FAPERJ anuncia lançamentos dos editais Pós-Doutorado Nota 10 e TCT
24/05/2019

A Fundação anunciou o lançamento de novas edições dos programas Pós-Doutorado Nota 10 (PDR 10) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). Lançados regularmente ao longo dos últimos anos, nenhum dos dois trazem mudanças significativas.

Programa Pós-Doutorado Nota 10

Para incentivar os programas de pós-graduação stricto sensu sediados no estado do Rio de Janeiro, de conceitos 4, 5, 6 ou 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o edital prevê a concessão de bolsas a recém-doutores com destacado desempenho acadêmico, fomentando atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Para isso, o edital seleciona propostas que aumentem qualitativa e quantitativamente o desempenho científico e tecnológico do estado, contribuindo, assim, para a competitividade internacional da pesquisa brasileira. Visa também apoiar projetos que objetivem a formação de recursos humanos para ensino, pesquisa e inovação, em nível de pós-graduação stricto sensu, e estejam relacionados à inovação e ao incremento da cooperação científica com empresas.

Treinamento e Capacitação Técnica

O programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) 2019 tem por objetivo treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ, desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, visando à valorização da formação educacional obtida e inserção no mercado de trabalho. Para isso, serão concedidas bolsas, com duração de 12 meses, admitindo-se, no máximo, duas renovações por igual período.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para maiores informações