Coordenadores de pós da área interdisciplinar debatem avaliação e estratégias futuras
30/11/2010

Começou nesta segunda-feira, 29, a 4ª Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área Interdisciplinar (ReCoPI) na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

O objetivo é permitir a ampliação do intercâmbio entre os diversos atores envolvidos no processo de avaliação de cursos de pós-graduação interdisciplinares, a troca de experiências e estabelecimento de estratégias para o futuro.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, disse que o crescimento da área mexe com a estrutura das outras áreas. "Recebemos com alegria as pessoas que fazem a Capes. Ter aqui a 4ª Recopi com os coordenadores desta área crescente e nova é uma satisfação." Guimarães ressaltou ainda que a posição (13º) no ranking internacional de produção científica não é sem razão. "Mas ainda somos poucos e precisamos formar mais gente com qualidade."

O presidente informou ainda que o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, que está em processo de elaboração, lançará a questão da interdisciplinaridade e questões que envolvem a pós-graduação, que não estão previstas no PNPG atual.

Já o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, afirmou que a área interdisciplinar é a que tem tido mais cursos protocolados nos últimos anos "e a tendência é que cresça ainda mais".

O coordenador da área Interdisciplinar, Arlindo Philippi Jr., falou da importância do encontro que aborda a questão interdisciplinar como fundamental para a produção do conhecimento e também para o aprimoramento da pós-graduação no país.

Entre os temas abordados no evento, que acontece até esta quarta-feira (1º de dezembro), estão "Interdisciplinaridade e Complexidade: desafios à produção e à aplicação de conhecimentos", "Conceitos Diretrizes e Resultados de Avaliação na CAInter", "Processo de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira", "Prática Interdisciplinar no Ensino e na Pesquisa de Pós-Graduação", "Desafios e perspectivas da Pós-Graduação brasileira nos contextos nacional e internacional: PNPG 2011-2020"e "Mestrado Profissional: impactos, desafios e perspectivas".
(Assessoria de Comunicação da Capes)