Inovação em Fármacos foi tema da 20ª edição do seminário Encontros FAPERJ que foi mediada por Professor da UFRJ
29/09/2017

A rica biodiversidade brasileira pode ser considerada uma vantagem competitiva para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional, que possui um verdadeiro patrimônio genético para produzir novos medicamentos. Estima-se que o País tenha cerca de 20% das espécies conhecidas no planeta, segundo o Ministério do Meio Ambiente. No entanto, a aplicação dessa matéria-prima para o desenvolvimento de fármacos depende de políticas públicas bem delineadas na área de inovação científica e tecnológica. Para discutir essa e outras questões relacionadas ao tema “Inovação em Fármacos”, como a necessidade de promover a aproximação do conhecimento produzido nas universidades com a indústria, a FAPERJ realizou a 20ª edição do seminário Encontros FAPERJ, no dia 15 de setembro de 2017, que teve como mediador o pesquisador Eliezer Barreiro (coordenador científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar, http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ).

Dessa vez, a ex-aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gabriela Barreiro, foi a palestrante do encontro onde estiveram presentes diversos representantes de universidades, centros de pesquisa e dos setores acadêmico e empresarial como o pesquisador de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Takashi Sudo.

Fonte: Site FAPERJ

Clique aqui para mais informações