Programa LabCitoyen 2019 “Direito das mulheres: igualdade e cidadania - fase final da seleção ocorrerá em evento hoje dia 16 de abril de 2019
01/02/2019

Atualização de 16/04/2019:

Hoje. dia 16 de abril, a partir das 18h30h, acontece a fase final da seleção para o programa LabCitoyen 2019, em evento aberto ao público, na BiblioMaison.

Nesta fase final, serão selecionadas duas jovens para ir à França com tudo pago e duas concorrentes são da UFRJ.

O Programa LabCitoyen chega à sua sétima edição com a temática “Direitos das mulheres: igualdade e cidadania”. Todos os anos, 50 jovens do mundo todo são convidados a debater coletivamente grandes temas ligados aos direitos humanos em Paris.

Durante uma semana, de 30 de junho a 7 de julho de 2019, o grupo participará de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês para discutir questões como igualdade, discriminação e violência contra as mulheres, passando por estruturas de poder e de dominação presentes na sociedade. Serão abordadas as seguintes temáticas:

- Mulheres, participação política e cidadania

- Igualdade profissional

- Acesso à educação

- Luta contra o assédio e as violências

- Religião e direito das mulheres

No evento, serão escolhidas as duas candidatas que participarão do programa e dentre as concorrentes estão duas estudantes da UFRJ: Carolina de Farias e Thais Crespo.

O júri será composto pela consulesa do Canadá, Evelyne Coulombe; pela professora de letras da UFRJ, Heloísa Buarque de Hollanda; pela artista e gestora na área de cultura, Keyna Eleison; e pela diretora da associação Mawon, Mélanie Montinard. Um voto será decidido por uma comissão de dirigentes da Aliança Francesa e do Instituto Francês no Brasil, e último outro será dado pelo público.

A PR-2 parabeniza as concorrentes da UFRJ pela pré-seleção e está na torcida.

Fonte da notícia e do banner: Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro (adaptada)

Para mais informações e para saber mais das concorrentes da UFRJ, acessem : https://riodejaneiro.consulfrance.org/Programa-LabCitoyen-2019?fbclid=IwAR1wj7wFnRyS9miT0U8cY99TlC5zuc2MZ6KEJHoZXVuKk1FQCclHpuxft9I

-----------------------------------------------------------------------------------------

O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança francesa no Rio de Janeiro lançam a chamada para a candidatura da edição de 2019 do LabCitoyen, um programa dedicado às grandes temáticas dos Direitos Humanos. A cada ano são convidados à França em torno de cinquenta jovens cidadãos engajados, entre 20 e 26 anos de idade, para debaterem coletivamente em francês estas questões. Durante uma semana em Paris, os participantes francófonos, vindo de cinco continentes, discutirão juntos sobre este tema através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês. Haverá seleção de 2 jovens para irem à França (com todas as despesas pagas) para representar o Brasil nesses debates.

Fonte da notícia e do banner: Consulat général de France à Rio de Janeiro

Para mais informações, acessem http://institutfrancaisdubresil.com.br/evento/chamada-de-candidatura-programa-labcitoyen-2019-direito-das-mulheres-igualdade-e-cidadania

Notícia atualizada em 16/04/2019