Prêmio CAPES de Tese 2019 - Prêmio CAPES de Tese terá transmissão ao vivo
17/04/2019

Atualização de 12/12/2019

Prêmio CAPES de Tese terá transmissão ao vivo

A CAPES transmitirá ao vivo, a partir das 17h desta quinta-feira, 12, a 14ª edição do Prêmio CAPES de Tese, que acontecerá na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília.

A cerimônia tem a finalidade de premiar as melhores pesquisas de doutorado defendidas em 2018. Estão concorrendo aos prêmios 1.142 teses. Dessas, 49 serão laureadas, uma em cada área de avaliação. Outras 98 pesquisas participantes receberão menções honrosas. Os destaques da cerimônia são o Grande Prêmio e a Premiação Especial.

Os vencedores do Grande Prêmio são os que se destacaram entre todos os vencedores, nas três grandes áreas do conhecimento. Os nomes dos prêmios são uma homenagem a grandes cientistas brasileiros. Oscar Sala nomeia a categoria de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, Graziela Maciel Barroso empresta seu nome ao Grande prêmio de Ciências da Vida, e Josué de Castro é o patrono da grande área de Humanidades.

Os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna pagarão R$ 20 mil para cada vencedor dos três Grandes Prêmios, que receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição internacional por até 12 meses. O orientador de cada pesquisa receberá R$ 9 mil para participação em congresso internacional.

Já os prêmios especiais serão entregues em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC) – na área de Educação e Ensino – e a Comissão Fulbright – que premia a melhor tese que aborda a relação Brasil-Estados Unidos (EUA). A FCC pagará R$ 15 mil para cada vencedor e a Comissão Fulbright concederá uma bolsa de pós-doutorado nos EUA de US$ 16 mil para o ganhador da sua categoria.

Clique aqui para mais informações

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 28/11/2019

Comissão seleciona vencedor do Grande Prêmio CAPES de Tese 2019

Representantes da CAPES e dos Institutos Serrapilheira e Ayrton Senna se reuniram, no dia 27/11, para escolher o vencedor do Grande Prêmio CAPES de Tese 2019. O anúncio do escolhido será feito durante a cerimônia de premiação, em Brasília, no dia 12 de dezembro.

Clique aqui para mais informações

Atualização de 06/08/2019

Prêmio CAPES de Tese tem recorde de inscrições

A 14ª edição do Prêmio CAPES de Tese recebeu 1140 inscrições, em 2019, recorde histórico da premiação. As melhores teses de doutorado defendidas em 2018, selecionadas nas 49 áreas de avaliação, serão premiadas em dezembro, durante cerimônia em Brasília.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Confira nova notícia do site da CAPES sobre o Prêmio CAPES de Tese 2019: https://www.capes.gov.br/36-noticias/9759-premio-capes-de-tese-tem-recorde-de-inscricoes

Atualização de 08/05/2019

Confira nova notícia do site da CAPES sobre o Prêmio CAPES de Tese 2019: https://www.capes.gov.br/36-noticias/9475-inscricoes-para-o-premio-capes-de-tese-2019-vao-ate-31-de-maio<

Foi publicado , no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 6/2019, que trata sobre o Prêmio CAPES de Tese 2019. As inscrições estão abertas  e podem ser feitas pelo site http://pct.capes.gov.br/index.php/inscricao.

A 14ª edição da seleção vai premiar as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, selecionadas em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. Além do grande prêmio oferecido com os institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, há premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas.

Para a seleção, as comissões avaliadoras consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

Além dos autores das teses selecionadas, serão premiados também seus orientadores, coorientadores e o Programa de Pós-Graduação (PPG) no qual foi defendida.

A cerimônia do Prêmio CAPES de Tese 2019 está prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília.

Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui ou Clique aqui para mais informações

Notícia atulaizada em 06/08/2019