Nota da PR-2 sobre os cortes de bolsas do CNPq
16/08/2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ manifesta seu repúdio à suspensão da indicação de novos bolsistas do CNPq em diferentes categorias. Essa medida afeta todo o sistema de formação científica e tecnológica da maior Universidade Federal do País. Além de sopear a formação em andamento de alunos de pós-graduação que já haviam sido selecionados para os cursos de mestrado e doutorado. Esses cortes atingem diretamente a mais importante iniciativa de estímulo à vocação científica no mundo que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. O PIBIC promove a inserção de alunos de graduação, e mais recentemente alunos do ensino médio, em grupos de pesquisa contribuindo para a formação científica e promovendo os primeiros passos em pesquisa. A UFRJ perdeu 43 bolsas do PIBIC, além de 43 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e 49 do PIBIC-EM, que são as bolsas voltadas para a iniciação científica de estudantes no ensino médio. Caso os cortes de bolsas e no orçamento não sejam revertidos todo o sistema de formação de pesquisadores sofrerá um abalo objetivo em seu alcance e na confiança dos pesquisadores em formação no futuro da pesquisa e de um projeto de nação.