PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



LABORATÓRIOS

Responsável: Melissa Limoeiro Estrada Gutarra
Endereço: Polo Xerém
Tel: (21)2679-6441
E-Mail: laboratorio@xerem.ufrj.br
Home: http://www.xerem.ufrj.br/
Atividade: Não Informado.
Responsável: Francisco José Pereira Lopes
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-comp
Atividade: Neste laboratório acontece as aulas didáticas de computação.
Responsável: Monica de Mesquita Lacerda
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-fisica
Atividade: - Roteiros de Física Experimental 1; - Textos auxiliares para Física Experimental 1; - Roteiros de Física Experimental 2; - Roteiros de Física Experimental: 1, 2, 3 e 4.
Responsável: Victor Túlio Ribeiro de Rezende
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-microscopia
Atividade: Neste laboratório acontecem as disciplinas de Biologia celular, biologia do desenvolvimento e biologia tecidual. Consta com 20 microscópios de alta qualidade para os alunos possam olhar estruturas celulares.
Responsável: Herbert Leonel de Matos Guedes
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: não informado
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-quimica
Atividade: Neste laboratório acontecem aulas didáticas de Química Geral, Química Inorgânica e Orgânica.
Responsável: Leandro Schaeffer Marturelli
Endereço: Campus UFRJ Xerém
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: leandro@xerem.ufrj.br
Home: www.xerem.ufrj.br
Atividade: Pesquisa em Computação.
Responsável: Silas Pessini Rodrigues
Gisele Cardoso de Amorim
Endereço: Estr. de Xerém, 27 - Xerém, Duque de Caxias - RJ, 25245-390
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: numpex.bio@xerem.ufrj.br
Home: http://www.xerem.ufrj.br/numpex-bio/
Atividade: O NUMPEX-Bio é um laboratório multiusuário, que conta com 25 docentes associados. No laboratório são conduzidos projetos de pesquisa em diversas linhas, que incluem: expressão e caracterização de proteínas em microorganismos, desenvolvimento de organismos invertebrados, caracterização estrutural de proteínas, prospecção de moléculas naturais com funções bioativas, isolamento de microorganismos de interesse biotecnológico, etc. O laboratório é também utilizado como complemento para aulas nos níveis de graduação e pós-graduação no Polo Xerém da UFRJ, além de servir como espaço de visitação para atividades de extensão.
Responsável: Mariella Alzamora Camarena
Endereço: Funcionando em uma sala dentro do Numpex-Bio
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Nanotecnologia (NUMPE-NANO) criado recentemente no Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo deste laboratório é desenvolver pesquisa de ponta em nanotecnologia. Isso inclui o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de estruturas em escala nanométrica (um bilionésimo de vezes menor que um metro). O Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com pesquisadores de alto nível que atuam em diversas áreas como biologia, física, química e engenharia de materiais. Assim, no NUMPE-NANO serão desenvolvidas pesquisas inovadoras que englobam estas grandes áreas fortalecendo o caráter multi e interdisciplinar da nanotecnologia. Como uma das evidencias da pesquisa multidisciplinar do NUMPE-NANO estão as Pesquisas em nanotecnologia com aplicações em ciências da vida realizadas em colaboração com o NUMPEX-Bio (Núcleo multidisciplinar de pesquisa em Biologia). O NUMPE-NANO foi criado para suprir uma grande demanda da comunidade docente, técnico-administrativa e de alunos, tanto no desenvolvimento de pesquisa científica em nanotecnologia quanto na formação de pessoal qualificado para atuar nesta áreas mas sem a infraestrutura básica não consegue atingir seu objetivo. A implementação do laboratório contribuirá para a formação de alunos com expertise em nanotecnologia e na futura pós-graduação acadêmica. Espera-se que aproximadamente 20 alunos por semestre possam iniciar suas carreiras científicas e utilizar os recursos de fabricação, síntese, caracterização, computação e integração de nanomateriais fornecidos pelo NUMPE-NANO para construir estruturas, dispositivos e sistemas complexos partindo de componentes nanométricos. As pesquisas do núcleo incluem desenvolvimentos tecnológicos de ponta para aplicações na saúde (tanto no combate a doenças negligenciadas quanto contra o câncer) e no meio ambiente. Em particular, o estudo de novos materiais híbridos e nanopartículas superparamagnéticas recobertas com materiais poliméricos para liberação controlada de fármacos, de nanodispositivos como células solares e biosensores, e pesquisas para novas tecnologias, como a spintrônica.