Nota de pesar - Alba Zaluar
20/12/2019

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ bem como a PR-2/UFRJ tiveram ciência do falecimento de Alba Zaluar, nesta quinta-feira, 19/12. Alba foi referência nos campos da sociologia e antropologia urbana e da violência no Brasil, tendo publicado dezenas de artigos, capítulos e livros sobre os temas.

A pesquisadora concluiu a graduação em Ciências Sociais na UFRJ em 1965. Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, doutorou-se na mesma área, em 1984, pela Universidade de São Paulo (USP).

Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alba foi professora titular de Antropologia no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), unidade acadêmica que fundou, em 1997, e na qual coordenou o Núcleo de Pesquisa em Violências (Nupevi), com diversas pesquisas quantitativas e qualitativas no tema das violências doméstica, policial, urbana e vinculada ao tráfico de drogas.

Mesmo se aposentando em 2012, a cientista atuava como professora visitante no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj.

A Reitoria da UFRJ bem como a PR-2/UFRJ lamentam a perda da pesquisadora para a cena científica brasileira e presta condolências à família e aos amigos.

Fonte; Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra