A ciência e o hábito de deixar tudo para a última hora
18/07/2019

O dicionário define o verbo procrastinar como a ação de deixar tarefas para mais tarde ou outro dia, como sinônimo de adiar, delongar, postergar. Por mais organizado e responsável que qualquer um de nós seja, esse termo fez (ou ainda faz) parte de nossas vidas. No dia a dia dos estudantes universitários, por exemplo, o fenômeno é recorrente: a procrastinação os acompanha como a própria sombra. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela Ballardin Geara, agarrou-se ao tema e foi atrás de embasamentos científicos para esse padrão de comportamento. O resultado está no estudo Consequências negativas da procrastinação acadêmica: construção de um instrumento e evidências de validade, sua dissertação de mestrado que corrobora as principais pesquisas internacionais e indica que 82% dos universitários entrevistados admitem procrastinar tarefas acadêmicas com alguma frequência.

Fonte da notícia e da foto: Site FINEP (Adaptada)

Clique aqui para mais informações