Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 23/09/2019 a 27/09/2019)
23/09/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Cerimônia de abertura da exposição "Os Primeiros Brasileiros"

Fonte do banner: Assessoria de Imprensa do Museu Nacional/UFRJ

Evento

Aberta ao público em geral, sem necessidade de confirmação de presença. Clique aqui para ler a notícia 'Museu Nacional apresenta exposição Os Primeiros Brasileiros', publicada no site da UFRJ Atualizada em 04/10/2019
Brics Film Festival

A Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza até o dia 9 de outubro o 4o Festival de Cinema do Brics. O evento, gratuito e com diversas atividades abertas ao público, ocorrerá entre os dias 23 de setembro e 9 de outubro , em diversos locais de Niterói, e conta com apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. As sessões estão programadas entre os dias 3 e 9 de outubro, no CineArte UFF e no Reserva Cultural e exibirão as produções cinematográficas dos cinco países do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Também no dia 9 de outubro, às 20h, ocorrerá a Cerimônia de Encerramento e Premiação dos vencedores da Mostra Contemporânea.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Inscrições para a 4ª Escola de Física Experimental da UFRJ

O Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF-UFRJ) recebe até dia 31 de outubro inscrições para a 4ª Escola de Física Experimental da UFRJ (EFEx-4) a ser realizada nos dia 3 a 7 de fevereiro de 2020. A Escola tem por objetivo despertar o interesse pela pesquisa experimental em Física e expandir o conhecimento dos alunos e tem como público alvo alunos de graduação (especialmente os que estão cursando os dois últimos anos) ou de pós-graduação (principalmente os alunos de mestrado) de cursos como Física, Física Médica, Nanotecnologia e Engenharias. As atividades propostas incluem realização de experimentos nos laboratórios de pesquisa do IF-UFRJ e palestras plenárias sobre temas atuais de física experimental. Existe a possibilidade de auxílio financeiro para os custos da estadia e transporte.

Dia: 3/10, 18h30 | Alerj (rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Sessão solene de entrega da Medalha Tiradentes à reitora da UFRJ

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, receberá, no dia 3/10, a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do Poder Legislativo fluminense, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). A entrega acontecerá, em sessão solene, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj, no Palácio Tiradentes. Toda a comunidade universitária está convidada para prestigiar o evento, cujo início está previsto para as 18h30.

Dia: 3/10, 18h30 | Alerj (rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Cefet/RJ recebe o ‘GenomicDay’

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, no dia 4 de outubro, mais uma edição do #GenomicDay. O evento acontece das 8h às 17h, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Promovida pelo Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela ciência em alunos do ensino médio a partir da divulgação de conceitos como DNA, genes e genomas e suas mais variadas aplicações. De forma lúdica e interativa, serão abordados temas como os limites do sequenciamento de nova geração, vacinas de DNA, genômica do câncer, relógio biológico de insetos, vírus e genoma humano. Alunos dos ensinos médio e superior que desenvolvem projetos nas áreas de genética, genômica e bioinformática poderão submeter resumos para apresentação de painéis pelo formulário disponível na internet, até o dia 29/09. Os resultados serão divulgados no dia 02/10.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Constelações insurgentes: fim do mundo e outros mundos possíveis

No dia 10 de outubro, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe Ailton Krenak e Suely Rolnik, dois dos mais influentes pensadores contemporâneos, para uma conversa sobre os perigos de nosso tempo e as possibilidades de resistir.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Lançamento do livro de Data Science da MJV

Em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Big Data, a MJV Technology & Innovation distribuirá o livro Design Driven Data Science. O evento de lançamento acontece no dia 10/10, de 19h às 22h, na livraria Argumento do Leblon, no Rio de Janeiro.

Além da distribuição do livro, haverá um bate-papo com os autores sobre o tema. A publicação estará, posteriormente, disponível para download no site da MJV. A ideia da instituição é disseminar o conhecimento sobre o Ciência de Dados entre profissionais de diferentes áreas. O conteúdo trata da Ciência de Dados, abordagem para consumir, tratar e visualizar dados para a tomada de decisões. Em tempos de LGPD, também traz um capítulo sobre Governança de Dados, mostrando os impactos da lei em questões como privacidade e segurança.

10 de outubro de 2019, de 19h às 22h | Livraria Argumento Leblon: Rua Dias Ferreira, 417 – Rio de Janeiro, RJ

Fonte: Site UFRJ (adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
Violência contra as mulheres e a mídia: desafios e oportunidades

No dia 30/09, o VI Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos/Nepp-DH/UFRJ tratará do tema na aula “Violência contra mulheres e a mídia: desafios e oportunidades”, que acontecerá às 17 horas, no Auditório do Nepp-DH, campus universitário da Praia Vermelha, na Urca. O evento é aberto a ouvintes até o limite da capacidade do auditório.

Palestrantes:

Ana Maria Leone de Jesus: assistente social, coordenadora da Unegro-Caxias e comunicadora popular.

Érika Carvalho: assistente social, doutoranda em Saúde Coletiva e coordenadora do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR)/Nepp-UFRJ.

Fonte: Site UFRJ (adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 27/09/2019
VII SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional

A SEMNA – Semana de Egiptologia do Museu Nacional é uma atividade promovida pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional – UFRJ.

Fonte da notícia e do banner: Site SESHAT LABORATÓRIO DE EGIPTOLOGIA DO MUSEU NACIONAL/UFRJ(Adaptada)

Evento

As inscrições estão abertas apenas para ouvintes. Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Evento de Egiptologia recebe recursos da CAPES' publicada no site da CAPES 26/09/2019
A escola vai à ópera apresenta: A nova roupa do Imperador

O projeto “A Escola Vai à Ópera” entra em sua 10ª edição trazendo a encenação de uma obra muito especial, composta sob encomenda deste projeto, ao compositor, cantor e pesquisador sueco Sven Kristersson, da Malmö Academy of Music.

Criado em 2008, o projeto tem por objetivo divulgar óperas com temática infantis, incentivando e inserindo crianças neste fabuloso mundo, de maneira lúdica e apropriada para esta faixa etária.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 26/09/2019
Seminário: Refugiados e Direitos Humanos na atualidade

Email para inscrição: refugiadoseventonepp@yahoo.com

Dias: 25 e 26/09/2019

Horário: 14h - 18h

Local: Auditório do NEPP-DH Av. Pasteur, 250 - Prédio Anexo do CFCH - 3º andar

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 26/09/2019
Sábado da Ciência – Vida: Há bilhões de anos se diversificando

o Espaço Ciência Viva (ECV) convida todos a se encantarem com o tema “Vida: Há bilhões de anos se diversificando”. Será um dia recheado de conversas, brincadeiras, jogos, perguntas e respostas sobre evolução, biodiversidade, paleontologia e sobre como pensamos todos esses assuntos que continuam sendo tão instigantes.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 26/09/2019
Roda cultural em homenagem às crianças

Companhia Folclórica do Rio-UFRJ anuncia a tradicional Roda Cultural, em edição especial que homenageia o dia das crianças. O evento contará com a participação especial de Negadeza, uma das principais referências do pandeiro nacional, que ministrará oficina de coco.

Dia: 27 de setembro de 2019 |

Oficina com Negadeza a partir de 15h | Local: Sala de Dança Helenita Sá Earp, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ 

Abertura de roda em frente ao Centro de Ciências da Saúde (entrada do Banco do Brasil) a partir de 15h 

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 26/09/2019
5ª edição DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental

Em 2019 o DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental chega à sua 5ª edição consecutiva carregando a bandeira da resistência cultural. Entre 26 e 28 de setembro o festival trará para a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro um vasto panorama da produção contemporânea de cinema experimental mundial, performances artísticas, workshops de realização cinematográfica e debates, com o intuito de promover a visibilidade e a desmistificação do segmento experimental junto ao público brasileiro. Todas as sessões do DOBRA são gratuitas. A abertura do DOBRA 2019 acontecerá no dia 25 de setembro no Galpão Ladeira das Artes, e contará com a exibição de um programa especial de curtas em 16mm do duo australiano Nanolab, convidado do festival, e de um programa de curtas extraídos da convocatória de inscrições.

Dias de exibição: 26 a 28 de setembro de 2019 | a partir de 16h | Local: Cinemateca do MAM | Av. Infante Dom Henrique, 85 | Parque do Flamengo | Rio de Janeiro-RJ

Abertura: 25 de setembro | a partir de 18h | Local: Galpão Ladeira das Artes | Rua Conselheiro Lampreia 225 | Cosme Velho | Rio de Janeiro-RJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 23/09/2019
Dia de Portas Abertas no DWIH

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo) realiza, no dia 1º de outubro, das 14h às 18h, seu tradicional Dia de Portas Abertas, quando receberá estudantes e pesquisadores brasileiros para apresentar oportunidades de estada, cooperação, fomento e bolsas de algumas das mais renomadas instituições alemãs. A Alemanha se tornou o país anfitrião, de língua materna não inglesa, mais importante do mundo para estudantes internacionais, de acordo com o último relatório Wissenschaft weltoffen 2019 do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). No ano passado, 1.288 brasileiros receberam apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e puderam realizar estudos ou pesquisa na Alemanha por meio de uma bolsa individual ou financiamento para projetos. Durante o evento, os interessados em estudar e pesquisar na Alemanha poderão obter informações sobre oportunidades de pesquisa, cooperação, fomento e bolsas, além de ficar a par sobre o perfil de algumas das instituições mais renomadas do país, incluindo universidades de excelência da Alemanha. Após a abertura do evento, representantes das mais renomadas instituições da Alemanha, cooperadoras do DWIH, apresentarão seus programas e ofertas de bolsas e fomento disponíveis, entre elas a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), Universidade Técnica de Munique (TUM), Freie Universität Berlin (FU Berlin), Universidade de Münster (WWU), Brasilien-Zentrum de Baden-Württemberg na Universidade de Tübingen, RWTW Aachen e Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) e Universidade de Potsdam (UP).

Após a apresentação das instituições alemãs, será inaugurada a exposição fotográfica "Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?”, promovida pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG). Estarão presentes o fotojornalista autor das imagens, André Pessoa, bem como o professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e ex-bolsista da Sociedade Max-Planck, André Strauss.

Dia de Portas Abertas: 3 de outubro, das 11h às 15h30.

Endereço: Rua Verbo Divino, 1.488, térreo, Chácara Santo Antônio, São Paulo. Próximo à estação da CPTM Granja Julieta, Linha 9 - Esmeralda.

Exposição fotográfica - Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?

Local: DWIH São Paulo (Rua Verbo Divino, 1.488, térreo, Chácara Santo Antônio, São Paulo).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não requer inscrição prévia. Não há submissão de trabalhos 23/09/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/