Jorge Guimarães deixará presidência da Capes
30/11/2010

Após seis anos no cargo, presidente da agência assumirá a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

O atual presidente da Capes, Jorge Guimarães, será o novo secretário de C&T do Rio Grande do Sul, em substituição a Eduardo Macluf. O governador eleito Tarso Genro (PT-RS) anunciou parte da equipe que comporá o governo gaúcho na semana passada.

Em entrevista à rádio Guaíba, Guimarães destacou que hoje praticamente todos os avanços sociais passam pela C&T, e que é preciso explorar as vantagens comparativas do estado do Rio Grande do Sul.

Entre elas, o conjunto de instituições acadêmicas de "muito bom nível", que propiciam a formação de recursos humanos qualificados - os quais, na avaliação de Guimarães, são a essência dos avanços na área de C&T.

Guimarães também salientou a importância de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande do Sul (Faurgs) e a Federação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para a estruturação do sistema estadual de C&T.

"Acreditamos que será possível fazer um consórcio de instituições que vão nos levar a um patamar importante no desenvolvimento científico e tecnológico do estado", afirmou.

Doutor em Ciências Biológicas, Guimarães é professor titular da Universidade do Sul (UFRGS) e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A convite do então ministro da Educação, Tarso Genro, assumiu a presidência da Capes em 2004, cargo que ocupa até hoje. Foi também diretor científico do CNPq e foi Secretário Nacional de Políticas Estratégicas e de Desenvolvimento Científico do MCT.