Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 29/10/2019 a 01/11/2019)
29/10/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
I Festa do Livro na UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e a Consequência Editora promove, do dia 4 a 7 de novembro, das 9h às 20h, no Campus do Gragoatá, em Niterói, a I Festa do Livro na UFF (Fluff). Aberta ao público, a Fluff reunirá cerca de 40 editoras e mais de 5.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento, vendidos com descontos a partir de 40% no preço de capa. Estarão presentes à festa literária outras importantes editoras, como Companhia das Letras, Zahar, Vozes, Editora 34, Alameda, Aleph, Andrea Jakobsson Estúdio, Autêntica, Bazar do Tempo, Boitempo, Dublinense, Editora Unesp e Editora Unicamp e Contraponto. Entre clássicos e novos lançamentos, a Eduff vai levar mais de 100 títulos de temáticas variadas para a festa, todos com 50% de desconto. Entre os best-sellers selecionados, estão o vencedor do Prêmio Jabuti 2015, Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988, de Pedro Henrique Campos, além dos lançamentos mais recentes da editora, como História do pensamento econômico; Niterói, terra de índio; Vida de escola etc. Uma seleção especial outlet oferecerá livros a partir de R$ 5 e o combo de cinco títulos por $15.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 01/11/2019
X SIPID - Seminário Internacional Patentes,Inovação e Desenvolvimento

Fonte do banner: ABIFINA

Evento

A inscrição é gratuita e aberta a todos. Fonte: ABIFINA(Adaptada) 01/11/2019
Gastronomia no Parque

Segunda-feira, 4 de novembro, é dia de Gastronomia no Parque com o empreendimento DNA Caseiro e, para adoçar sua tarde, o empreendimento Nem Parece Vegano no Gastronomia no Parque.

Fonte da notícia: Parque Tecnológico UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento recorrente. 01/11/2019
Palestra 'Como fazer pesquisa em bases bibliográficas' com a Profª Drª Márcia Cavalcanti

Fonte do banner: Programa de Estudos Medievais

Evento

O evento não demanda inscrição, basta comparecer. Fonte: PEM/UFRJ (Adaptada) 31/10/2019 (Atualizada em 01/11/2019)
1º Seminário de Business Agility IVIG/COPPE/UFRJ

O Objetivo deste Seminário é apresentar à comunidade acadêmica as ações de vanguardas, os movimentos, as aplicações e a imersão em Scrum e Agile que são executados no mercado privado e público.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento com submissão de trabalhos. Gratuito. 31/10/2019
2º Encontro Fluminense de Núcleos de Pesquisa de gênero, sexualidade e feminismo nas ciências sociais

O 2º Encontro Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos nas Ciências Sociais ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2019 no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento é uma inciativa de núcleos de pesquisas, vinculados a universidades e programas de pós-graduação com financiamento público no estado Rio de Janeiro que estudam gênero, sexualidade e feminismos nas ciências sociais.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 31/10/2019
Série Talentos UFRJ - O Amor, por Robert Schumann

Cintia Graton, mezzo-soprano e Fabrizio Claussen, barítono, apresentam na Série Talentos da UFRJ um concerto totalmente dedicado ao compositor Robert Schumann.

A extraordinária complexidade da obra de Schumann é um grande desafio tanto para seus intérpretes como para seus ouvintes. Neste recital os dois cantores interpretam dois ciclos do compositor, ambos escritos em 1840: Dichterliebe Op. 48, O Amor do Poeta e Frauenliebe und -leben Op. 42, Amor e Vida de uma Mulher. Com poesias de Heinrich Heine e Adelbert von Chamisso, respectivamente, as composições têm abordagens particulares sobre o amor. Enquanto no Dichterliebe, o poeta vive a angústia de um amor não correspondido, em Frauenliebe, as canções descrevem o curso do amor de uma mulher por seu homem no decorrer de sua vida. Orientados pela Profa. Dra. Veruschka Mainhard, os dois mestrandos apresentam neste recital parte da pesquisa que vem desenvolvendo no Mestrado Profissional – PROMUS na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os cantores serão acompanhados pelo pianista Silas Barbosa.

07 de Novembro | 19h | Espaço Guiomar Novaes, Rua Teotônio Regadas 26 - Rio de Janeiro

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento pago. 31/10/2019
II Simpósio Multiprofissional de Sensibilização para a Prematuridade

Tema central: “Integralidade do Cuidado Neonatal diante do Bebê Prematuro”

Inscrições pelo site: www.me.ufrj.br

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 31/10/2019
XX Jornada Discente PPGSA/UFRJ

Convidamos todas e todos para a XX Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), que ocorrerá entre 04 e 07 de novembro de 2019, no IFCS – Largo São Francisco de Paula, 1.

A Jornada Discente tem como finalidade favorecer o intercâmbio entre pós-graduandas e pós-graduandos, bem como oferecer um espaço onde os mesmos possam discutir seus trabalhos com docentes do PPGSA e de outras Instituições de ensino e pesquisa. Por isso, estimula-se que sejam inscritas tanto reflexões teóricas e empíricas de projetos em fase inicial, quanto resultados de pesquisas em andamento ou já realizada.

Na mesa de abertura teremos como tema os 80 anos do curso de Bacharelado em Ciências Sociais e os 10 anos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais na UFRJ, com as professoras Glaucia Villas Bôas e Elisa Reis para falar sobre o histórico do curso e o panorama atual das Ciências Sociais no Brasil. Entre os dias 05 e 07 de novembro, além das sessões dos GTs , teremos ainda a oficina de publicações acadêmicas e a roda de conversa “pensando juntxs: dilemas e desafios do trabalho acadêmico”.

04 a 07 de Novembro, às 10h | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS/UFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Estão abertas as inscrições para ouvintes. Gratuito. 31/10/2019
Sarau do Leopoldo

O Sarau do Leopoldo é um evento de extensão coordenado pela professora Beatriz Licursi, e tem o objetivo de despertar e estimular o estudo e a apreciação pelas artes de espetáculo, assim como incentivar o constante aprimoramento dos alunos proporcionando domínio de palco e controle emocional durante a performance artística em público. As apresentações públicas deste evento de extensão visam promover o compartilhamento de experiências culturais e o convívio social realizado no Salão Leopoldo Miguez, uma das salas de concerto da Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ), cujo nome é uma homenagem ao primeiro diretor da Escola, compositor do Hino da Proclamação da República. Na apresentação, serão dadas breves informações sobre a instituição e o compositor brasileiro homenageado pela EM/UFRJ.

06 de Novembro, às 14h | Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio, 98. Lapa - Rio de Janeiro

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 31/10/2019
Semana da Diversidade da UFRJ

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ coloca, mais uma vez, a inclusão no centro do debate acadêmico. A segunda edição da Semana da Diversidade traz para a Praia Vermelha uma série de atividades abertas ao público com temas como gênero, orientação sexual, maternidade, deficiência física e etnia. A Semana da Diversidade foi criada com o intuito de ser um ambiente onde discentes, técnicos, docentes, terceirizados e toda a comunidade possam discutir, de maneira protagonista, todas as formas de existir tanto na academia quanto no mundo, colaborando para o fortalecimento de laços e pontes para o respeito e a dignidade dos diversos grupos sociais. O evento trará minicursos, rodas de conversa, mesas de debate e exibições de filmes que discutirão racismo, identidade étnica, territorialidades, classismo, feminismo, pautas LGBT+, performatividades, temas indígenas, acessibilidade, entre outros.

04 a 08 de Novembro, às 10h | Campus da Praia Vermelha

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 31/10/2019
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho de 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina e reunirá pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema deste ano é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.

Fonte do banner:Programa de Estudos Medievais

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Há submissão de trabalhos.

30/10/2019
Universidade Santa Úrsula realizará um seminário sobre megaeventos

A Universidade Santa Úrsula (USU) vai realizar, no dia 5 de dezembro, o seminário “Esporte e Turismo: o Rio Pós Megaeventos”. O objetivo é atrair profissionais, alunos e pesquisadores de diversas áreas para discutir a importância e os impactos econômicos e sociais desse tipo de evento. O debate será realizado acontece no campus Botafogo e será aberto ao público.

Fonte:Site FAPERJ(Adaptada)

Evento

Aberto ao público. 30/10/2019
Seminários Internos do PPGCF - 30/10/2019 - Carla Mariah de Oliveira Fujimaki

Convite para o próximo seminário do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas:

Data: Quarta-feira, 30 de outubro de 2019, 14h00.

Título: "Investigação da presença de medicamentos como poluentes emergentes no rio Bengala (Nova Friburgo, RJ) e suas implicações para saúde."

Pós-graduando: Carla Mariah de Oliveira Fujimaki

Orientador(es): Ana Luisa Palhares de Miranda

Comissão de acompanhamento discente:

Prof. Dr. Plínio Cunha Sathler

Prof. Dr. Leandro Louback (UFRJ - Macaé)

Local: Sala Prof. Ronaldo Miranda de Carvalho, 2o andar do Prédio Levy Gomes Ferreira (Prédio da Faculdade de Farmácia).

Fonte da notícia: Secretaria PG - FF / UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

30/10/2019
Evento “Percursos e percalços duma pesquisa: dos monstros marinhos ao senhorio rural em Brandemburgo”

Fonte do banner:Programa de Estudos Medievais

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Atividade gratuita

30/10/2019
EBA promove primeira edição de evento sobre animação

A Escola de Belas Artes (EBA) realiza, entre 6 e 8/11, a primeira edição do Ebanimada, evento voltado para a produção de animações, quadrinhos e ilustrações. Organizada por professores e alunos, a atividade reunirá profissionais do mercado e da Universidade para discutir a arte sequencial por meio de palestras, debates, oficinas, mesas-redondas, masterclass, além da exibição de curtas-metragens promovida pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

A participação é gratuita.

30/10/2019
Primeiro Encontro Expressões & Vivências Viscerais

O objetivo deste evento é proporcionar integração dos diferentes grupos sociais na Universidade, ao mesmo tempo em que este encontro busca oferecer espaço para a promoção e valorização da atuação de afroempreendedores (que sejam discentes e também que não sejam) no mercado da moda, arte, educação e cultura. E ainda expressar o reconhecimento das vozes dos artistas e empreendedores negros periféricos como a formação de Quilombos culturais. Em consonância principalmente, mas não somente, com o item 2.3 das Diretrizes Gerais e Conceituais do presente edital que presa por “Fomentar a cidadania cultural que considera a capacidade de todo cidadão produzir cultura, como transformador de símbolos, estimulando a participação nas decisões políticas e no processo de gestão pública de cultura.”.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Apenas algumas categorias de inscrições estão abertas

30/10/2019
III Seminário do Portal de Periódicos da Capes

O III Seminário do Portal de Periódicos da Capes será realizado no dia 12/11, das 8h às 18h.

Cada mesa será composta por três palestrantes e, ao final das apresentações, o público poderá interagir com perguntas.

Fonte da notícia e do banner: CAPES (Adaptada)

Evento

A inscrição é gratuita.

Link para inscrição

clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES transmite o III Seminário do Portal de Periódicos' publicada no site da CAPES

clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES promove III Seminário do Portal de Periódicos' publicada no site da CAPES

29/10/2019 (atualizada em 14/11/2019)
Senac Rio realiza o 1° Colóquio do Núcleo de Estudos Cidades Inteligentes

Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac Rio de Janeiro convidam para o lançamento do Núcleo de Estudos Cidades Inteligentes (Neci). O evento, denominado 1° Colóquio Neci, será realizado na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, na Faculdade de Tecnologia Senac Rio, no auditório localizado no 7° andar, com início as 20h e término as 21h. Durante o evento, haverá a apresentação do projeto Neci, palestra com os idealizadores da Plataforma Autossustentável e debate com profissionais de Tecnologia da Informação sobre o tema Cidades Inteligentes.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Link para inscrições

29/10/2019
Conferências Banting - Dr. Marcel Frajblat - 5a Feira - 31/10/2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dr. Marcel Frajblat, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ

Lattes:

Título: "Modelagem animal e reprodutibilidade"

Data: Quinta, 31 de outubro de 2019, 12h00.

Local: Sala Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), 2o. andar.

Fonte: Secretaria Acadêmica de Pós-graduação Stricto Sensu/Faculdade de Farmácia/UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 29/10/2019
Diálogos da Inovação – O Impacto Social dos Dados

Em parceria com a Faperj, o evento debate as mais importantes temáticas dentro do âmbito da inovação no Brasil e no mundo.

Em novembro, vamos debater os dados no contexto de uma sociedade em transformação. Afinal, geramos e analisamos dados o tempo inteiro, voluntária e involuntariamente. Qual é o real impacto social desses dados?

Lançamento da pesquisa Perfil de Inovação da Indústria Fluminense da Firjan, por Joana Siqueira.

Fonte: Firjan (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 29/10/2019
Está acontecendo o Futurecom 2019

Em sua 21° edição, o evento mistura exposições de soluções digitais, uma conferência internacional e um centro de networking. Além disso, também conta com 12 auditórios, dedicados a apresentação de cases, workshops, palestras e debates, com foco em soluções técnicas, comerciais e modelos de negócios. O Futurecom deste ano tem um novo propósito: agregar cada vez mais o público corporativo às transformações digitais. Para isso, foram criados seis eventos paralelos: o Future Tech, Future Cyber, Future Gov, Future Jud, Future Payments e o Future Congress.

Fonte:Site Finep(Adaptada)

Evento

A Finep é uma das participantes do Futurecom 2019 29/10/2019
50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+

objetivo é proporcionar reflexões sobre direitos e desafios da comunidade LGBTQI+, e de toda a sociedade, frente às concepções históricas e na contemporaneidade, através de uma perspectiva em favor dos Direitos Humanos. As atividades serão abertas a todos os públicos.

Fonte:Site Eventos UFRJ(Adaptada)

Evento

Evento Gratuito 29/10/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/