Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos cursos/eventos publicados na página da PR-2 do dia 25/11/2019 a 29/11/2019)
25/11/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
CAPES está transmitindo lançamento da 34ª edição da RBPG

Nos seus 15 anos de existência, a 34º edição da RBPG será lançada em formato digital e gratuita. Com uma média anual de 80 mil visitas ao site e por meio de seus indexadores, a RBPG pretende disseminar o conhecimento por meio da democratização do acesso aos estudos científicos multidisciplinares relativos à educação básica e superior, ciência e tecnologia, cooperação internacional e inovação.

Fonte: Site ESUD 2019 (Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Articulistas participam do lançamento da 34ª edição da RBPG' publicada no site da CAPES

Evento

28/11/2019 (Atualizada em 02/12/2019)
Exposição do projeto ilhas do Rio sobre Cagarras volta ao Rio

Muitos conhecem as ilhas avistadas da Praia de Ipanema ao longe, mas poucos já tiveram a chance de conhecer a rica biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), localizado a apenas cinco quilômetros de Ipanema. Pensando nisso, o Projeto Ilhas do Rio, criado pelo ONG Instituto Mar Adentro em 2011, vai realizar mais uma exposição interativa sobre o tema, que fica em cartaz de 25 de novembro a 1º de dezembro, no Teatro do Jardim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A exposição conta com 150 fotos, exemplares de seres marinhos, uma maquete 3D e o segundo documentário sobre as pesquisas realizadas na região será exibido diariamente às 16 horas. A grande novidade da exposição é um simulador da Marinha do Brasil, usado para o treinamento inicial de jovens estudantes da escola naval, que traça um percurso de navegação até o MoNa Cagarras. Durante a simulação, o piloto deve realizar algumas missões, como, navegar sobre um canal indicado na tela e recolher um "homem ao mar", por exemplo.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Sábado da Ciência celebra os 150 anos da Tabela Periódica

No próximo sábado, dia 30 de novembro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) promove o último evento do ano que comemora os 150 anos da Tabela Periódica. Em “Descobrindo os elementos: 150 anos da Tabela Periódica”, o visitante aprenderá mais sobre os elementos químicos e seu modelo de organização. Desenvolvida pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleev em 1869, a tabela contava com apenas 60 elementos na data de sua criação. Hoje, considerando também os elementos desenvolvidos em laboratório, ela possui mais de 100 elementos, sendo 118 no total. O dia de atividades contará com uma palestra do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Waldmir Araújo Neto, sobre todo o caminho percorrido até que se chegasse ao modelo de Mendeleev. Também estão confirmadas duas oficinas: “A Química das Estrelas” e “Matemática no Escuro”, que mostrarão, respectivamente, como é possível saber a composição química das estrelas e a utilização do sistema Braille no ensino da matemática.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Lançamento coletivo EDUNEB no MUSEU DE ARTE DA BAHIA

A Editora da Uneb realiza no dia 12 de dezembro de 2019, às 18:30, no MUSEU DE ARTE DA BAHIA, o lançamento coletivo de nove títulos. Os livros tratam de assuntos diferentes e representam a mais recente produção de pesquisadores nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Letras e Educação, incluindo quatro volumes de quatro séries diferentes da EDUNEB.

Fonte: Site UNEB (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Fundação realiza entrega de outorgas de quatro editais no Theatro Municipal

A FAPERJ fará a entrega dos termos de outorga de quatro editais durante a cerimônia de encerramento das ações realizadas no primeiro ano da nova gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que será realizada nesta sexta-feira, 29 de novembro, no Theatro Municipal, às 18h. No total, 232 pesquisadores serão contemplados nos seguintes editais: Programa de Apoio à Infraestrutura Laboratorial da FAETEC 2019, Edital de Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – 2019, Edital de Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec) e o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia CNPq/Capes/FAPERJ (INCT). No evento, também haverá a solenidade de entrega do “Prêmio SECTI 2019” com a participação do coral Altivoz da Uerj (formado por alunos, professores e funcionários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e apresentação dos alunos da Escola Favo de Mel, da Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec/Quintino, única escola pública no País dedicada exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, juntamente com a porta-bandeira Selminha Sorriso.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Gratuito. 29/11/2019
13ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI)

A 13ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) acontece nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, das 10h às 17h, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) sob organização da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). A entrada é gratuita. Este ano, 176 projetos foram selecionados e serão apresentados ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico), constituída por professores e pesquisadores durante o evento. Os trabalhos estão divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – os quatro últimos são voltados para estudantes do ensino médio e técnico. Além da exposição de trabalhos que poderão ser premiados em oito categorias, a feira também contará com oficinas e a mesa-redonda “Cultura científica, gênero, arte e ciência” na tarde do primeiro dia.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Uerj completa 69 anos e reabre o Teatro Noel Rosa

No dia 4 de dezembro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completa 69 anos e inicia as comemorações dos seus 70 anos. A cerimônia será realizada no Teatro Noel Rosa, a partir das 10h, e terá a participação da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro e do Coral Altivoz da Uerj. Na ocasião, haverá os lançamentos dos livros “Uerj 70 anos: 1950-2020”, “Boletim Rede Pró-Rio nº 1: desafios e possibilidades para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro” e o pré-lançamento do livro “Agenda 2030 na Uerj, Uerj na Agenda 2030”, além do lançamento do “Relatório de Gestão 2016-2019”.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
I Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos da Serra Fluminense

O I Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos da Serra Fluminense acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de novembro. O evento, que conta com apoio da FAPERJ, é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com instituições de ensino que atuam em Nova Friburgo como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e as universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida. O objetivo do evento é contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos. Ao fim do primeiro dia do encontro haverá uma sessão para apresentação de relatos de experiências e, para encerrar o evento, no dia seguinte, será elaborada de modo colaborativo uma carta aberta em favor dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no local.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Sábado da Ciência celebra os 150 anos da Tabela Periódica

No próximo sábado, dia 30 de novembro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) promove o último evento do ano que comemora os 150 anos da Tabela Periódica. Em “Descobrindo os elementos: 150 anos da Tabela Periódica”, o visitante aprenderá mais sobre os elementos químicos e seu modelo de organização. Desenvolvida pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleev em 1869, a tabela contava com apenas 60 elementos na data de sua criação. Hoje, considerando também os elementos desenvolvidos em laboratório, ela possui mais de 100 elementos, sendo 118 no total. O dia de atividades contará com uma palestra do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Waldmir Araújo Neto, sobre todo o caminho percorrido até que se chegasse ao modelo de Mendeleev. Também estão confirmadas duas oficinas: “A Química das Estrelas” e “Matemática no Escuro”, que mostrarão, respectivamente, como é possível saber a composição química das estrelas e a utilização do sistema Braille no ensino da matemática

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Palestra “As time goes by” – Francisco Louçã

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos convida o público para o evento As time goes by, com Francisco Louçã, que será realizado hoje, dia 29 de novembro (sexta-feira). O evento terá início às 15h.

A palestra, que irá se desenvolver a partir da questão “Estagnação ou longo período de baixo crescimento?”, contará, além de Louçã, com Mário Possas (IE/UFRJ) como debatedor, e Lavínia Barros de Castro (BNDES) como coordenadora da mesa.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Compartilhando Leituras: Roda de Conversa com os alunos trans da UFRJ

Encerrando o ano de 2019, o Projeto Compartilhando Leituras, em parceria com o Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, promoverá uma roda de conversa, compondo o conjunto de eventos que integram a nona curadoria do “Espaço JJ”: “50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+” com os primeiros estudantes de graduação Trans do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Guilherme Chagas e Clarice Nolasco irão falar sobre suas vivências, desafios e conquistas dentro da universidade. O evento acontecerá no dia 04 de Dezembro (quarta-feira), das 17h às 19h no Auditório Manoel Maurício, localizado no campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, Urca).

Compartilhando Leituras é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado pela professora Rejane Amorim e pela Técnica em Assuntos Educacionais Valdete Viana que possui sua equipe de execução composta por 7 estudantes.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 29/11/2019
Projeto: Universidade na Praça

CONHEÇA O TOCAOQUÊ
Desenvolvimento de um dispositivo multi sensorial interativo, o TOCAOQUÊ, para ativar a divulgação do conhecimento artístico e científico produzido na UFRJ.

A PRIMEIRA ETAPA
Apresentação de audiovisual de alto impacto, através da técnica de projeção mapeada sobre esfera.

Local: LAMCE/COPPE. | Parque Tecnológico UFRJ | Dias: 4 e 5 de dezembro | Horário: 14h às 17h

Uma criação conjunta PPGMC, PROMUS e LAMCE, Parque Tecnológico da UFRJ e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2).

Fonte da notícia e do banner: Escola de Música UFRJ (Adaptada)

Gratuito. 28/11/2019
CAPES está transmitindo lançamento da 34ª edição da RBPG

Nos seus 15 anos de existência, a 34º edição da RBPG será lançada em formato digital e gratuita. Com uma média anual de 80 mil visitas ao site e por meio de seus indexadores, a RBPG pretende disseminar o conhecimento por meio da democratização do acesso aos estudos científicos multidisciplinares relativos à educação básica e superior, ciência e tecnologia, cooperação internacional e inovação.

Fonte: Site ESUD 2019 (Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Articulistas participam do lançamento da 34ª edição da RBPG' publicada no site da CAPES

Evento

28/11/2019 (Atualizada em 02/12/2019)
Está acontecendo o XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD)que, em sua programação, tem o II Workshop de Inovação da CAPES

No XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), haverá participação de pesquisadores da UFRJ.

Fonte: Site ESUD 2019 (Adaptada)

Evento

O XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) será realizado, na cidade de Teresina/PI, no período de 26 a 29 de novembro de 2019, 28/11/2019
Ópera do Malandro na Escola de Música

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Esta semana é a última chance para quem não assistiu! 28/11/2019
Anomia / Lícius Bossolan – Pintura Figurativa Contemporânea

Nessa exposição individual o pintor Lícius Bossolan, professor de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, exibirá sua produção mais recente: a série de pinturas a óleo intitulada ANOMIA. Em trabalhos figurativos o artista estabelece uma nova abordagem da ‘atmosfera do silêncio’, inicialmente tratada por ele em ambientes urbanos e cotidianos. Bossolan trabalha a pintura da figura humana e pensa a pose utilizando-se do conceito ‘anomia’, estabelecido pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) e posteriormente lapidado pelo antropólogo francês Jean Duvignaud (1921-2007). Segundo tais autores, anomia é um estado de desregramento, de grande agitação e desequilíbrio vivenciado pelas sociedades em períodos de transformação e de reestruturação dos seus limites morais.

Pensando no momento atual, o artista dá vazão a essa poética através de retratos em que a teatralização do indivíduo traz à tona esse sentimento, muito conectado ao sistema socioeconômico contemporâneo.

Os trabalhos exibidos são fruto da pesquisa que Lícius Bossolan desenvolve na Universidade Federal do Rio de Janeiro junto a seu grupo de pesquisa, intitulado “O corpo como poética na pintura contemporânea”, cujo trabalho vem sendo exibido em diversos espaços culturais desde 2016.

Abertura no dia 04 de dezembro, quarta-feira, 19h

06 de dezembro, sexta-feira, 10h: palestra com o artista sobre poética e técnicas da pintura a óleo. Intermediação da profa. Dra. Martha Werneck (EBA-UFRJ)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 28/11/2019
Balcão Poético

Sem perder o foco da diversidade de talentos com suas multilinguagens e da busca pela construção de espaços culturais paralelos à arte contemporânea, o Sarau Balcão Poético, organizado pelo Coletivo CEU, proporcionará em sua edição especial de 5 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura, da UFRJ, uma verdadeira ‘caldeirada cultural’, com distintas expressões, como capoeira, vídeo, poesia, lançamento literário, varal de poesia visual, exposição de fanzines e stand de livros, música, teatro, performance.

O evento será aberto com uma “roda bate-papo de capoeira” com o Mestre Garrincha (Grupo Senzala); Exibição de vídeos gifs conceituais, de Marcus Neme; vídeo e música com o Djsapão do Fallet; A Poesia ecoará nas vozes dos poetas Lúcia Mattos, Mano Melo, Cícera Maria da Conceição, Edu Planchêz, Thiago Mathias, Dayse Nascimento ExpressartBrasile, Chicco Lacerda, Severino Honorato, Fabiano Barbosa, Edmilson Santini, Cláudio Leal Cacau, Dan Juan Nissan Cohen, Maria do Carmo Bomfim, Gisele Sant Ana Lemos, Joana Peres, Fábio Moreira, Ana Lago de Luz, Dei Ribas e Lúcio Celso;

Teatro/poesia “Memória de Fogo”, com Sady Bianchim e Marcela Giannini e “Passa na Praça que a Poesia te Abraça”, com Sérgio Alves, Rosa Ferreira e João Lula Pessoa; Na parte musical a participação é de Catatina Crystal Blues, Dida Nascimento, Jahir Soares, Coletivo Paraquedas, Humberto Assunção, Maurício Simões e Ednaldo Lima; Terá o Varal de Poesia Visual, de Tchello d’Barros; O lançamento do livro “Rotas e Rostos”, de Marcelo Mourão, com a presença do seu editor, o poeta e ator Jorge Ventura; além da exposição de fanzines e stand de livros.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 28/11/2019
SemanArte

A SemanARTE será do dias 02 à 06 de dezembro. Apresentações no hall do bloco A, durante a feirinha de Natal do CT.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Inscrições na sala 08 da Decania do CT. 28/11/2019
Tem Menina no Circuito

Projeto do Instituto de Física da UFRJ. Oficinas, experimentos e muito bate-papo para aprender física brincando.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Vagas Limitidas. Senhas estarão disponíveis 20 minutos antes do evento 28/11/2019
Feira Gastronômica e Cultural do Parque Tecnológico da UFRJ

Nos dias de 3, 4 e 5 de dezembro, o Parque Tecnológico da UFRJ vai realizar sua décima Feira Gastronômica e Cultural. Nesta edição, além de empreendimentos oferecendo refeições, lanches, doces e artesanato, haverá também um karaokê onde o público poderá soltar a voz durante o happy hour, que acontecerá das 16h às 20h. Entre as variedades de sabores presentes na Feira estarão a culinária árabe, portuguesa, vegetariana e vegana. Todos os empreendimentos participantes são de alunos da UFRJ e de ex-alunos do curso de Gastronomia.

O evento contará ainda com a participação do projeto Dogs no Parque que irá promover uma campanha de adoção de animais na quinta-feira, 5 de dezembro, das 11h às 16h.

A Feira Gastronômica e Cultural acontece das 11h às 20h e é fruto de uma parceria entre o Parque Tecnológico e o curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 28/11/2019
I Encontro de Memória, Patrimônio e Acervos Universitários

O Grupo de Trabalho Acervos Culturais do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida a todos para participar do I Encontro Memória Patrimônio e Acervos Universitários, a ser realizado no dia 05 de dezembro de 2019, 9h à 13h, no Auditório Maria Thereza Loureiro Lima, no prédio da Faculdade de Farmácia, anexo ao prédio do CCS.

O evento conta com a palestra do Dr. Marcus Granato do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, sobre preservação de acervos de C&T em universidades, que tem o objetivo de motivar o engajamento da comunidade acadêmica, em prol da preservação de seus acervos culturais. Este encontro está aberto a todo publico interessado no assunto com inscrições gratuitas.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 28/11/2019
Painel sobre SUS e Financiamento da Atenção Primária

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 28/11/2019
Lançamento do livro Diálogos Suburbanos

Na próxima quinta (28/11), o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) sedia o lançamento do livro Diálogos Suburbanos: Identidades e Lugares na Construção da Cidade. Resultado de produção de coletiva, a obra marca o encerramento do projeto Diálogos Suburbanos.

A iniciativa reúne pesquisadores que têm se debruçado sobre a história urbana dos subúrbios cariocas, através de temas como os usos da moradia, os espaços de sociabilidade e a resistência cultural. Através de estudos, debates e reflexões, o objetivo é construir uma visão multidisciplinar da região conhecida como Zona Norte, com o objetivo de contrapor a lógica depreciativa que foi sendo incorporada à sociedade através da escassez de políticas públicas na área.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

27/11/2019
Exposição Ressurgindo das Cinzas

Ressurgindo das Cinzas

Abertura: 28 de novembro de 2019, às 16h30

Período da exposição: até 28 de fevereiro de 2020

Curadoria: Elizabeth Zucolotto

Fonte da notícia e do banner: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ (Adaptada)

Evento

26/11/2019
Conferências Banting - Dr. João Paulo Albuquerque Cavalcanti de Albuquerque - 5a Feira - 28/11/2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dr. João Paulo Albuquerque Cavalcanti de Albuquerque, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9310947535305224

Título: "Multitasking of hunger circuits in peripheral metabolism and feeding"

Data: Quinta, 28 de novembro de 2019, 12h00.

Local: Sala Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), 2o. andar.

Fonte: Faculdade de Farmácia/UFRJ (Adaptada)

Evento

26/11/2019
VII Simpósio de Pesquisa Sobre Migrações

O grupo de pesquisa Diaspotics coordenado pelo Prof. Dr. Mohammed ElHajji e vinculado ao PPGCOM (ECO) e ao EICOS (IP) convida a comunidade acadêmica e interessados para o VII Simpósio de Pesquisa Sobre Migrações que acontecerá entre os dias 27 a 29 de novembro (quarta-feira a sexta-feira) no Auditório Manoel Albuquerque/ CFCH no Campus Praia Vermelha da UFRJ (Av. Pasteur, 250 – Urca). O evento é gratuito e ocorrerá das 9h às 18h nos três dias (no primeiro dia de evento, a mesa de abertura está marcada para às 8h30). O simpósio tem como objetivo reunir as pesquisas e experiências a respeito da questão migratória. Na edição deste ano, serão 61 trabalhos apresentados por pesquisadores de diferentes partes do Brasil, mostrando a força e importância da temática para a comunidade acadêmica. A inscrição para ouvintes é aberta ao público (alunos ou não da UFRJ) e será feita em todos os dias do evento (em quaisquer horários). Os participantes receberão certificado com o número de horas equivalente.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 25/11/2019
Congresso Scientiarum Historia XII

Esta 12a. edição do Scientiarum Historia nos apresenta novidades: em uma versão mais leve, o congresso concentra o público em um só local. Durante os dois dias do evento, todas as atividades estarão sediadas no Auditório do Salão Nobre, e no amplo atrium a este contíguo, localizados na Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, CCMN/UFRJ. Em lugar das tradicionais apresentações curtas, em formato palco-platéia, as comunicações orais estarão se dando em situação de desconferência, na qual os autores conversam em pequenas rodas, sobre suas pesquisas e trocam diretamente com outros autores e participantes do evento em geral. O interessado pode conhecer mais sobre a dinâmica e os conceitos embarcados no Botequim Filosófico em tópico dedicado, aqui mesmo, neste site.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições abertas para ouvintes. 25/11/2019
Turismo, Patrimônio, Sustentabilidade e Desafios das Políticas Públicas

Nesta mesa-redonda interinstitucional, a profa. dra. Marta Irving do PPED/IE/UFRJ e do EICOS/IP/UFRJ e o prof. dr. Roberto Bartholo da LTDS/COPPE/UFRJ, estarão juntamente com Valeria Lima da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR) e Manuela Tambellini do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), debatendo os desafios para a gestão e políticas públicas estaduais relacionadas a turismo, patrimônio e sustentabilidade. O evento será aberto ao público, gratuito e será realizado na Casa da Ciência.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/11/2019
3º Workshop Criação de ABELHA SEM FERRÃO – Transferência da ISCA PET

O III Workshop será oferecido pelos doutorandos do IPPN/UFRJ Raiane dos Santos Lima e Leonardo Melo de Lima, com participação do técnico do ETU Luis Felipe Coutinho Corrêa Alves, do graduando de designer da PUC-Rio Jhonathan Christopher de Almeida Lima e do Professor Fernando Cotinguiba do IPPN/UFRJ. O II workshop focará nas principais etapas de transferência de uma colmeia de jataí na iscas para uma caixa INPA.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Certificado após o curso 25/11/2019
DAAD Rio realizará evento informativo sobre doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Rio de Janeiro (DAAD Rio) vai organizar, no dia 3 de dezembro, um evento informativo sobre doutorado na Alemanha. Serão apresentados os programas de bolsa do DAAD e, em particular, oportunidades na Freie Universität Berlin e na Technische Universität München, que são universidades representadas pelo escritório do DAAD no Brasil.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

25/11/2019
Fórum de Desenvolvimento da Baixada Fluminense

O Campus da UFRJ em Duque de Caxias está organizando um Fórum para discutir temas importantes para a região da Baixada Fluminense, para a Universidade e para toda a sociedade. A ideia é que este Fórum de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico seja um espaço permanente de discussão entre eles e da Universidade com empresas e a população, buscando maneiras de ampliar a interação deles. Assim sendo, o Campus da UFRJ em Duque de Caxias convida a todos para palestras e mesas redondas que acontecerão nos dias 02 e 03 de dezembro e informa que será um enorme prazer receber os interessados em seu Campus.

Para ver a programação e para mais informações:

https://forumdesenvolvimento.wixsite.com/forum2019

Fonte da notícia e do banner: Campus da UFRJ em Duque de Caxias (Adaptada)

Evento

Gratuito 25/11/2019
Evento na Fundação Casa de Rui Barbosa marca o aniversário de 40 anos do Lacre

A Fundação Casa de Rui Barbosa vai realizar na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, das 14h às 18h, um evento em homenagem aos 40 anos de criação do seu Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos Gráficos (Lacre), voltado à pesquisa, capacitação e preservação dos acervos da Casa. Para comemorar a data, será realizado um debate com pessoas que contribuíram para a criação da memória do espaço, como ex-servidores, professores, alunos, estagiários, bolsistas e colaboradores, que darão depoimentos sobre suas vivências no Lacre e o impacto em suas carreiras.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 25/11/2019
IX Encontro de Corais da Escola de Música da UFRJ

No próximo dia 26, terça-feira, a Série Música Sacra de Todos os Tempos realiza o IX Encontro de Corais na Escola de Música da UFRJ. O programa apresentará música coral no gênero clássico e popular pelo Coro de Corpo, Coral da ASA e o Coral da Escola de Música. O programa será variado, mas especialmente voltado à música brasileira. O Coro de Corpo apresentará um repertório especialmente voltado à percussão corporal, em arranjos de sua regente Nayana Torres.

O Coral da ASA trará em seu programa música que explora harmônicos vocais em arranjo de sua regente Claudia Alvarenga. O Coral da Escola de Música dedicou seu repertório ao canto dos povos indígenas, que serão apresentados em arranjos realizados por compositores, pesquisadores e arranjadores brasileiros sob a regência dos alunos do curso de Bacharelado em Regência Coral, orientados pela Profa. Valéria Matos. O IX Encontro de Corais na Escola de Música da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 25/11/2019
V Seminário de Preservação de Patrimônio Arqueológico

Para incentivar a discussão relacionada à preservação do patrimônio arqueológico, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai realizar, de 25 a 29 de novembro, o V Seminário de Preservação de Patrimônio Arqueológico. A iniciativa é direcionada a todos os públicos, em especial universitários das áreas afins, professores, arqueólogos e museólogos. Para isso, conta com conferências, debates, workshops, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos e pôsteres que enfatizam os desafios relacionados à promoção desse tipo de patrimônio cultural. O seminário acontecerá no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão do Mast

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Vagas limitadas 25/11/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/