Debate 'Brasil manchado de óleo'
05/11/2019

Há mais de dois meses, diversas manchas de óleo vêm aparecendo nas praias do litoral nordestino. Até o momento, o rastro tóxico de petróleo cru já atingiu quase 300 localidades de 97 municípios em todos os nove estados do Nordeste, contaminando os ecossistemas marinhos e costeiros, impactando significativamente a pesca e o turismo e com risco de afetar também a saúde humana.

Para discutir os aspectos desse desastre e as possibilidades de sua contenção, no dia 11 de novembro o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) promovem um debate do qual participarão Suzana Kahn, vice-diretora da COPPE; Luiz Landau, pesquisador vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) e coordenador dos estudos que detectaram a origem provável do vazamento; Rodrigo Leão de Moura, biólogo da UFRJ e coordenador da Rede Abrolhos; e Eliete Paraguassu, pescadora quilombola da Ilha da Maré (BA) que integra a Articulação Nacional das Pescadoras e o Movimento de Pescadores e Pescadoras. O debate será mediado por Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da COPPE.

O debate se integra às atividades do curso 'Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda", que vem sendo realizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), órgão vinculado ao FCC, ao longo deste semestre. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na Avenida Rui Barbosa, 762 às 17h30.

Fonte do banner: Facebook do FCC/UFRJ

Fonte da notícia: Facebook do FCC/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Clique aqui para acessar a notícia 'Cursos/Eventos selecionados pela PR-2'

Clique aqui para ler a notícia 'O que as manchas de óleo revelam sobre o Brasil atual?', que foi publicada no site da UFRJ

Clique aqui para ler a notícia 'Vazamento de óleo no Nordeste é tema de debate na UFRJ e de pesquisa na Uerj', que foi publicada no site da FAPERJ





Notícia atualizada em 14/11/2019