Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados do dia 10/02/2020 a 14/02/2020)
10/02/2020

O evento "Minerva Assanhada" foi suspenso, Clique aqui para mais informações (Fonte: Site UFRJ (Adaptada)).

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2, inclusive nesse boletim de eventos UFRJ, podem ser ou terem já sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR=2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Inscrições abertas para o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África

Estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação. O evento acontecerá no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Faculdade de Educação, em duas etapas: a primeira será concentrada de 11 a 13 de março, com continuidade em sessões quinzenais até 23 de junho. O objetivo é analisar os processos de independência na América e África e as relações com os projetos de formação e instrução das populações.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

-------

14/02/2020
Seminário internacional sobre divulgação científica será realizado em março na Fiocruz

Seminário internacional sobre divulgação científica será realizado em março na Fiocruz A tenda do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será sede do seminário internacional "A ciência da divulgação científica IV", no dia 9 de março. A realização é do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, da especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, do Museu da Vida e da Casa de Oswaldo Cruz. Além disso, conta com apoio da FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.

14/02/2020
UFRJ recebe o desafio internacional Invent for the Planet 2020

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, estudantes de Engenharia de vários países participam do desafio internacional Invent for the Planet 2020 (Inventar para o Planeta), que nesta edição será realizado no campus da Ilha do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No evento, o Brasil será representado por alunos da Coppe – o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – e da Escola Politécnica, ambos da UFRJ, e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), sob a coordenação do professor da Coppe/Politécnica, Marcelo Savi, e do professor do Cefet/RJ, Pedro Pacheco. O Invent for the Planet busca encontrar propostas criativas dos jovens para solucionar problemas globais. No início desta semana, os organizadores divulgaram os temas sobre os quais os alunos vão se debruçar para desenvolver suas inovações. Liderado pela Texas A&M University dos Estados Unidos, o evento conta com a participação de universidades de vários países. Pelo Brasil, 70% dos inscritos são alunos da graduação, e 17% cursam mestrado e 13% doutorado em diversas áreas da Engenharia, como Química, Materiais, Civil, Sistemas e Computação Elétrica/Eletrônica, Controle e Automatização, Produção e Mecânica

Fonte: Site FAPERJ ((Adaptada)

Mais informações

-------

14/02/2020
Inscrições para o Zebra20

Curso de Criação, Manejo e Procedimentos Experimentais de Zebrafish (Danio rerio). O curso está organizado em módulos teóricos e módulos práticos alternados, contemplando os principais aspectos que envolvem a utilização prática de zebrafish na ciência por estudantes e profissionais da área biológica (principalmente, mas não restrito, a Aquicultores, Biólogos, Biomédicos, Biotecnologistas, Farmacêuticos, Médicos Veterinários, Toxicologistas, Zootecnistas, etc.).

Oferecimento: Universidade Federal do Rio Grande. Local de realização: Campus Carreiros, Av. Itália, km 8, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Período de realização: 9 a 13 de março de 2020 das 8:00 às 18:00 (com intervalo de almoço e um coffee break por turno).

Inscrição como *cursistas: refere-se à realização do curso em si (40 h, módulos teóricos e práticos), com vagas limitadas.

Inscrição como *ouvinte: refere-se à participação da mesa redonda a ser realizada no dia 09 de março que contará com as apresentações dos professores Camila Martins (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) e Leonardo Barcellos (Universidade de Passo Fundo - UPF), com vagas ilimitadas.

Fonte da notícia e do banner: Universidade Federal do Rio Grande (Adaptada)

Evento

14/02/2020
Seminário Internacional Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas

O Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas” comemora os 25 anos de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Buscando refletir sobre o porvir das cidades e do urbanismo, o Seminário tem o intuito de propiciar a reflexão sobre as relações entre teoria e prática do Urbanismo no contexto contemporâneo. Pretende contribuir para as discussões conceituais e programáticas que vêm se desenvolvendo na área de Arquitetura e Urbanismo no país e no exterior, avançando na compreensão de temas e abordagens inovadoras para a cidade do século XXI. O Seminário se desenvolverá em torno de quatro temas: Cidade e Projeto; Cidade e Tempo; Cidade e Contexto; e Cidade e Futuro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

-------

14/02/2020
ST 30. Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média (que será realizado no XIX Encontro de História da Anpuh-Rio)

O PEM UFRJ e o PEM UERJ convidam para o "ST 30. Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média", que será realizado no XIX Encontro de História da Anpuh-Rio, dos dias 13 a 17 de julho de 2020, no Colégio Pedro II (Campus Realengo).

Coordenador(es):
Ana Paula Lopes Pereira (UERJ), Paulo Duarte Silva (UFRJ), Paulo Pachá (UFRJ)

Fonte banner e texto: Programa de Estudos Medievais/UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento

-------

10/02/2020
Seletivas Minerva eSports

Ao passar dos anos os chamados eSports ficam cada vez mais reconhecidos como uma plataforma ativa e lotada de fãs pelo mundo todo e, como todo semestre, a Minerva eSports, a equipe representativa de esportes eletrônicos da UFRJ, convida a participar deste cenário que vem abrangendo cada vez mais jogos.

Além de players, técnico e manager, estão abertasas inscrições para staff, também uma importante área para o funcionamento da equipe.
O importante é estar com matrícula ativa caso a vaga escolhida seja player, independente da graduação, mestrando ou doutorando.

Vagas abertas staff: Social Media, Editor de Vídeo, Designer, Eventos, Marketing, Comercial, RH, Staff Técnico (Analista, Técnico e Manager).
Modalidades abertas: LOL – Misto, LOL – Feminino, Rainbow Six Siege, FIFA, Clash Royale, Overwatch, CS – GO.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 10/02/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/