Metodologia das aulas de Games Inteligentes, desenvolvida por professores pesquisadores do NCE/UFRJ, é adaptada e aplicada com turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental
28/05/2018

A metodologia das aulas de Games Inteligentes foi desenvolvida após mais de vinte anos de pesquisa na área de computação e neuropedagogia dos professores Carlo Emmanuel Oliveira, Carla Verônica Marques e Claudia Motta, todos professores pesquisadores Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) da UFRJ.

A professora Ana Paula Cavadas adaptou essa tecnologia complexa que é desenvolvida para os cursos de graduação e pós-graduação, da UFRJ, e aplicou com turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Seu objetivo é desenvolver a criatividade, a narrativa e provocar um aumento da cognição dos estudantes. Além disso, a professora pensa em de torná-los multiplicadores do processo de Games Inteligentes, que são jogos baseados em princípios neuropedagógicos que viabilizam, através do pensamento computacional, que os estudantes envolvidos aprendam as disciplinas escolares. Dessa forma, há impacto direto no aprendizado, de uma maneira construtiva e não imposta, já que ele não é imposto e sim construído com a turma.

Fonte: Rioeduca.net (adaptada)

Clique aqui para mais informações