articulam arte, ciência, culturas e tecnologias tradicionais e digitais em escolas públicas propondo o desenvolvimento de ambientes criativos e lúdicos voltados para o pleno desenvolvimento estético, ético e político dos participantes.
Responsável: Jose Henrique Ferreira Barbosa Moreira
Endereço: Sala Oduvaldo Vianna Filho - Escola de Comunicação
Tel: (21)2295-9449
E-Mail: zehenriq@ufrj.br
Home: http://www.eco.ufrj.br
Atividade: - Aulas práticas do Curso de Direção Teatral.
Responsável: Izabel Cristina Goudart da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)9969-5725
E-Mail: dae@cap.ufrj.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Biologia, Ciências e Química do Colégio de Aplicação é um espaço físico que tem como finalidade oferecer estrutura física e instrumental para o desenvolvimento de aulas de ciências para o ensino fundamental I, ciências biológicas para o ensino fundamental II e ensino médio e Química para o ensino médio.
Responsável: Adriana Mabel Fresquet
Endereço: Sala 219 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: adrianafresquet@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LECAV articula as atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas a cinema e educação. Desenvolve o Programa CINEAD - Cinema para aprender e desaprender - com projetos, cursos, seminários em parcerias tanto com universidades, quanto com escolas de Educação Básica, além da cinemateca do MAM, do Hospital Universitário, de instituições de acolhimento a idosos, entre outras. Conta com um acervo de filmes que socializa com a comunidade acadêmica e, sempre que possível, contribui com o registro audiovisual dos eventos da Faculdade de Educação.
Responsável: Anita Handfas
Endereço: Sala 230 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: anitahandfas@gmail.com
Home: www.labes.fe.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes é um espaço para os professores, licenciandos e pesquisadores terem acesso a todo o material disponível sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. Legislação, artigos, teses, dissertações, materiais didáticos, conteúdos programáticos, experiências didáticas estão à disposição, fazendo com que o LabES se constitua em uma importante ferramenta de trabalho a todos os interessados na história, no ensino e na formação do professor de Sociologia.
Responsável: Gláucia Lelis Alves
Endereço: Escola de Serviço Social - UFRJ - Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240
Tel: (21)3938-5394
E-Mail: glaucialelisalves@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LEPE-CNC tem como eixo central estudos debate da relação entre Estado e Sociedade Civil e da hegemonia no pensamento gramsciano e sua relevância para a análise dos processos sócio-históricos engendrados pela ordem burguesa e sua dimensão ideo-política na contemporaneidade, bem como, o resgate do pensamento de Carlos Nelson Coutinho na tradição marxista.
Responsável: Ana Cristina Barros da Cunha
Endereço: Maternidade-escola da UFRJ
Tel: (21)2556-9368
E-Mail: acbcunha@yahoo.com.br
Home: www.lepids.org
Atividade: O Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde(LEPIDS) realiza trabalhos interdisciplinares de pesquisa, extensão e intervenção nos campos da Psicologia e áreas afins no contexto de saúde em geral. Apoiado pela FAPERJ, o núcleo conta com a participação de profissionais de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Nutrição, docentes e técnicos da Maternidade-Escola da UFRJ (ME-UFRJ), além de alunos residentes nas áreas citadas dos Programas de Residência Médica e de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Perinatal da UFRJ, além de alunos de graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ (IP/UFRJ). Sob enfoque interdisciplinar entre Psicologia Pediátrica e demais áreas de Saúde e considerando o desenvolvimento como um produto de interações dinâmicas e recíprocas entre o individuo e o seu meio, o Laboratório analisa e discute questões relevantes na área do desenvolvimento humano, com intuito de realizar projetos de pesquisa e de extensão geradores de conhecimento na área da Psicologia e Saúde. Dentre tais questões, pode-se destacar o estudo das variáveis relacionadas à forma como as pessoas enfrentam situações de risco ao desenvolvimento (coping) e à eficácia de medidas de avaliação e intervenção que identifiquem tais estratégias e minimizem os riscos provenientes de situações de vulnerabilidade, propiciando, assim, a prevenção de atrasos de desenvolvimento e a promoção da Saúde Materno-Infantil. O LEPIDS é, portanto, um ambiente de investigação e proposição de metodologias de avaliação e intervenção em Psicologia e Saúde aplicada ao estudo do desenvolvimento humano, provendo suporte biopsicossocial para o enfrentamento de condições de vulnerabilidade ao desenvolvimento, como a hospitalização e o diagnóstico gestacional crítico da população atendida nos replicas serviços de atenção materno-infantil.
Responsável: Silvio de Almeida Carvalho Filho
Monica Lima E Souza
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: leafrica.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Leonardo Valente
Flavia Guerra Cavalcanti
Endereço: Faculdade de Letras da UFRJ - Avenida Horário Macedo 2151, gabinete DEGEI, segundo andar, bloco C, Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-9706
E-Mail: lea.ufrj@bol.com.br
Home: www.lea.org
Atividade: Não Informado.
Responsável: Andre de Souza Parente
Denilson Lopes
Fernando Souza Gerheim
Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: gabriela.lirio@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena.
Responsável: André Leonardo Chevitarese
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail:  escravo@prolink.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Ludmila Thome de Andrade
Endereço: Sala A-109 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: lud@litura.com.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: Os objetivos do LEDUC são: reunir atividades de estudo, pesquisa, ensino e extensão no campo da linguagem, leitura e escrita na educação; desenvolver projetos de pesquisa que busquem compreender as concepções, práticas e apropriações de diferentes linguagens, com ênfase na linguagem escrita, por crianças, jovens e adultos, além de docentes, nas instituições educacionais; propor atividades de ensino e extensão que visem à formação de professores e à melhoria do ensino na área da linguagem.
Responsável: Cecilia Paiva Neto Cavalcanti
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ceci_cavalcanti13@hotmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Estudos de Proteção Social e Trabalho (LepSot) existe há 12 anos vinculado à Escola de Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e desenvolve atividades de ensino, estudo, pesquisa, extensão, promovendo debates e encontros como espaços de troca e interlocução com outros pesquisadores, bem como estudantes, profissionais, trabalhadores e demais interessados, tendo por eixo central a categoria trabalho que, para além do emprego assalariado, contratado, mercadorizado, é entendido como aquele que produz bens e serviços úteis à vida (como alimentação, moradia, cuidados de saúde, acolhimento, segurança, conhecimento). É a partir de relação com o trabalho que se examina a proteção social, que não se reduz às políticas públicas, mas abrange a capacidade cooperativa e solidária das pessoas de cuidarem de si e das outras para viver melhor em sociedade, ambos os conceitos se articulam na dimensão da reprodução social. Ainda integra o escopo de estudos do Laboratório, as lutas contemporâneas do trabalho, também abordadas a partir da relação com o trabalho, partindo-se do pressuposto que as lutas são moldadas pela forma como o trabalho é explorado, da mesma maneira que estas moldam a organização do trabalho, como moldam a organização social e política. O capitalismo é uma relação de poder que extrapola o econômico e molda os estados e sociedades. Não à toa, suas crises, inerentes e constantes, impactam na formas de produção e redistribuição da riqueza, na governabilidade político-institucional, na organização e mobilização social, sendo que, a partir destas últimas, novos limites ao regime de acumulação podem ser impostos, levando-o a necessidade de se atualizar para enfrentar e controlar as demandas sociais que cria, num movimento contínuo que tem por motor, a luta capital/trabalho.
Responsável: Vantuil Pereira
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório se constitui como espaço de discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo a partir das análises sobre desigualdades, racismo, discriminação, mercado de trabalho, gênero e identidade. Um dos pontos centrais relacionados aos pontos anteriormente apontados diz respeito ao desenvolvimento, implementação, análise e avaliação de políticas públicas para a população negra tentando compreendê -las o papel do Estado como ator central para a superação de impasses,impedimentos e violações sofridos por esta população.
Responsável: Cristina Rego Monteiro da Luz
Endereço: Sala 105
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: crmluz@globo.com
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: Após o fracasso da comunidade internacional em prevenir genocídios e massacres em Ruanda a responsabilidade de proteger passou a ser adotada na Cúpula das Nações Unidas em 2005. A responsabilidade de cada estado de proteger seus cidadãos e a responsabilidade da comunidade internacional a intervir quando os estados não estão dispostos ou são incapazes de fazê-lo. Nesse sentido, a proteção dos direitos humanos torna-se fundamental principalmente as populações ameaçadas que enfrentam uma série de obstáculos. A atual crise de refugiados na Europa, como as recentes contestações sobre os casos da Líbia e da Síria evidenciam que as intervenções internacionais em prol dos direitos humanos também permanecem controversas. O mesmo vale para as tentativas internacionais de chegar a respostas a violações dos direitos humanos ex post, aplicando diversos instrumentos judiciais e não judiciais resumidos sob o termo de "justiça de transição". No entanto, apesar de ser teoricamente (ver abordagens com base em interesses dominantes) e empiricamente (bloqueios no Conselho de Segurança da ONU, por exemplo) fenômenos altamente improváveis, intervenções internacionais embasadas numa lógica humanitária acontecem (em forma de operações de paz em grande escala, por exemplo), mesmo sendo propensos a falhas.
Responsável: Bruno de Vasconcelos Cardoso
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: laboratorioestudosdigitais@gmail.com
Home: ainda em desenvolvimento
Atividade: Desde as duas últimas décadas do século XX, o uso da computação e posteriormente da internet colaborou com significativas transformações nos mais diversos âmbitos da vida social, trazendo importantes questões também para as ciências sociais. O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) tem por objetivos principais pesquisar e refletir conceitual e empiricamente sobre essas mudanças e questões, além de incorporar cada vez mais a tecnologia digital nas ciências sociais, seja como instrumento metodológico, por exemplo na produção e interpretação de dados estatísticos ou etnográficos ou no uso de algoritmos para pesquisas em dados digitais, seja em discussões teóricas e epistemológicas. Para tanto, as atividades do laboratório se organizam a partir de 4 eixos principais que buscam abarcar esses dois objetivos. O primeiro eixo inclui as pesquisas empíricas voltadas para a tecnologia digital, como o uso de dispositivos digitais (smartphones e computadores, por exemplo) ou de ambientes digitais (como as redes sociais e outras plataformas da internet). Com isso, pretende-se observar aspectos práticos da incorporação da tecnologia digital nas atividades cotidianas das pessoas em contextos que divergem social, cultural e geograficamente. O uso de dispositivos digitais e da internet tem colaborado para grandes mudanças nas relações de trabalho e atividades laborais, nas transações econômicas e no mercado financeiro, nas estratégias de gestão urbana e de segurança pública, nas formas de nos comunicarmos e nos relacionarmos pessoalmente, no funcionamento de instituições públicas e privadas, na mobilização social, nas campanhas eleitorais e em muitos outros aspectos. O segundo eixo de pesquisa visa acompanhar e discutir essas transformações sociais e sua relação com as tecnologias digitais de comunicação e informação. O terceiro eixo tem por objetivo incorporar os métodos digitais e o uso de computadores e softwares para a produção e análise de dados nas ciências sociais. Serão realizadas oficinas para o aprendizado e treinamento no uso das diversas ferramentas e linguagens que abarcam os métodos digitais e os softwares estatísticos, de extração de dados e de análise qualitativa. A ampla circulação de textos em formato digital e a partir de plataformas de indexação e compartilhamento, legais ou não, e os modelos de organização social e sociotécnica relacionados à tecnologia digital, com suas redes e algoritmos, têm também implicações para o pensamento teórico e epistemológico nas ciências sociais. O quarto eixo se organiza em torno das transformações e consequências acarretadas pela tecnologia digital e pela internet para a discussão teórica e a produção de conhecimento nas ciências sociais. O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) está ligado ao Departamento de Sociologia e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e é composto por professores de diferentes núcleos de pesquisa e pesquisadores de graduação e de pós-graduação.
Responsável: Sandra Amaral Barros Ferreira
Endereço: Colégio de Aplicação Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: Sandra_abf@hotmail.com
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: Principais atividades desenvolvidas (Máximo de 500 caracteres). O laboratório desenvolve pesquisas relacionadas ao cotidiano da escola, às relações de diferença e aprendizagem. A principal pesquisa em andamento "Refletindo com o Cotidiano da escola" divide-se em três frentes de investigação: a primeira frente discute as diferenças culturais e as relações de fronteira na escola. A convivência dos alunos antigos e novos e as questões trazidas para a aprendizagem. Busca ainda refletir sobre a democratização da escola e as questões da diversidade de saberes. A segunda frente discute as continuidades e descontinuidades da "identidade capiana". Também investiga as questões da tradição de escola de qualidade frente ao contexto das mudanças político-administrativas enfrentadas pela instituição ao longo dos anos. O CAp como referência de ensino público de qualidade. As mudanças ocorridas a partir do sorteio. O ingresso dos alunos e a permanência dos mesmos no CAp. A democratização da escola e as questões para a avaliação. Já a terceira frente pretende discutir a inclusão de crianças/adolescentes com necessidades educacionais especiais (especialmente estudantes com alguma deficiência).
Responsável: Ricardo Figueiredo de Castro
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 315
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: tempo@historia.ufrj.br
Home: http://www.tempopresente.historia.ufrj.br
Atividade: Ensino, pesquisa e extensão na área de História Contemporânea (História do Tempo Presente) com ênfase em História Comparada, Política e Cultural. Temas principais: conspiracionismo (conspiracy theory), esquerdas e direitas políticas, cinema, imprensa, guerra, história oral, memória, Negacionismo do Holocausto e propaganda política.
Responsável: Alexander Zhebit
Endereço: Núcleo de Estudos das Políticas Públicas em Direitos Humanos
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: alex@cfch.ufrj.br
Home: www.nepp-dh.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso reúne um grupo de pesquisadores (docentes, pós-graduandos) e assistentes de pesquisa (alunos de iniciação científica, de extensão) que é formado a fim de abordar assuntos de pesquisa nas áreas de relações internacionais, bilaterais e multilaterais, política internacional, integração e conflito, com a ênfase sobre o novo foco de estudos no Brasil, cada vez mais indispensável, devido ao estreitamento das relações políticas, econômicas, comerciais, tecnológicas e culturais do Brasil com os países da região, em função da presença na região das novas embaixadas, empresas, instituições e cidadãos brasileiros. O Laboratório desenvolve pesquisas sob a forma de orientação de pós-graduandos, graduandos em iniciação científica, com produções intelectuais, organização de eventos de extensão, participação em SIAcs.
Responsável: Giseli Barreto da Cruz
Endereço: Campus da Praia Vermelha, Faculdade de Educação, sala 210
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: moniqueandriesnogueira@gmail.com
Home: www.leped-feufrj.com.br
Atividade: O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED) foi fundado, em junho de 2009, por professoras da Faculdade de Educação da UFRJ, a partir do Edital da FAPERJ Nº 04/2009, para apoio a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O propósito do LEPED consiste em favorecer estudos e pesquisas sobre saberes e práticas didáticas no lócus de formação e no lócus de atuação de professores, contribuindo para a produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender, em contextos situados histórica e socialmente determinados. O LEPED abarca até o momento quatro grupos de pesquisas, coordenados pelas professoras que o fundaram e que atuam na área da Didática geral e das Didáticas específicas. Os grupos são compostos por pós-graduandos e licenciandos dos diferentes cursos oferecidos pela UFRJ e outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, professores da Educação Básica e outros pesquisadores interessados. Entre os Grupos de Pesquisa que compõem o LEPED até o momento, encontra-se o GECULT - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Cultura e Arte, coordenado pela profª Monique Andries Nogueira.
Responsável: Rosana Rodrigues Heringer
Endereço: Faculdade de Educação - UFRJ Av. Pasteur, 250 - Palácio Universitário. sala 107 - anexo da Faculdade de Educação Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-240
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: lepesufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório pretende se debruçar sobre o problema das desigualdades de oportunidades educacionais no ensino superior e sobre a inserção profissional dos egressos deste nível de ensino. Essas são questões clássicas do campo da Sociologia da Educação e dos diálogos e confrontos estabelecidos entre esta disciplina e outras, tais como a Sociologia do Trabalho, a Sociologia Econômica e a Economia da Educação. Desde meados do século XX grande parte da produção no campo da Sociologia da Educação tem se concentrado em discussões e análises sobre acesso, continuidade e conclusão dos estudos. Ao observar as características da educação superior no Brasil e, também, em perspectiva comparada, o Laboratório irá debruçar-se sobre diferentes momentos da trajetória dos estudantes neste nível de ensino, inclusive levando em conta as questões relativas ao acesso à educação superior e sua articulação com a educação básica - e o ensino médio em particular - e com a educação técnica profissional de nível médio. Outra linha de trabalho do LEPES, esta mais específica, pretende atuar no campo dos estudos que relacionam relações raciais e educação (superior), incluindo análises sobre o fenômeno da re/produção das desigualdades raciais neste nível de ensino; os avanços e limites das políticas de ação afirmativa para estudantes pretos, pardos e indígenas no ensino superior; a existência de práticas discriminatórias no ambiente universitário (muitas vezes dificultando a plena inserção institucional e social de estudantes afrodescendentes); os processos em curso e os desafios relacionados para a formação de professores destinados a atuar no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica; os avanços e as dificuldades relacionadas à ampliação de estudos sobre negros no ensino superior, entre outras questões.
Responsável: Sergio Coelho Gomes
Valéria Ferreira Romano
Mellina Marques Vieira Izecksohn
Jorge Esteves Teixeira Junior
Cristal Moniz de Aragão
Gustavo de Oliveira Figueiredo
Bruno Pereira Stelet
Fernanda Pereira de Paula Freitas
Ana Paula Borges Carrijo
Evelyn Gomes Esperandio
Cesar Augusto Paro
Endereço: Rua Laura de Araújo 36 - Cidade Nova
Tel: (21)9138-3299
E-Mail: valromano@uol.com.br
Home: www.ufrj.br
Atividade: Estudos em Atenção Primária à Saúde: oficinas, rodas de conversa, produção intelectual, formação, pesquisa e extensão sobre o tema; direcionado aos alunos de graduação e de pós graduação da área da saúde.
Responsável: Muniz Sodre de Araujo Cabral
Raquel Paiva de Araujo Soares
Endereço: Av. Pasteur, 250 - fds
Tel: (21)3873-5139
E-Mail: raquelpaiv@gmail.com
Home: https://leccufrj.wordpress.com/
Atividade: O Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) foi criado em 2000 e designa um grupo de pesquisa voltado para a experimentação pedagógica e a pesquisa da comunicação articulada aos modos de comunidade e de solidariedade que não se acham inteiramente abrangidos pelo que contemporaneamente se entende como sociedade. Pensando em sistematizar como área de pesquisa novos campos de investigação e atuação em comunicação, o LECC se constitui num núcleo agregador de estudantes, pesquisadores, integrantes de movimentos comunitários, material pedagógico, dados informativos e tudo o que possa servir de referência para o desenvolvimento do estudo acadêmico sobre o tema. Entre seus objetivos está incentivar estudantes de graduação e pós-graduação na pesquisa e desenvolvimento de atividades em comunicação comunitária. Outra preocupação do LECC é associar ao trabalho de pesquisa sobre comunicação comunitária ao envolvimento direto com os atores sociais que desenvolvem ações nesse sentido. Dessa forma, cria-se a possibilidade de construir uma ponte sobre dois pólos sociais cada vez mais afastados: a sociedade e a comunidade acadêmica. Não uma intervenção assistencialista. Mas um movimento aprofundado de pesquisa conectado diretamente às realidades sociais num processo dinâmico de troca. Frente a este quadro, o LECC propõe-se a: (1) Estudar textos essenciais sobre mídia, mediações socioculturais, princípios da sociabilidade, comunidade e comunicação comunitária no mundo ocidental e em outras formações civilizatórias; (2) Pesquisar a diversidade cultural e comunicacional, entendida como outra possibilidade de realizar a troca e a interação social, em busca de formas de autonomia social (desenvolvimento sustentável) e de novos padrões de sociabilidade (capital social); (3) Incrementar as pesquisas em comunicação comunitária tanto em nível de Graduação quanto na Pós-Graduação e (4) Dar continuidade a programas de formação prática de comunicadores comunitários.
Responsável: Carla Cecilia Campos Ferreira
Endereço: Escola de Serviço Social da UFRJ. Campos Praia Vermelha. Av. Pasteur 250 - Urca. Rio de Janeiro- RJ. CEP 22290-240
Tel: (21)3082-0852
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O LEMARX-TMD deverá desenvolver pesquisas e estudos sobre as especificidades das expressões da "questão social" nas formações sociais dependentes a partir do rigor da teoria e do método de Karl Marx. Para isso, vai desenvolver um diálogo com os autores de referência da TMD, Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos, com os autores fundamentais do Serviço Social.
Responsável: Felícia Silva Picanco
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ledde@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Luiz Eduardo Pereira da Motta
Endereço: Sala 409-B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: luizpmotta@ig.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Carlos Eduardo da Rosa Martins
Endereço: Sala 409-A
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cadu.m@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Renato Luis do Couto Neto E Lemos
Endereço: Largo de São Francisco, 1 sala 206
Tel: (21)2221-0341
E-Mail: lemp@historia.ufrj.br
Home: www.lemp.historia.ufrj.br
Atividade: Iniciação e aprofundamento científico. Discussão teórica, metodológica e historiográfica da relação entre os militares e a política em geral e no Brasil, em particular.
Responsável: Jacqueline Hermann
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 217
Tel: (00)0000-0000
E-Mail:  jacquehermann@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Realização de seminários de discussão de textos, teses e pesquisas em andamento. Realização de discussões de textos com a presença dos autores, muitos de outras instituições nacionais e estrangeiras; discussão de capítulos de dissertação e teses em andamento dos alunos orientados pelos professores que compõem o Laboratório: Prof.Dr. William de Souza Martins e Profa. Dra. Beatriz Catão Cruz Santos.
Responsável: Fabio Alves Gomes de Oliveira
Endereço: INFES/UFF e IFCS/UFRJ
Tel: (21)2224-6379
E-Mail: lea@lea.eco.br
Home: www.lea.eco.br
Atividade: i) levantamento sistemático da bibliografia especializada; (ii) desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão; (iii) organização de eventos (mostra de filmes, conferências, palestras e rodas de conversa; (iv) organização de grupos de estudos e leitura; (v) produção de material especializado (artigos, resenhas e livros); e (vi) realização de parcerias inter-institucionais.
Responsável: Octavio Andres Ramon Bonet
Endereço: IFCS/UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: leicufrj@gmail.com
Home: https://leicufrj.wordpress.com/
Atividade: A proposta do Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento se fundamenta em dois pressupostos básicos. O primeiro se relaciona com a centralidade da etnografia como prática de conhecimento da antropologia e o segundo reside na percepção de que a etnografia nos possibilita experimentar uma relação de simetria com nossos nativos, dado que todos (antropólogos e nativos) produzimos conhecimento. A ideia de interface, presente no nome do grupo, busca salientar a dimensão relacional, não só de todo empreendimento etnográfico, mas também de toda produção de conhecimento. A própria ideia de interface faz alusão ao fato de "se relacionar com". Assim, etnografia é um "fazer junto com" os nativos no mundo. E o conhecer é um modo de habitar e narrar a vida, e de perceber e agir no mundo. O objetivo do grupo é proporcionar um espaço de diálogo que, a partir destes pressupostos epistemológicos, nos permita pensar os diferentes objetos de pesquisa em suas formas específicas de conhecer, portanto, de estar no mundo. Propõe-se, assim, pensar os diferentes temas de pesquisa, como cuidados terapêuticos, saúde e emoções, práticas científicas, conhecimentos científicos e minoritários, tecnociência e biomedicina, práticas terapêuticas religiosas como modos de conhecimento, ou seja, modos de ser em um mundo relacional. O Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento (LEIC), criado em 2012, funciona associado ao Departamento de Antropologia Cultural no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e é coordenado pelos professores Octavio Bonet e Daniela Manica. O LEIC vem realizando, desde o segundo semestre de 2012 até 2015, reuniões quinzenais nas quais se analisam e problematizam textos de antropologia da ciência e da tecnologia, da antropologia da saúde, do corpo e das emoções, assim como se discute a produção acadêmica dos membros do grupo. Além dos professores coordenadores, participam das reuniões orientandos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. As instituições envolvidas no laboratórios são a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fiocruz, HC3/INCA e HFSE. O Laboratório conta com financiamento do CNPq e FAPERJ nas formas de bolsas e auxílios a pesquisa. Em 2016 realizamos o 1º Seminário do LEIC com dois dias de apresentações de trabalhos e em 2017 realizamos o 2º Seminário com apresentações dos membros do LEIC e com palestras de professores convidados da UFRJ.
Responsável: Manoela da Silva Pedroza
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 209
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: manoelap@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Rafael Haddock Lobo
Endereço: IFCS-UFRJ, Sala 310c
Tel: (21)2224-6379
E-Mail: khora@ufrj.br
Home: https://sites.google.com/site/filosofiasdaalteridade/
Atividade: Khôra - Laboratório de Filosofias da Alteridade é um projeto inter-institucional que visa trazer o pensamento de Jacques Derrida para o meio universitário brasileiro através de sua interlocução com as diversas correntes de pensamento das quais Jacques Derrida foi herdeiro. Coordenado pelo professor Rafael Haddock-Lobo, este laboratório pretende destacar a importância filosófica do pensamento de Derrida. O laboratório Khôra está ligado às linhas de pesquisa de História da Filosofia e Estética do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ e é responsável pelo Seminário Disseminações. Parte de seus pesquisadores são integrantes do GT Desconstrução, Linguagem e Alteridade da ANPOF.
Responsável: Dante Gastaldoni
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio do Centro de Produção de Multimídia - CPM
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: danteufrj@terra.com.br
Home: www.eco.ufrj.br/portal/academic/labscpm/labfo
Atividade: Não Informado
Responsável: Fabio de Souza Lessa
Endereço: Largo de São Francisco, 1 - salas 211A, 213, 320
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: fslessa@uol.com.br
Home: www.lhia.historia.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de História Antiga (LHIA) é uma unidade de pesquisa-ensino-extensão ligada ao Instituto de História da UFRJ, legalmente formalizada em 1993. O LHIA visa desenvolver a pesquisa, o ensino e a divulgação do conhecimento em História da Antiguidade Clássica através de um centro de estudo especializado na UFRJ. Produzir conhecimento em História Antiga Clássica e dialogar com os pesquisadores da área das Ciências Humanas bem como difundir o estudo da Antiguidade são as metas do LHIA, um grupo de especialistas em História Antiga comprometido com a sociedade atual. O LHIA congrega professores do Setor de História Antiga da UFRJ , alunos da Graduação e da Pós-graduação desta IES e pesquisadores de outras instituições que colaboram nas suas múltiplas atividades . Sua filosofia de trabalho está fundamentada em três princípios: equipe, integração ensino/pesquisa e interdisciplinaridade. O LHIA realiza anualmente o Ciclo de Debates em História Antiga e publica livros e a revista Phoînix, desde 1995.
Responsável: André Leonardo Chevitarese
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALAS 213
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: contato@lher.com.br
Home: http://lher.com.br/
Atividade: Voltado ao ensino, à pesquisa, à extensão universitária, à inovação metodológica e colaboração em projetos nacionais, internacionais e encontros periódicos, a partir de um trabalho conjunto. Pretendendo assim, em articulação com o Instituto de História da UFRJ, constituir um espaço que promova discussões e reflexões que gravitem em torno do campo das religiões e das experiências religiosas.
Responsável: Victor Andrade de Melo
Endereço: Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História
Tel: (21)2221-4049
E-Mail: laboratorio.sport@gmail.com
Home: www.sport.historia.ufrj.br
Atividade: a) Reuniões periódicas: A partir de uma temática escolhida a cada ano, o Laboratório se reúne para discutir artigos e/ou projetos de pesquisa de seus membros; b) Pesquisas: Os membros desenvolvem pesquisas, de forma individual ou em equipe, a partir do diálogo com as discussões teóricas do Laboratório; c) Organização de eventos: O Laboratório organiza eventos científicos e/ou artísticos relacionados às suas temáticas de investigação; d) Estímulo à produção científica: O Laboratório estimula seus membros a difundirem suas produções em eventos, periódicos e livros; e) Constituição de Redes: O Laboratório trabalha junto com parceiros internacionais, nacionais e da UFRJ, para a construção de redes solidárias de trocas de experiência, implementação de projetos e produção de conhecimentos relacionados à história do esporte; f) Difusão de informações: O Laboratório contribui para difusão de informações fazendo uso de sua página na internet, publicando um blog, coordenando uma coleção editorial, editando uma revista científica, entre outras iniciativas.
Responsável: Andrea Casa Nova Maia
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)8706-0492
E-Mail: andreacn.bh@gmail.com
Home: www.imam.historia.ufrj.br
Atividade: O grupo se propõe a desenvolver projetos de pesquisa voltados para a relação entre imagem e história social da cultura, tendo como principais enfoques os estudos sobre arte, ethos artístico e relações entre política e culturas visuais em diferentes suportes. Também procura reunir pesquisadores, sobretudo historiadores, mas também cientistas sociais, antropólogos, arquitetos, geógrafos e outros pesquisadores ligados à problemática dos estudos sobre as metrópoles e a memória dos sujeitos históricos que nela vivem. As principais repercussões esperadas, além da realização de encontros periódicos entre os participantes, é a participação em diferentes eventos (congressos, simpósios nacionais e internacionais) para divulgação dos resultados das pesquisas do grupo, bem como a produção coletiva ou individual de artigos e livros sobre diferentes temáticas voltadas para o campo em questão, além da orientação de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado por parte dos professores pesquisadores que participam do grupo e atuam em programas de pós-graduação. Isso também repercutirá na formação de um quadro de especialistas e contribuirá para a consolidação dos estudos históricos sobre a imagem, a memória, a arte e a metrópole.
Responsável: Izabel Cristina Goudart da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: capufrjlig@gmail.com
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Informática do Colégio de Aplicação é um espaço físico e pedagógico que tem como objetivo propiciar à comunidade do Colégio de Aplicação acesso à internet, à impressão, ao uso de computadores para fins acadêmicos e de formação lúdica e crítica das tecnologias digitais . O laboratório é utilizado para aulas curriculares, para cursos de extensão e cursos de formação tecnológica.
Responsável: Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Endereço: sala A-110 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: fredericoloureiro89@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-FE/UFRJ) é um espaço intra e interinstitucional de pesquisa e estudos, criado em 2004, que tem por objetivos a: - Produção do conhecimento na relação entre educação, ambiente e sociedade; - Articulação com outros grupos institucionais na promoção do debate acadêmico e de intervenção nas políticas públicas relativas à Educação Ambiental; - Promoção de parcerias com órgãos públicos e instituições de ensino na realização de projetos, pesquisas e cursos; - Publicação de artigos, livros e outros materiais que favoreçam a produção e socialização do conhecimento produzido. Instituições e unidades envolvidas: PPGE/UFRJ, IB/UFRJ, Eicos/UFRJ, PPGE/UFF, FE/UFF, UFRRJ, Museu da Vida/Fiocruz, Jardim Botânico, Colégio Pedro II, IBAMA, ICMBio, SEA/RJ, UnB.
Responsável: Paulo Roberto Gibaldi Vaz
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: paulo.vaz@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Mídia e Risco problematiza a ética e a política contemporânea através da análise dos modos com que nossa cultura distribui a responsabilidade pelos sofrimentos que nos advêm. Desse modo, a análise se detêm sobre os critérios utilizados por nossa cultura para atribuir a alguns sofrimentos o status de contingente e como se dá concretamente a construção, isso é, como sua existência é atribuída a ações individuais e coletivas. Essa atribuição é também um modo de habitar o tempo, pois requer constituir para si um passado explicativo dos sofrimentos presentes e um futuro ao alcance da ação humana.
Responsável: Mônica Pereira dos Santos
Endereço: Anexo da Faculdade de Educação - Sala A-106
Tel: (21)8136-2400
E-Mail: monicapes@globo.com
Home: www.lapeade.com.br
Atividade: O LaPEADE tem por objetivos apoiar e promover a participação e a diversidade em educação nas dimensões culturais, políticas e práticas das instituições e sistemas educacionais e contribuir para o desenvolvimento, disseminação e acompanhamento do conhecimento científico-acadêmico a respeito de inclusão em educação.
Responsável: Henrique Antoun
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3838-5053
E-Mail: henrique.antoun@eco.frj.br
Home: https://www.facebook.com/CiberCult.UFRJ/
Atividade: O CIBERCULT problematiza o universo das relações entre as novas tecnologias de comunicação e as lutas biopolíticas, observável através dos conflitos presentes nos modos de subjetivação que se manifestam nos processos de produção cultural. A temática das transformações éticas da sociedade contemporânea será apreendida nas mediações das interfaces comunicacionais e nos dispositivos de comunicação distribuída através de seu confronto com as mídias de comunicação de massa. Através deste viés, que caracteriza o trabalho do grupo, vai ser avaliado o grau de desvio existente entre o biopoder, exercido pelos dispositivos de comunicação irradiada massiva, e a biopolítica constituída na apropriação feita pelos coletivos e movimentos sociais das tecnologias de comunicação distribuída para desenvolver uma cultura de si.
Responsável: Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Endereço: PPGSA/IFCS
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: lapes@lapesbr.net
Home: http://www.lapesbr.net/
Atividade: Pesquisa, Discussão, Publicação, Divulgação de conhecimentos sobre as tendências sociais no sistema de ensino superior.
Responsável: Felipe Charbel Teixeira
Andrea Viana Daher
Henrique Buarque de Gusmão
Luiza Larangeira da Silva Mello
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 221
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: pehl.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Andrea Viana Daher
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: pehl.ufrj@gmail.com
Home: www.pehl.ifcs.ufrj.br
Atividade: a) Promoção da pesquisa histórica em torno das mais diversas práticas sociais relacionadas à produção e ao consumo letrados, com especial ênfase sobre a época moderna e a contemporânea. b) Divulgação, através de cursos de extensão e especialização, da pesquisa histórica, nos domínios de atuação do Grupo. c) Promoção da produção textual através de relatórios, documentos, artigos, livros e coletâneas. d) Estabelecimento de protocolos de colaboração com centros de estudos voltados para pesquisas afins, incentivando, dessa forma, a interlocução institucional. e) Organização e promoção de conferências, cursos, colóquios, seminários, fóruns de discussões e demais modalidades de encontros científicos, proporcionando o debate entre os pesquisadores do Grupo e especialistas de outros campos e instituições. f) Formação e capacitação de profissionais - pesquisadores, professores ou profissionais da área cultural, como curadores de exposições, organizadores de mostras, críticos literários.
Responsável: Marcio da Costa
Endereço: Sala A-105- Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: marcioc@pobox.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LaPOpE dedica-se à investigação do problema clássico da distribuição de oportunidades educacionais, em todos os níveis de escolaridade. Este problema, sabe-se, está intimamente associado à estratificação social e às diversas formas de segmentação observadas nas sociedades contemporâneas. Com abordagens típicas das ciências sociais, analisa aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, raciais e espaciais da desigualdade educacional. Suas pesquisas são produto da atividade coletiva de seus membros, em busca de recursos teóricos e metodológicos em diálogo com a literatura nacional e internacional. O LaPOpE adota procedimentos de pesquisa envolvendo o tratamento e a análise de dados em grande escala, produção de dados primários através de surveys, entrevistas, grupos focais, observação, georreferenciamento, análise socioespacial e documental, e demais recursos de modalidades qualitativas e quantitativas de pesquisa.
Responsável: Antonio Jorge Goncalves Soares
Endereço: Sala 224 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: ajgsoares@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) tem sua demanda atrelada à compreensão do estudo das políticas, programas e ações de educação do corpo e da expressividade em diferentes instituições sociais. Temos como foco de investigação a educação das técnicas de expressão corporal, artística e esportiva que impacta a formação de redes sociais, a adesão a programas para grupos em situação de risco, a profissionalização para o mercado do entretenimento (esporte e artes), a construção de identidades na formação educacional formal e não formal. Tomamos como aportes teóricos os campos da história e da sociologia aplicada.
Responsável: Maria Cristina Miranda da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação da UFRJ / Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: investigacoesfotograficas@gmail.com
Home: http://www.investigacoesfotograficas.blogspot.com
Atividade: Investigação/reflexão de procedimentos fotográficos - históricos, artesanais, analógicos e digitais - na construção de poéticas artísticas e formadoras em relação com o ensino da arte. Reflexão sobre a relação entre o processo educativo e a fotografia, a arte, as tecnologias e a produção e circulação da imagem fotográfica no cotidiano e na contemporaneidade. Desenvolve três linhas de ação: 1) atividades de ensino da fotografia e do fotográfico no campo das artes visuais nas turmas de ensino médio do CAp-UFRJ atendidas pelo projeto; 2) pesquisa sobre experiências significativas no campo das artes visuais (artísticas e de formação) que se utilizem de processos fotográficos históricos (alternativos, moleculares e/ou analógicos) como a cianotipia, a fotografia pinhole, dentre outros e sua relação com o ensino da arte; 3) atividades de extensão dirigidas em especial (mas não exclusivamente) à professores da rede pública e estudantes de licenciatura e pós-graduação em artes visuais envolvendo experiências educativas, a reflexão sobre os meios audiovisuais e a educação e a expressão artística dos participantes.
Responsável: Cleusa Joceleia Machado
Andrea Pinheiro da Silva
Endereço: Setor Curricular de Artes Cênicas - Colégio de Aplicação
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: celeiamachado@yahoo.com.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório tem por objetivo formar um grupo de suporte, acompanhamento, apoio técnico e operacional em um ambiente cooperativo para as mais diversas atividades do Setor de Artes Cênicas, por exemplo: idas ao teatro, performances e montagens internas e externas ao Colégio, organização da biblioteca, leituras dramáticas, entre outras. Portanto, fundamentalmente visa criar um espaço de prática profissional, contemplando a demanda que a grande maioria destas atividades requer : considerável diligência e cuidados, atenção e cuidados próprios de cada faixa etária, no sentido de organização, planejamento e coordenação das ações para garantir a execução do espetáculo e o bem estar dos participantes, sejam crianças ou jovens.
Responsável: Gabriel de Carvalho Godoy Castanho
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 211-B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lathimm.ufrj@gmail.com
Home: http://www.usp.br/lathimm/
Atividade: O LATHIMM possui dois focos que estruturam sua identidade: o estudo da cultura material medieval (traçada originalmente nas imagens, na música e na escrita), bem como das ferramentas teóricas mais adequadas para o trabalho com tais documentos históricos. No desdobramento dessa relação dialética e diacrônica, o LATHIMM também se dedica ao estudo dos atuais usos midiáticos de certa medievalidade (em filmes, músicas, literaturas etc.).
Responsável: Sidnei Percia da Penha
Endereço: Rua J.J. Seabra, s/n - Jardim Botânico
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: gabinete@cap.ufrj.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: O Laboratório Didático de Física abriga atividades de ensino, pesquisas e extensão de professores de Física do CAp UFRJ e de pesquisadores colaboradores cujas atividades estejam relacionadas a melhoria do Ensino de Física. São desenvolvidos projetos e atividades didáticas de orientação com estudantes do nível médio, Licenciandos e Graduandos, estudantes de pós-graduação e dos cursos de extensão. Atualmente os pesquisadores vinculados ao LaDEF atuam em duas linhas de pesquisa: Linha 1 -Produção de Materiais e Sequências de Ensino e Linha 2- Educação e Divulgação Científicas.
Responsável: Angela Medeiros Santi
Endereço: sala A-106 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: adrianafresquet@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br/lise/home.html
Atividade: Criado em 1989 na Faculdade de Educação, o LISE é um espaço destinado à realização de pesquisas, estudos e seminários acerca da relação entre Educação e Imaginário, em suas múltiplas possibilidades de articulação. É composto por professores doutores tanto da Faculdade de Educação, quanto de outras unidades da UFRJ. Conta com a colaboração de professores doutores de outras universidades, numa parceria para congregar pesquisadores da área. Participam, também, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos.
Responsável: Anita Leocadia Prestes
Endereço: Largo de São Francisco, 1 - Sala 204
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: anitaprestes@ifcs.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Responsável: Adriana Schneider Alcure
Carmem Cinyra Gadelha Pereira
Alessandra Vannucci
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: adriana.schneider@eco.ufrj.br
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0186361475006102
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação da Cena, e a iniciação científica de alunos do Curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação da UFRJ. Também a orientação de espetáculos das disciplinas Direção VI e Projeto Experimental em Teatro, ambas vinculadas à formação do aluno no Curso de Direção Teatral. A primeira parte desta pesquisa, nomeada "O corpo na rua: política cultural e teatralidade dos protestos após a 'revolta dos 20 centavos", se deu no curso de 2014 e 2015. A segunda parte desta pesquisa, nomeada "Processos de criação da cena - Parte 2 - Corpo e política na cidade", parte de questões que surgiram no desenvolvimento do espetáculo Cidade Correria, dirigido por Adriana Schneider e Lucas Oradovschi, com o Coletivo Bonobando. Criado em 2014, o Coletivo é formado por jovens artistas de territórios populares, a partir de uma residência artística de dois anos realizada na Arena Carioca Dicró, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Responsável: Fernanda Gloria Bruno
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: medialabufrj@gmail.com
Home: http://medialabufrj.net/
Atividade: O MediaLab.UFRJ é um laboratório interdisciplinar que focaliza as redes sociotécnicas modernas e contemporâneas, enfatizando a sua dimensão tecnopolítica e suas relações com a produção de subjetividades. O laboratório explora, ainda, métodos digitais para produção e visualização do conhecimento no campo das ciências humanas e sociais. Seus principais campos de pesquisa e atuação são: potencialidades e limites dos megadados para a pesquisa em humanidades; mediação algorítmica e regimes de racionalidade; produção de subjetividade, máquinas e dispositivos de visibilidade.
Responsável: Jose Augusto Valladares Padua
Lise Fernanda Sedrez
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: LabHeN@groups.facebook.com
Home: https://www.facebook.com/groups/LabHeN/
Atividade: Discussão de textos sobre história ambiental, organização de eventos, debates com palestrantes locais ou visitantes, pesquisas em arquivo sobre história ambiental.
Responsável: Lilia Guimaraes Pougy
Endereço: NEPP-DH SSA - Núcleo de estudos de políticas públicas em direitos humanos Suely Souza de Almeida
Tel: (21)3873-5179
E-Mail: lilpougy@ufrj.br
Home: www.cfch.ufrj.br
Atividade: Estudo sobre as formas de sustentação das propostas que visam a emancipação feminina. Contraste do plano formal - políticas públicas dirigidas à mulher, pactos, leis e judicialização - e as condições materiais de sua efetivação. Desafios na constituição de equipes técnicas e o papel da universidade. Construção de metodologias de atenção integral à mulher em situação de violação de direitos no estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos serviços vinculados à UFRJ, notadamente o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa - CRMM-CR - e o Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida - CRM -SSA. Formação, treinamento e supervisão de gestoras (es) e equipes - técnicas e de apoio.
Responsável: Antonio Carlos Juca de Sampaio
Endereço: Lgo. de São Francisco, 1 - sala 204
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: acjuca@gmail.com
Home: www.liphis.com
Atividade: Não Informado
Responsável: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 211-B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Carmen Teresa Gabriel Anhorn
Endereço: Sala A-111 - Anexo FE
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: carmenteresagabriel@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: Criado em 1992 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o grupo realiza estudos em Sociologia e em História do Currículo, focalizando tanto a formação de professores quanto as políticas curriculares e os processos de constituição dos conhecimentos escolares, particularmente em áreas como Ciências e História. Contando com docentes que participam do Programa de Pós-Graduação em Educação, as conclusões de pesquisa têm sido socializadas por meio de publicações científicas e da apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. O trabalho do grupo tem também contribuído para a formação de novos pesquisadores e para a elaboração de monografias, dissertações e teses. Como parte das atividades de socialização dos conhecimentos produzidos, o grupo tem efetuado intercâmbios com pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, com trabalhos expressivos no campo do Currículo. Além disso, o grupo realiza ações de desenvolvimento, ensino e extensão, por meio da organização de eventos, da coordenação de projetos e da preservação de acervos. Destacam-se ainda trabalhos de consultoria, especialmente no que se refere à formação continuada de professores e à elaboração de materiais curriculares.
Responsável: Fernando Jose de Santoro Moreira
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Lgo de São Francisco, n.1 sl. 325 D
Tel: (21)2507-3688
E-Mail: fsantoro68@gmail.com
Home: http://www.pec.ufrj.br/ousia/
Atividade: O Laboratório OUSIA, montado em 1998 com apoio da FUJB, desenvolve estudos de conceitos e problemas fundamentais de filosofia clássica, sobretudo em autores pré-socráticos, em Platão e em Aristóteles. Mantém desde então uma página institucional na Internet (www.pec.ufrj.br/ousia) onde são publicados artigos, bibliografias, traduções e um vocabulário de conceitos aristotélicos. A partir de 2000 desenvolve um trabalho junto ao GR-1061 do CNRS Vocabulaire Européen des Philosophies, publicado em 2004, sobre a relação entre as línguas e suas diversas filosofias. Desde 2001, mantém um seminário regular de conferencistas nacionais e internacionais sobre temas e autores da filosofia grega. De 2002 a 2005 foi a sede líder do convênio PROCAD entre o Programa de Pós-Graduação da UFRJ e o Grupo de Pesquisas Helenísticas do Programa de Pós-Graduação da UFPB. Em 2005 organizou junto com outros grupos de pesquisa em estudos clássicos o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Em 2006 realizou, junto com o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, o I Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: O Poema de Parmênides. Em 2007 integrou pesquisas para a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil sobre a recepção de Pré-Socráticos em língua portuguesa. Em 2007 realizou, junto com o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, o I Seminário OUSIA de Estudos Clássicos: A Poética de Aristóteles. Em 2008 realizou, junto com o PROAERA do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ, o II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: PATHOS, A Poética das Emoções. Em 2008 estabeleceu um acordo, apoiado por Capes/Cofecub, com o Centre Léon Robin de Philosophie Ancienne da Universidade de Paris IV – Sorbonne, realizando as primeiras missões internacionais em março/abril 2009. Em 2008 reuniu-se com diversos centros de pesquisa na área de Filosofia e Letras, formando o Polo de Estudos Clássicos do Estado do Rio de Janeiro, com fomento da Faperj. Em 2009 realizou, pelo PEC, em parceria com o Noesis-UERJ o seminário Physis de 29/09 a 5/10; o I Colóquio do Vocabulário Internacional das Filosofias, de 03 a 05/11; e o Seminário PEC-Sofistas em parceria com o Depto. de Filosofia da UFF. Em 2010 realizou o III Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: Physis, o conceito de natureza na antiguidade. Em 2011, co-organizou o XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Em 2012 co-organizou o Seminário de Estudos Clássicos : Platão e o Teatro; e o Seminário OUSIA de Estudos Clássicos: Physis: O conceito de natureza na antiguidade. Em 2013 organizou IV Simpósio Internacional Ousia de Estudos Clássicos: Filosofia E Retórica e, em 2015, o V Simpósio Internacional Ousia de Estudos Clássicos; Filosofia e Gêneros Discursivos. O Laboratório desenvolve diversas atividades de pesquisa nos mais diversos níveis desde a iniciação científica júnior até o pós-doutorado. Desenvolve também atividades de iniciação artística e de extensão cultural, envolvendo obras clássicas da filosofia grega e estudos sobre as mesmas, sobre sua recepção e sobre sua apropriação cultural. Desenvolve atividades editoriais resultando, entre outros, na publicação de edições comentadas, na Internet e por meios impressos, de obras clássicas da filosofia grega e estudos sobre as mesmas. O trabalho do grupo busca tornar disponível ao público de língua portuguesa textos clássicos de importância cultural universal, fundamentais para a consolidação da comunidade lusófona no contexto científico internacional.
Responsável: Eleonora Batista Fabião
Maria Teresa Ferreira Bastos
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: eleonora.fabiao@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação em artes da Cena, e a iniciação científica de alunos do Curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação da UFRJ.
Responsável: Maristela Dal Moro
Elaine Martins Moreira
Leile Silvia Candido Teixeira
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório Questão Agrária em Debate tem como objetivo desenvolver estudos que reflitam sobre os fundamentos da questão agrária no Brasil e seu debate na atualidade, assim como, temas que possuem relação direta com a temática. Através da extensão e da pesquisa se propõe a intervir na realidade no Rio de Janeiro buscando decifrar as particularidades que a constituem e contribuindo para o fortalecimento do modelo agroecológico. As atividades de extensão iniciam a partir da articulação com o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA em 2013, em um Assentamento da Reforma Agrária na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Em 2014 tem inicio atividades em um assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Essa região que foi palco de diversos conflitos agrários nas décadas de 50 e 60, atualmente tem se tornado uma área de forte especulação imobiliária intensificando a tensão entre o urbano e o rural e dificultando a reprodução das famílias camponesas da região. A distribuição da produção, que se apresenta como um dos maiores desafios aos camponeses pela quase inexistência de políticas públicas e pelas implicações da dominação de grandes redes de mercados que monopolizam a distribuição de produtos alimentícios, passou a ser uma questão central a ser enfrentada junto ao MPA e as famílias camponesas. Nessa articulação possibilitou o fortalecimento das ações que culminaram na organização da Barraca Camponesa de Alimentos Saudáveis que acontece no campus da Praia Vermelha e a Cesta Camponesa, que ocorre através da organização de núcleos urbanos os quais conectam os pequenos produtores aos consumidores. Esta estratégia político/econômica de ampliação da produção camponesa e de consumo de alimentos livres de agrotóxicos contribui para o aprofundamento de um modelo produtivo contra hegemônico com base na agroecologia rumo à consolidação da Soberania Alimentar. O Laboratório que atualmente está constituído por três pesquisadoras da Escola de Serviço Social, estudantes de Serviço Social e de outras unidades da UFRJ e com parcerias com pesquisadores de outras áreas e instituições, desenvolve estudos periódicos e se concentra no âmbito da extensão na assessoria aos camponeses e ao MPA no âmbito da organização da produção e da distribuição de alimentos. Em relação direta com o acúmulo proveniente da extensão, o grupo desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: agroecologia, Soberania Alimentar, política de reforma agrária, questão agrária no Rio de Janeiro e no Brasil, fome e alimentação com ênfase nas políticas públicas de combate à fome; campesinato e comunicação popular.
Responsável: Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Endereço: IFCS/ sala 418
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lapes@lapesbr.net
Home: http://www.lapesbr.net/
Atividade: Não Informado
Responsável: Andrea Moraes Alves
Paula Ferreira Poncioni
Myriam Moraes Lins de Barros
Rosemere Santos Maia
Katia Sento Se Mello
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (21)3938-5380
E-Mail: myriamlinsdebarros@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: O grupo de pesquisa, através de seus sub projetos, insere-se na discussão das ciências sociais sobre a sociedade brasileira contemporânea, priorizando a perspectiva antropológica. Desta forma a análise da construção social de valores, representações e da prática social está presente nas diversas pesquisas do grupo. A metrópole do Rio de Janeiro e as relações sociais que são estabelecidas neste espaço urbano são tomadas como campo de estudo. Alguns temas como família, velhice, juventude, violência, consumo e novas tecnologias fazem parte das discussões teóricas e da pauta das questões sociais que se apresentam como fundamentais para a cidade contemporânea. Temos assim dado subsídios para a discussão das políticas sociais em alguns de seus setores como família, velhice, juventude, área urbana e segurança pública, participando de cursos de especialização, planejamentos de atividades profissionais quer nas esferas públicas quer privadas. Por outro lado, buscamos nos integrar nos debates acadêmicos através de participação em congressos, seminários e publicações. A sociabilidade de jovens e velhos nos remete a problemas sociais fundamentais para a compreensão do lugar destas duas categorias etárias na cidade, embora distante em termos de idade estes dois segmentos geracionais levantam problemas sociais complexos. Estando o jovem no início de sua vida ativa social, política e economicamente e velho no seu término, colocamos em questão o desemprego, a introdução de novas tecnologias e as adaptações a elas; as relações familiares e suas transformações que vão da mudança dos valores às diferentes formas de organização e suporte familiar, muitas delas atravessadas pelas questões da flexibilização do mundo do trabalho; a participação no consumo e na produção; os lugares sociais dos diferentes atores na cidade, mostrando as formas de discriminação, de territorialização, da violência e do medo.
Responsável: Michel Misse
Endereço: Largo de São Francisco, 1 salas 109 e 405 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20051-070
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: necvu@ifcs.ufrj.br
Home: necvu.ifcs.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traduz o empreendimento de professores e alunos que, ao longo dos últimos anos, estiveram se dedicando aos temas contemporâneos sobre a realidade urbana a partir da perspectiva das ciências sociais. Criado pelo Professor Michel Misse, em 1999, vem agregando pesquisadores bolsistas, colaboradores e visitantes que somam esforços aos pesquisadores permanentes do Núcleo que, por sua vez, também realizam atividades docentes no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Nossa missão é difundir o conhecimento já acumulado e consolidar os estudos, entre outros temas, sobre violência urbana, considerando a contribuição fundamental que a temática e as ações práticas de segurança têm sobre as políticas públicas em geral. Neste sentido, o Núcleo se abre à participação de pesquisadores de outros centros, dentro e fora do país, a fim de fortalecer os traços de análise comparativa sobre a realidade do Estado do Rio de Janeiro e as inserções nas questões da cidadania, tratando a diversidade das interações sociais no ambiente urbano.
Responsável: Marta Mega de Andrade
Endereço: Largo de Sao Francisco de Paula 1, sala 213
Tel: (21)2252-8035
E-Mail: Nucleophilos@gmail.com
Home: www.nucleophilos.com
Atividade: Grupos de estudos de historia e filosofia, laboratórios de historia da mulheres e teoria, cursos de historiografia e historia da antiguidade grega, grego instrumental.
Responsável: Bila Sorj
Aparecida Fonseca Moraes
Endereço: IFCS sala 109
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: sorjbila@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O NESEG (Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero) é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia em Antropologia (PPGSA) da UFRJ e foi constituído para fomentar a formação de estudantes da graduação e pós-graduação da UFRJ nos estudos de gênero e sexualidade. Há mais de uma década, no âmbito da formação para a pesquisa na iniciação científica, no mestrado e no doutorado, o NESEG promove e organiza cursos, seminários, encontros e outras atividades que reúnem pesquisadores/as da UFRJ e de diversas universidades nacionais e internacionais.
Responsável: Marcelo Braz Moraes dos Reis
Mavi Pacheco Rodrigues
Jose Paulo Netto
Mauro Luis Iasi
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: mauroiasi@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM) formado em 1990, coordenada pelos professores José Paulo Netto e Mauro Luis Iasi. O NEPEM tem por objetivo geral articular e difundir estudos e pesquisas no campo do marxismo voltados à temática base do Serviço Social. O núcleo se propõe desenvolver estudos, produção bibliográfica, atividades de formação,oferecer disciplinas e promover a participação em eventos científicos, aglutinando professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, assim como de militantes de movimentos sociais diversos. Procurará, ainda, dialogar com outros núcleos de pesquisa na unidade (ESS), assim como buscará intercâmbio com outros núcleos e instituições nacionais e internacionais. O NEPEM promove os seguintes grupos de estudo: a) Ideologia (2010- atual); b) Capitalismo, conservadorismo e Serviço Social (2011- atual); c)Concepções teórico-políticas de Marx e Engels (2012-atual); d) Financeirização (2012-atual).
Responsável: Yolanda Aparecida Demetrio Guerra
Fatima da Silva Grave Ortiz
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2º andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: yguerra1@terra.com.br
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Responsável: Joao Batista de Macedo Freire Filho
Micael Maiolino Herschmann
Endereço: Escola de Comunicação da UFRJ, localizado na Av. Pasteur 250, Palácio Universitário 1o. andar (Campus da UFRJ da Praia Vermelha)
Tel: (21)3489-9826
E-Mail: micaelmh@pq.cnpq.br
Home: http://micaelherschmann.wordpress.com/nepcom/
Atividade: O NEPCOM é um grupo de pesquisa vinculado à Escola e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criado em 1992, o NEPCOM vem desenvolvendo atividades de pesquisa e documentação no campo da comunicação e da cultura contemporânea. As atividades promovidas por este grupo de pesquisa vêm proporcionando uma integração mais efetiva entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo de forma significativa para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da comunicação e da crítica da cultura. Tem como áreas de interesse: Comunicação e Experiência Urbana; Cultura da Produção e Produção de Cultura; Comunicação e Culturas Juvenis; Comunicação, História e Memória.
Responsável: Rosana Morgado Paiva
Joana Angelica Barbosa Garcia
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: joanag@hotmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Projetos relacionados a adolescentes em conflito com a lei, violência domestica de gênero e a Política de Assistência Social
Responsável: Amaury Fernandes da Silva Junior
Octavio Carvalho Aragao Junior
Endereço: Sala 125 - Escola de Comunicação
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: navt@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: Desenvolver pesquisas que busquem: analisar dos aspectos da criação de narrativas visuais complexas que envolvem relações de imagem, som e texto nas diferentes mídias e nos campos da comunicação social como o jornalismo, a publicidade, a produção editorial e o audiovisual; analisar a circulação das diferentes narrativas visuais na sociedade contemporânea, enquanto elementos de formulação da memória e dos imaginários sociais, bem como examinar seus aspectos históricos, políticos, sociológicos e comunicacionais; e examinar a transmediação das narrativas visuais, com a circulação das diferentes manifestações existentes pelas diversas mídias, tanto as analógicas quanto as digitais, em especial nas novas mídias.
Responsável: Maria Teresa da Silveira Pinheiro
Regina Herzog
Júlio Sérgio Verztman
Endereço: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica (Instituto de Psicologia) e IPUB
Tel: (21)3878-5343
E-Mail: nepecc.ufrj@gmail.com
Home: www.psicologia.ufrj.br/nepecc
Atividade: O principal objetivo do NEPECC é desenvolver projetos de pesquisa que conjuguem teoria e prática clínica, privilegiando a construção de novos elementos teóricos extraídos diretamente da clínica.
Responsável: Maria Clara Marques Dias
Endereço: IFCS - sala 303C
Tel: (21)8186-9349
E-Mail: nea.ufrj@gmail.com
Home: www.nea-ufrj.org
Atividade: O Núcleo de Ética Aplicada - NEA visa a promover pesquisas relacionadas à aplicação da ética em diferentes esferas da sociedade. Sua principal preocupação é defender uma concepção abrangente de moralidade que inclua não apenas os seres humanos, como também animais não humanos e o meio ambiente.
Responsável: Adriany Ferreira de Mendonca
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Largo de São Francisco de Paula, nº 01, sala 321.
Tel: (21)9969-2432
E-Mail: nucleodefilosofiasdacriacao@gmail.com
Home: www.nfc.ifcs.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Filosofias da Criação (NFC) tem por objetivo desenvolver um espaço para a conexão de diversos pesquisadores e pesquisadoras cujos trabalhos possuem como base as perspectivas abertas pela filosofia de Friedrich Nietzsche - assim como as reverberações e novos rumos que estas perspectivas ganham em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Rancière, Gilbert Simondon e Alfred Whitehead, dentre outros - para pensar variados problemas situados em campos diversos: educação, estética, ética, ciência, política e, é claro, Filosofia.
Responsável: Maria Clara Marques Dias
Endereço: IFCS Sala 303C
Tel: (21)8877-3252
E-Mail: nis.ufrj@gmail.com
Home: www.nucleodeinclusaosocial.com
Atividade: Como o objetivo de promover a cidadânia, acesso a saúde, inclusão e justiça social, o Núcleo de Inclusão Social realiza eventos em comunidades e praças públicas; oferece cursos de curta duração e mostras de filmes abertos à comunidade; disponibiliza um ambiente virtual para debate de temas relacionados a justiça; elabora material didático e editora uma revista (www.diversitates.com).
Responsável: Marcelo Helvecio Navarro Serpa
Endereço: Av. Pasteur, 250, Fundos
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: marcelo.serpa@eco.ufrj.br
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5907585913254645
Atividade: O NUMARK é Constituído por pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes na Universidade e no Mercado em atividades nas áreas de Comunicação, Marketing e Propaganda, como interface, através de convênios e programas com instituições públicas e privadas, possibilitando trazer à graduação uma formação realista e atualizada, e levar ao mercado sua contribuição no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, na forma de assessorias, consultorias, cursos e projetos junto aos públicos internos e externos à Universidade.
Responsável: Lucia Rabello de Castro
Endereço: Instituto de Psicologia
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lrcastro@infolink.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Estudo pesquisa extensão infancias do Sul sob a perspectiva descolonial
Responsável: Marcos Luiz Bretas da Fonseca
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Carlos Eduardo Montaño Barreto
Janete Luzia Leite
Endereço: Sala 32 da Escola de Serviço Social
Tel: (21)3873-5403
E-Mail: janeteluziaufrj@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Pesquisa (inclusive IC) Orientação Graduação e Pós-Graduação
Responsável: Alejandra Pastorini Corleto
Gabriela Maria Lema Icasuariaga
Endereço: Escola de Serviço Social - Av. Pasteur 250. Fundos
Tel: (21)3938-5436
E-Mail: alejandrapastorini@gmail.com
Home: https://ess.ufrj.br
Atividade: O Núcleo foi criado em 1995, a partir da pesquisa: Movimentos Sociais e Serviço Social no Rio de Janeiro, coordenado por Rauta Ramos, e tem como produtos: avaliação de políticas urbanas, estudo dos movimentos sociais e do Estado. Atualmente os professores do Núcleo desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de políticas públicas, movimentos sociais, habitação, lutas sociais, América Latina, Serviço Social, entre outros temas relevantes às transformações societárias em curso, tendo como referência teórica fundamental à teoria crítica e como preocupação a busca pela superação das desigualdades sociais. O LOCUSS busca canais de integração e diálogo com sujeitos sociais interessados pelo debate amplo de ideias e propostas que visem à superação do sistema hegemônico em curso, assim como promove a articulação com outros núcleos de pesquisa, instituições e organizações em âmbito nacional e internacional, preocupados em estudar a sociedade capitalista contemporânea.
Responsável: Glaucia Kruse Villas Boas
Endereço: IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: assistente.nusc.ufrj@gmail.com
Home: http://www.ifcs.ufrj.br/~nusc/
Atividade: Pesquisa, eventos, extensão e arquivo
Responsável: Fernanda Gloria Bruno
Henrique Antoun
Endereço: Sala 106
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: henrique.antoun@eco.ufrj.br
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/grupos_de_pesquisa.php
Atividade: O Grupo de Pesquisa CIBERIDEA - núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade foi formado em 1998, desenvolvendo pesquisas abarcando os universos das novas tecnologias de comunicação, das transformações cognitivas, das lutas biopolíticas e dos processos culturais de subjetivação. A temática das transformações éticas da sociedade contemporânea apreendidas através das mediações e dos dispositivos comunicacionais é o viés que caracteriza o trabalho do grupo. Os resultados destas pesquisas se repercutem em dissertações e teses, artigos científicos, conferências, palestras e comunicações de seus pesquisadores em revistas, livros e eventos nacionais e internacionais.
Responsável: Nizia Maria Souza Villaca
Ester Kosovski
Endereço: Sala 130
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: nmvillaca@uol.com.br
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=9
Atividade: O núcleo de pesquisa ETHOS - Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais -, criado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 pelos professores Nízia Villaça, Ester Kosovski e Frederico de Góes, se constitui como lugar de reflexão sobre o imaginário do corpo e suas estratégias no cenário contemporâneo espetacularizado pela multiplicação acelerada das imagens e virtualizado pelo avanço da tecnociência. O interesse central dos questionamentos é pensar as redemarcações dos espaços doméstico e público, os processos de subjetivação, as práticas de consumo e identidade cultural, os laços de solidariedade social que se inventam e configuram no cotidiano, através de olhar construído nos limites do campo comunicacional com disciplinas como a Ética, a Filosofia, a Estética, a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia e Comunicação Social.
Responsável: Federico Guillermo Neiburg
Fermando Rabossi
Endereço: PPGAS, Museu Nacional e PPGSA, IFCS
Tel: (21)2568-9642
E-Mail: nucec.ufrj@gmail.com
Home: http://www.nucec.net
Atividade: Criado em 2004, o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC) é um espaço de produção coletiva de conhecimento e formação de estudantes que reúne pesquisadores interessados na compreensão antropológica da vida sócio-econômica contemporânea. Sediado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo é integrado por cientistas sociais de diversas instituições do país e do exterior.
Responsável: Ludmila Fontenele Cavalcanti
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ludmila.ufrj@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Desde 1998 vem desenvolvendo atividades interdisciplinares que articulam pesquisa, extensão e ensino nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Avançados em Violências, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Gênero e Políticas Públicas; Perspectivas Antropológicas em Gênero, Cor e Território; Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Trabalho e Sociabilidade (LEPPTraS). Conta com a participação de docentes de diferentes formações, técnicos administrativos em educação, alunos de graduação e de pós-graduação, pós-doutorado, além de pesquisadores externos. Entre as principais parcerias estabelecidas estão o Ministério da Saúde, Fiocruz, Universidade de Fortaleza, Escola Superior de Saúde da Madeira, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, diferentes ONG, campos de estágio da ESS, Coordenação de políticas de saúde do trabalhador/UFRJ, SEPE, ANVISA.
Responsável: Andre de Souza Parente
Katia Valeria Maciel Toledo
Endereço: Sala 128
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: kmacieltoledo@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=5
Atividade: O N-IMAGEM (Núcleo de Tecnologia da Imagem) reúne, desde 1991, na Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadores que pensam e que criam imagem. Entre experiência e teoria, o N-IMAGEM trama, por meio da história dos dispositivos, das novas configurações do sujeito, da estética da arte interativa e da morfogênese da imagem, uma rede epistemológica que articula estética, técnica e percepção cognitiva, na qual categorias de tempo, espaço e sujeito se entrelaçam a novos conceitos, fundamentais para o entendimento da cultura contemporânea: a imagem técnica, as narrativas digitais, a simulação, a multimídia, a hipermídia, os sistemas dinâmicos de visualização, a realidade virtual, o ciberespaço. Os objetivos propostos pelo N-IMAGEM são: 1) criar um espaço de investigação teórico-prático de caráter transdisciplinar, que favoreça a elaboração de novas formas de criação, produção e pensamento da imagem; 2) analisar as alterações provocadas pelas imagens, em particular aquelas produzidas pelas tecnologias avançadas, sobre os paradigmas culturais; e 3) problematizar o papel da imagem no exercício do pensamento.
Responsável: Monica Grin Monteiro de Barros
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 427
Tel: (21)9881-2474
E-Mail: monica.grin@gmail.com
Home: www.niej.wordpress.com
Atividade: O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ) é um centro criado em 2008 que se dedica ao ensino e à pesquisa na área de estudos judaicos. É também um laboratório do Instituto de História da UFRJ associado principalmente, mas não exclusivamente, à área de História Contemporânea. É formado por professores universitários que lecionam e pesquisam nas áreas de história, ciências sociais, filosofia e letras. Possui um Conselho Internacional composto de importantes especialistas na área de Estudos judaicos no Brasil e no exterior e um criativo time de estudantes que se dedica aos temas da área de estudos judaicos. A agenda de atividades do NIEJ dedica-se: 1) à oferta de disciplinas na grade curricular do Instituto de História e à oferta de laboratórios semestrais; 2) à organização de palestras, simpósios, colóquios e workshops nacionais e internacionais; 3) à orientação de teses, dissertações e monografias, tanto na pós-graduação, quanto na graduação; 4) à publicação semestral, desde 2009, de uma Revista Eletrônica, a Revista Eletrônica do NIEJ, já em seu 9º número. Possui site próprio (www.niej.wordrpess.com).
Responsável: Lucia Rabello de Castro
Cristiana Carneiro
Endereço: Av. Pasteur 250, Pavilhão Nilton Campos- Urca. CEP 22.295-900
Tel: (21)2295-3208
E-Mail: cristianacarneiro13@gmail.com
Home: http://www.nipiac.ufrj.br
Atividade: Tem como objetivos: 1. apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude; 2. estabelecer intercâmbios com outros pesquisadores da área, nacional e internacionalmente; 3. articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude; 4. oferecer consultorias, cursos e eventos para divulgação de conhecimento e intercâmbios de experiências; 5. atuar junto a organismos governamentais e da sociedade civil em questões da infância e juventude; 6. formar profissionais e pesquisadores para atuação nessa área; 7. promover e consolidar redes de pesquisadores na área da infância e juventude; 8. promover a divulgação do conhecimento científico sobre a infância e juventude para além dos muros da universidade democratizando o acesso à informação qualificada nesta área.
Responsável: Vantuil Pereira
Endereço: nepp-dh
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Pretende ser um espaço plural, um lugar de encontro,de interação, no qual diferentes intervenientes possam debater,refletir,e trocar experiências,consultas e propostas sobre os desafios das ouvidorias,como instrumento de democracia direta, e da participação do cidadão.
Responsável: Wallace Moraes
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: otalufrj@gmail.com
Home: www.otal.ifcs.ufrj.br
Atividade: Não Informado.
Responsável: Maria Cecilia de Mello E Souza
Samira Lima da Costa
Endereço: Instituto de Psicologia, Campus Praia Vermelha, UFRJ
Tel: (21)3938-5348
E-Mail: prajna.eicos@gmail.com
Home: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/grupos-de-pesquisa/
Atividade: Nosso foco é a saúde e o bem maior do indivíduo e da coletividade, através do resgate de sistemas de conhecimento tradicionais e inovadores e suas aplicações no campo da saúde em todas as suas dimensões. A partir de uma perspectiva sistêmica, interessa-nos compreender o ser humano e seu pleno potencial em meio à coletividade e toda a interdependência entre seu corpo, mente, espírito, comunidade e o planeta. Estudamos o Ayurveda, a Medicina Tradicional Chinesa, o Honno, a prática da meditação em diversos contextos, e a vida coletiva nas ecovilas.
Responsável: Vitor Izecksohn
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)2221-0218
E-Mail: vizecksohn@gmail.com
Home: http://www.historia.ufrj.br/
Atividade: Debates sobre textos; Levantamentos de fontes primárias; Mapeamento de conflitos civis e internacionais na região que originalmente incorporou o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata.
Responsável: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 202
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: pea@ifcs.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Jucinato de Sequeira Marques
Endereço: Anexo da Faculdade de Educação, sala A102
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: sm.lopes@globo.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) articulou-se, inicialmente, a partir da investigação e organização que pesquisadores e bolsistas ligados à Faculdade de Educação empreenderam junto ao acervo da Faculdade Nacional de Filosofia. O PROEDES tem se empenhado em desenvolver estudos e pesquisas, bem como examinar, recuperar e organizar fontes documentais, constituindo-se, assim, em um Centro de Documentação interessado em problematizar a memória e a história da Educação Brasileira. Como Programa, tem por objetivos: a) realizar estudos e pesquisas referentes ao fenômeno da educação, tematizando as diversas modalidades de instituições e saberes educativos, suas práticas e sujeitos; b) contribuir para a formação de pesquisadores; c) constituir-se em um centro de documentação em educação brasileira.
Responsável: Henrique Fortuna Cairus
Endereço: Faculdade de Letras - Sala F-326 - Av. Horácio Macedo, 2151 - CEP 21941-917 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)9920-1706
E-Mail: proaera@letras.ufrj.br
Home: http://www.pec.ufrj.br/proaera/
Atividade: Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade é um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente. São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas. As atividades do PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade consistem principalmente: nas reuniões periódicas para discussões sobre os Projetos de Pesquisa que o integram; no seu encontro aberto anual, quando são apresentados publicamente os resultados finais ou parciais de seus projetos; no debate cotidiano, em sua sede, sobre os Projetos a ele vinculados; no acompanhamento de pesquisas de Mestrado e Doutorado; na discussão de Projetos de Pesquisas Pós-Doutorais; na produção de uma revista acadêmica, a Codex: revista de estudos clássicos; na manutenção, em parceria com a SBEC, de uma Lista de emails, o InfoClassicas, que procura integrar classicistas do Brasil e do exterior; na publicação dos resultados parciais ou finais de seus Projetos, e nas parcerias, em eventos e publicações, com outros núcleos de pesquisa.
Responsável: Andréia Frazão da Silva
Leila Rodrigues da Silva
Paulo Duarte Silva
Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 1 - sala 325B
Tel: (21)2252-8033
E-Mail: pem@historia.ufrj.br
Home: www.pem.historia.ufrj.br
Atividade: O Programa de Estudos Medievais (Pem), criado em 1991, tem caráter interdisciplinar e reúne diversos pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas concernentes ao medievo. São os principais objetivos do Pem: estimular o intercâmbio entre medievalistas nacionais e estrangeiros; coordenar projetos e atividades de pesquisa de temas pertinentes à sociedade medieval; formar novos pesquisadores; promover discussões acadêmicas relativas ao mundo medieval; identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média; produzir material didático, e patrocinar atividades de extensão universitária, levando, à comunidade em geral, informações sobre a Idade Média. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Estudos Medievais podem ser consultadas em http://www.pem.historia.ufrj.br/
Responsável: Maria Aparecida Rezende Mota
Norma Cortes Gouveia de Melo
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 215
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Maria das Dores Campos Machado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (21)3938-5401
E-Mail: mddcm@uol.com.br
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Pesquisas, cursos de extensão, orientação de alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do laboratório além da professora responsável: o Técnico Administrativo Murilo Peixoto da Mota NEPP-DH/UFRJ; cinco alunos do curso de doutorado; e cinco alunos da graduação que são bolsistas PIBIC.
Responsável: Raul Ferreira Landim Filho
Endereço: IFCS Programa de pós Graduação em logica e Metafísica (PPGLM)
Tel: (21)2252-8035
E-Mail: ppglm@ifcs.ufrj.br
Home: Programa de Pós-graduação em lLgica e Metafís
Atividade: Seminários mensais sobre temas de pesquisas
Responsável: Jane Correa
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Responsável: Igor Vinicius Lima Valentim
Endereço: Faculdade de Educação
Tel: (21)9802-2120
E-Mail: valentim@gmail.com
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7499545520934422
Atividade: Utilizando métodos narrativos tais como a autoetnografia e a cartografia, o grupo se dedica a investigações relacionadas às interconexões entre a Educação e estudos sobre as subjetividades.
Responsável: Eduardo Mourao Vasconcelos
Rita de Cassia Cavalcante Lima
Erimaldo Matias Nicacio
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: emvasconcelos55@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado