Carta da Reitoria: Celebrar o fortalecimento da comunidade universitária: nas adversidades, a UFRJ brilha!
09/01/2018

A instituição social “universidade” em todas as partes, em todos os longos tempos de sua existência, enfrentou adversidades, guerras, fascismos, ditaduras, intolerâncias e irracionalismos – e se afirmou como espaço em que o uso crítico e autônomo da razão pudesse prevalecer. Por isso, a autonomia universitária é um princípio estruturante. Lastreado por ela, nos autogovernamos e elaboramos nossas leis internas, guiadas pelo bem maior da liberdade de pensamento e do compromisso ético na produção do conhecimento.

O gozo da autonomia requer a constituição de uma verdadeira comunidade universitária, protagônica, aberta ao tempo histórico, libertária, plural e polissêmica, e vigorosa na defesa da instituição frente às ameaças (reais, como sabemos) que insistem em corroer as bases de seu futuro.

Assim é a UFRJ: crítica, impetuosa, corajosa, coesa na unidade de ação em prol do público e da gratuidade e pulsante nos debates.

Esse modo de ser UFRJ possibilita – e temos orgulho disso! – a condição de instituição de alta relevância científica, histórico-crítica, tecnológica, artística e cultural, visceralmente comprometida com os processos de formação na graduação e da pós-graduação.

Celebremos! Estudantes, técnicos e administrativos e docentes que forjam a comunidade universitária e afirmam, nas lutas do presente, um futuro de bem-viver para os povos! Com confiança de que em 2018, ano em que celebraremos 50 anos das jornadas de Maio de 1968 e 100 anos da Reforma de Córdoba, a UFRJ forjará alternativas ainda mais sólidas para o futuro da educação pública, gratuita, laica e realmente universal.

Expressamos todo reconhecimento ao envolvimento de cada um de nossos docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Juntos, sempre! Recebam as melhores saudações universitárias, também extensivas para as suas famílias e amigos.

Roberto Leher, Denise Nascimento e equipe Reitoria

Fonte: Site UFRJ