Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019 - UFRJ vence em duas categorias do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP
27/05/2019

Atualização de 06/12/2019:

Dentre os contemplados do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019, temos a Professora Maria Alice Zarur Coelho, que é ex-conselheira do CEPG, e que, dentre outros, é atualmente Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretora Adjunta de Pós-graduação e Pesquisa da Escola de Química, Pesquisadora CNPq ? 1C e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

A Professora Maria Alice Zarur Coelho recebeu, em parceria com a Petróbras, o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica na área de meio ambiente, com o título Tecnologias verdes para a reciclagem de polímeros da indústria do petróleo: transformando resíduos em matérias-primas de valor para a cadeia produtiva.

A PR-2 parabeniza a Professora Maria Alice Zarur Coelho e todos os contemplados da UFRJ pela referida premiação.

Fonte da notícia: Currículo Lattes CNPq (Adaptada)

Para mais informações, acessem https://ufrj.br/noticia/2019/12/04/ufrj-vence-em-duas-categorias-do-premio-de-inovacao-tecnologica-da-anp

Atualização de 05/12/2019:

UFRJ vence em duas categorias do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entregou, na última quinta-feira, 28/11, o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019. Distribuídos em cinco categorias, concorreram, ao todo, 147 resultados de projetos de mais de cinco empresas petrolíferas, 20 empresas brasileiras de tecnologia e 40 instituições credenciadas com diversas unidades laboratoriais. A UFRJ venceu em duas categorias, ambas inéditas: “Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS” e “Indústria 4.0”.

Na primeira categoria, o vencedor foi o projeto “Tecnologias verdes para a reciclagem de polímeros da indústria do petróleo: transformando resíduos em matérias-primas de valor para a cadeia produtiva”, organizado a partir de uma parceria entre o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), da UFRJ, e o Laboratório de Tecnologias Limpas (Lateclim), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo versa sobre o processo de despolimerização e a posterior reciclagem de embalagens e demais materiais a base de poli(tereftalato de etileno) ou, como mais conhecido pela sigla em inglês, PET — polímero ambientalmente amigável e aderente aos princípios de engenharia verde. Nas configurações desenvolvidas, a despolimerização é catalisada por enzimas, catalisadores químicos ou mesmo pela combinação destes — o que leva a uma conversão do polímero em monômeros.

Já na segunda categoria, foi contemplado o projeto “OtimRota – Ferramenta computacional para projeto conceitual e otimização de sistemas submarinos”. A concepção foi produzida pelo Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (LAMCSO), da UFRJ; o Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF), da Universidade de São Paulo (USP); e o Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico (Tecgraf), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Alinhado à inclusão da transformação digital nos projetos na área submarina, o OtimRota surge como uma ferramenta computacional para auxiliar o engenheiro na elaboração, avaliação e comparação de projetos conceituais otimizados de sistemas submarinos. A ferramenta gera automaticamente alternativas para a locação da plataforma e para a arquitetura e disposição espacial dos diversos tipos de equipamentos submarinos (árvores de natal, manifolds, unidades de tratamento de ar, entre outros).

Originalidade, relevância, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia foram os critérios utilizados na avaliação dos projetos. A produção científica e tecnológica foi usada, ainda, como critério de desempate.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Atualização de 08/07/2019:

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis comunica que o prazo para a realização das inscrições no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019 foi prorrogado.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P).

Fonte: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Clique aqui para mais informações

------------------------------------------------------------

As inscrições são gratuitas.

Fonte: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Clique aqui para acessar o edital completo e demais informações

Última atualização em 06/12/2019