Uma análise do Pisa: O que podemos aprender a partir do ponto de vista da compreensão dos alunos.
01/07/2019

Hoje, dia 01/07/2019 o Instituto Nutes recebe a pesquisadora francesa Florence Le Hebel, da universidade de Lyon, para apresentar um seminário sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) a partir da compreensão do ponto de vista dos alunos e alunas. Florence é pesquisadora na área de Ciência da Educação com foco em letramento científico, inquéritos de avaliações em grande escala como Pisa, dificuldades de aprendizagem dos alunos em ciências, compreensão e resolução de tarefas científicas de acordo com os níveis socioculturais dos alunos. O objetivo do programa é avaliar em que medida os alunos acima de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a plena participação na sociedade. Florence investiga as representações e estratégias de respostas que os alunos/as (com alto e baixo desempenho) desenvolvem enquanto resolvem as questões do PISA e quais as competências envolvidas quando efetivamente constroem suas respostas nessa avaliação.

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações