06/12/2019

A Professora Claudia Moraes de Rezende, coordenadora do Laboratório de Análise de Aromas -LAROMA do Instituto de Química da UFRJ, e a Professora Lídia Moreira Lima , professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) - UFRJ, foram agraciadas com a medalha Walter Baptist Mors por suas elevadas contribuições para a química no Estado do Rio de Janeiro.

A premiação foi concedida pela Regional Rio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) durante o 17º Encontro Regional da entidade, realizado de 2 a 5 de dezembro, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Claudia Rezende, como é mais conhecida, é membro do CEPG, foi uma das responsáveis pela criação e implantação do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, cuja coordenação nacional está sob a tutela da UFRJ e coordenou o Ano Internacional da Química no Brasil em 2011, através da Sociedade Brasileira de Química. É pesquisadora nível 1 do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, e atua cientificamente na área de química de produtos naturais e dos alimentos, com foco na química do café, além de editora associada do Instituto Ciência Hoje e atuante na área de divulgação cientifica.

Já a Professora Lídia Moreira Lima é pesquisadora nível 2 do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Superintendente Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). É ainda coordenadora eleita do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal do ICB-UFRJ e trabalha no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio, ICB, UFRJ) em projetos de pesquisa na área de Química Medicinal, dentre outros.

A PR-2 parabeniza a Professora Claudia Moraes de Rezende e a Professora Lídia Moreira Lima pela conquista.

Fontes: Instituto de Química da UFRJ (Adaptada), Currículo Lattes CNPq (Adaptada) e site PUC-Rio (Adaptada)

Clique aqui para mais informações sobre o XVII Encontro Regional de Química da SBQ-Rio