Disciplina''Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno'' será oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) no próximo semestre
11/02/2020

Atualização de 10/03/2020

A sessão inaugural do curso "Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno" terá a exibição do filme "Amazônia, o despertar da florestania", seguida de debate com os diretores Christiane Torloni e Miguel Przewodowski. 16/03, 17h30, Salão Pedro Calmon (Campus Praia Vermelha - Av. Pasteur, 250 - Urca)

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. O salão tem capacidade para 172 lugares sentados e está sujeito à lotação.

Confirme sua presença no evento: http://bit.ly/ExibicaoAmazonia

Fonte: Instagram FCC/UFRJ

-----------------------------------------------

"Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno" - CBA805

A disciplina "Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno" será oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) no próximo semestre a todos os programas de pós-graduação da UFRJ. Ela dará continuidade ao curso "Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda", realizado no segundo semestre de 2019. Como na primeira edição, alunos externos e demais interessados também são bem-vindos, já que os encontros são abertos ao público.

O curso, que é uma iniciativa do Programa Ciência e Sociedade do CBAE, abordará de forma interdisciplinar diversos aspectos da crise ambiental global, visando três objetivos principais: oferecer um conhecimento abrangente sobre a questão, integrar diferentes áreas de pesquisa da UFRJ relacionadas ao tema das mudanças climáticas e do Antropoceno e estabelecer as bases para uma agenda de ação social que possa guiar políticas de enfrentamento do problema.

A disciplina é coordenada pelos professores Tatiana Roque (PPGEM e PPGF/UFRJ e coordenadora do FCC), José Sergio Leite Lopes (PPGAS-MN/UFRJ e diretor do CBAE), Ana Luiza Coelho Neto (PPGG/UFRJ), Josué Medeiros (IFCS/UFRJ), Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ), Pedro Rochedo (COPPE/UFRJ) e Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ). Colaboram também os pesquisadores Leonardo Freitas (GEOHECO/UFRJ) e Alyne Costa (CBAE).

Orientações para inscrição na disciplina:

Código da disciplina: CBA805

Número da turma: 9591

Nome da disciplina no SIGA: MUD CLIMÁTICAS ANTROPOCENO

Coordenador no SIGA: Prof. Tatiana Roque

Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno

Horários: Segundas-feiras, 17h30 a 20h30.

Local: Sede do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)

Programa preliminar

16/03: Aula inaugural

23/03: Aula 2: Conceitos básicos: Mudanças climáticas, Antropoceno, panorama geral dos problemas e das soluções mais discutidas.

30/03 a 27/04: Módulo I - Amazônia, nosso futuro

04/05 a 25/05: Módulo II - Águas e ambientes costeiros

01/06 a 22/06: Módulo III - Perspectivas para as cidades

28/06: Debate de encerramento (última aula do curso)

Mais informações em www.cbae.ufrj.br ou através do e-mail cbae@forum.ufrj.br.

Fonte da notícia e do banner: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) (Adaptada)