Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 26/08/2019 a 30/08/2019)
26/08/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
UFRJ pela Vida

Assim como outras instituições públicas, a UFRJ adere à campanha. No dia 10/9, o Setor de Humanização e Acolhimento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizará o evento UFRJ pela Vida, com quatro palestras diferentes sobre o assunto.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Para ler a notícia 'Hospital Escola São Francisco de Assis realiza debate sobre suicídio', publicada no site UFRJ, na íntegra, clique aqui 30/08/2019 (atualizada em 03/09/2019)
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: IHGB

Evento

Não há submissão de trabalhos 29/08/2019 (Atualizada em 03/09/2019)
Camp Serrapiheira 2019

Em sua segunda edição, o Camp Serrapilheira aborda a importância da qualidade narrativa e de formas experimentais para a divulgação científica. Ao mesmo tempo, vamos refletir sobre boas práticas de checagem de dados e sua importância para manter a precisão das informações na produção de conteúdo sobre ciência em um contexto de desinformação.

Data: 5 a 8 de setembro de 2019

Locais: Casa Firjan – R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro Estação NET Rio – R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 30/08/2019
Curso “Do texto ao hipertexto: preparando edições de Rui Barbosa e Machado de Assis”

Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, das 14h às 17h, o Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura (IRBaec) realiza o curso “Do texto ao hipertexto: preparando edições de Rui Barbosa e Machado de Assis”. Este curso contribui para a formação de editores de textos do século XIX, com os avanços tecnológicos do século XXI. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail irbaec@rb.gov.br ou pessoalmente em horário comercial.

Clique aqui para baixar o formulário cujo preenchimento e envio é necessário para a confirmação da inscrição

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito.É necessário para a confirmação da inscrição o preenchimento e envio do formulário ao lado 30/08/2019
SdP Summit 2019

O Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo) recebe, nos dias 4 e 5 de setembro, o SdP Summit 2019. Trata-se do maior evento de inovação aberta do estado. Realizado pela aceleradora de startups Sai do Papel (SdP), em sua 3° edição o Summit vai reunir em dois dias mais de 2000 participantes e cerca de 100 palestrantes para discutir inovação aberta no ecossistema do Rio de Janeiro. Este ano o Summit irá inovar e trará uma área com 50 mentores que darão mais de 200 horas de mentoria para startups em um dos maiores bootcamps de mentoria do Brasil.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Sem submissão de trabalhos 30/08/2019
UFRJ pela Vida

Assim como outras instituições públicas, a UFRJ adere à campanha. No dia 10/9, o Setor de Humanização e Acolhimento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizará o evento UFRJ pela Vida, com quatro palestras diferentes sobre o assunto.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 30/08/2019
Cigarro eletrônico será tema de seminário na PUC-Rio

Os cigarros eletrônicos, mesmo proibidos no Brasil, são uma febre entre os mais jovens. Junto com os produtos de tabaco aquecido, eles são classificados como Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs). Esses produtos serão o tema central do "II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?", que será realizado no dia 5 de setembro, das 14h às 20h, no Decanato do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio). A exemplo do evento de 2017, profissionais e pesquisadores irão avaliar os aspectos referentes aos DEFs, que estão sendo discutidos, mundialmente, com apelo para a redução de danos. Composição química, aspectos toxicológicos, médicos, psicológicos e legais envolvidos, redução de risco e biomarcadores, entre outros temas, estarão presentes no debate.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 30/08/2019
Seminário “Novos desafios metodológicos: humanidades digitais e análise da vida social na internet”

O Seminário aborda “Novos desafios metodológicos: humanidades digitais e análise da vida social na internet” com objetivo de refletir sobre os caminhos teórico-metodológicos para as pesquisas científicas em humanidades digitais nos campos das ciências da comunicação e informação. O encontro se propõe a investigar os fenômenos sociais que se passam no âmbito da internet, em suas relações e consequências para o ambiente offline, a partir dos aportes metodológicos como análise do discurso, semiologia/semiótica, etnografias digitais, netnografias, mineração de dados e Análises de Redes Sociais (ARS), além de abordar as novas tendências.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 29/08/2019
Museu Nacional Vive

Nos dias 31 de agosto (sábado) e 1º de setembro (domingo), das 10h às 16h, o Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o Sesc RJ, promove o Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. Ao todo, o público terá acesso a diferentes atividades interativas promovidas por pesquisadores do Museu Nacional e por colaboradores das unidades do Sesc no Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 29/08/2019
Startups fluminenses e suas inovações: casos de sucesso de financiamento

A Finep, em parceria com a Firjan e a AgeRio, realiza, na próxima quarta-feira, dia 4, o evento "Startups fluminenses e suas inovações: casos de sucesso de financiamento". O encontro está previsto para começar às 13h30, na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro).O objetivo é apresentar startups do Estado do Rio de Janeiro apoiadas por programas de fomento, mostrando o impacto das ações na trajetória de cada empresa. Além disso, serão discutidos os desafios inerentes à comercialização das inovações.

Fonte: Site Firjan (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 29/08/2019
Rizoma Verde

O projeto Rizoma Verde: Comunicação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental integra o grupo de pesquisa composto por alunos do Programa EICOS(Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) do Instituto de Psicologiae da graduação do curso de Comunicaçãod Escola de Comunicação daUFRJ. O Rizoma Verde tem um caráter interdisciplinar na interação dialógica entre os saberes da comunicação e da psicologia,especialmente nos processos mais particular na interface entre a comunicação,o marketing ambiental, a responsabilidades socioambiental e a psicossociologia à luz da temática de sustentabilidade, através do rebatimento dos processos de consumo.

Convidados : Pedro Telles(Sistema B), Isabel Cerchiaro (UFF), José Mauro (UERJ/FGV), Verônica da Silva (Gestora Ambiental)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 29/08/2019
Aula Inaugural do Programa de Pòs-graduação em NanoBiosSistemas.

Aula Inaugural a ser Proferida Pelo Excelentissimo Prof. Dr. Luiz Bevilacqua, Comendador da Ordem do Rio Branco, da Ordem Nacional do Mérito Científico e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

O Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas é fruto de uma iniciativa conjunta de importantes Instituições de ensino/pesquisa do estado do Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Caxias e Faculdade de Farmácia; UFRJ/Ministério da Educação); Fundação Oswaldo Cruz (Biomaguinhos; Fiocruz/Ministério da Saúde); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/Ministério da Economia) Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

O evento ocorrerá no dia 23/09 (Vinte e Três de Setembro) às 14 h no Auditório Central do Campus UFRJ – Caxias, situado à Rodovia Washington Luiz, Km 104,5 – Santa Cruz da Serra.

Fonte: Grupo de Biologia do Desenvolvimento e Sistemas Dinâmicos (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 28/08/2019
Conferências Banting

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a conferência:

Dra. Priscilla Christina Olsen – FF/UFRJ

CV: http://lattes.cnpq.br/6395639916936805

Título:"Zika virus-neutralizing antibodies"

Data: Quinta, 29 de agosto de 2019, 12h00.

Auditório Maria Tereza, Prédio da Faculdade de Farmácia, térreo.

Evento Não há submissão de trabalhos 28/08/2019
AGENDA ERGONOMIA UFRJ

CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS DE DESASTRES-Ricardo José Matos de Carvalho(GREPE/NUPED/PEP/DEP/UFRN)

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento

Não há submissão de trabalhos 28/08/2019
Workshop com Gamização sobre Mudanças Climáticas

Evento para conhecer e experimentar o simulador de políticas de mitigação de impactos climáticos produzido no MIT e usado no mundo todo por pesquisadores, órgãos governamentais e ONGs.

Utilizando o Simulador World Climate você terá a oportunidade de participar de uma sessão interativa, simulando a negociação de redução de emissões, similar às existentes nos encontros do COP.

Entenda como o controle de mudanças climáticas pode abrir muitas oportunidades de trabalho para pessoas e empresas.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 28/08/2019
Oficina de Compostagem

A compostagem é um processo de decomposição de matéria orgânica que pode ser entendida como o processo de reciclagem da matéria orgânica! É uma opção de tratamento descentralizado que estabiliza os substratos orgânicos, elimina patógenos, reduz a poluição em diversos aspectos diretos e indiretos e produz um material que pode ser usado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas: o composto orgânico. É um processo biológico de ecologia complexa que depende da ação de variados grupos de microorganismos, bem como de equilíbrio físico-químico do meio.

Data: 31/08/2019

Horário: 9h às 13h

Local: Sítio Arte da Terra (Vargem Grande-Rio de Janeiro)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 28/08/2019
X Seminário, Memória Documentação e Pesquisa

A décima edição desse ano contemplará a temática sobre a efeméride do centenário da Universidade e a trajetória do seu legado científico, tecnológico, cultural, político e artístico na história do Brasil Republicano.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Inscrições abertas apenas para ouvintes 27/08/2019
Exposição – VII Bienal da EBA

A DIVERSIDADE é o tema da VII Bienal dos estudantes da Escola de Belas Artes, exposição que conta com 47 obras entre vídeos, pinturas, esculturas, desenhos, colagens, fotografias, instalações e performance.

Abertura: 12 setembro às 16h

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/08/2019
Mobilitalks#2 convida CET-RIO

Fonte:Site Eventos UFRJ

O MobiliTalks é um ciclo de conversas que busca construir uma visão da mobilidade para o Rio de Janeiro. Acreditamos que para isso é importante aproximar o universo acadêmico de personalidades atuantes no setor de transportes. Queremos entender as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, a motivação por trás de seus trabalhos e como enxergam o futuro da mobilidade na metrópole.

Evento

Não há submissão de trabalhos 26/08/2019
GeoDia em Araruama e Saquarema

Fonte:Site Eventos UFRJ

GeoDia é o nome atribuído às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a consciência da população acerca da história do nosso planeta. Será emitido certificado para os participantes que solicitarem.

Evento Não há submissão de trabalhos 26/08/2019
Oficina de Corpo e Dança Raiz Mulher

Fonte:Site Eventos UFRJ

Uma oficina de acolhimento e celebração para mulheres que propõe a (re)descoberta das potencialidades de cada corpo em movimento. Inspirada nas obras de Clarissa P. Estès (autora de Mulheres que correm com os lobos e Ciranda das Mulheres Sábias)

Evento NÃO É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO PRÉVIO DE DANÇA. NÃO É NECESSÁRIO SE INSCREVER. É SÓ COMPARECER NO DIA E HORÁRIO DA OFICINA 26/08/2019
Ensaios de História Medieval: Temas que se renovam

O Programa de Estudos Medievais convida para a Roda de Conversa e Lançamento do Livro “Ensaios de História Medieval: Temas que se renovam” com a participação dos Prof. Dr. Paulo Duarte Silva (PEM-UFRJ), Profª Drª Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFG/UEG/PUC-GO) e Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Rainha (UERJ/UNESA).

Dia: 30/08/2019

Horário: 18h

Local: Instituto de História, sala 401. Largo de São Francisco, n.1 – Centro – Rio de Janeiro -RJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 26/08/2019

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Notícia atualizada em 03/09/2019