A SBPC anunciou as vencedoras da 1ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” e a Professora Emérita da UFRJ, Alice Rangel de Paiva, foi premiada com Menção Honrosa na categoria “Mulheres Cientistas”
07/02/2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou as vencedoras da 1ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” e a Professora Emérita da UFRJ, Alice Rangel de Paiva, foi premiada com Menção Honrosa na categoria “Mulheres Cientistas”.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela UNESCO.

Lançado em 2019, o prêmio é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”.

Esta primeira edição homenageará a primeira categoria, dedicada às cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional.

A Professora Alice Rangel de Paiva Abreu destacou a importância da SBPC criar uma premiação dedicada a mulheres e meninas no País. “Estou extremamente feliz e honrada em saber que eu recebi essa homenagem. Muito contente também que a SBPC tenha instituído esse prêmio. É um tema cada vez mais reconhecido como vital para a ciência”, disse ao Jornal da Ciência.

A PR-2 parabeniza a Professora Alice Rangel de Paiva Abreu pela conquista.

Fonte: Site Ciência Mulher - Daniela Klebis – Jornal da Ciência (Adaptada)

Para mais informações, acessem http://www.cienciaemulher.org.br/sbpc-divulga-vencedoras-do-1o-premio-carolina-bori-ciencia-mulher/?fbclid=IwAR2IqLL0sPaX-qUTuWBE3fkM8A_iB3w-ELhytQBAgSh9vTT0XOePnCsN5ek

Observação: O 'Seminário "SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência" - Entrega do Prêmio Carolina Bori - Ciência & Mulher' será um evento gratuito e aberto a todos. Para se inscrever, acesse o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD6UfcIVuNIkWv_LLiPkstmPT7d4Us014YPtN4zM9UVAQDPg/viewform?vc=0&c=0&w=1&fbclid=IwAR3rzo3-aW7knEB_qbTJ2gyRQVqG-mTlEvmHu4WIqAnYliGYJ2uod3dWF8E Haverá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube ( https://www.youtube.com/user/canalsbpc). Fonte: Site FAPERJ (http://www.faperj.br/?id=3921.2.8, Adaptada)