Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados do dia 02/03/2020 a 06/03/2020 com suas respectivas atualizações)
02/03/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2, inclusive nesse boletim de eventos UFRJ, podem ser ou terem já sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR=2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Gastronomia no Parque ( Atividades do Gastronomia no Parque suspensas temporariamente)

O Parque Tecnológico da UFRJ informou que, em virtude das recomendações divulgadas pela Reitoria da UFRJ e da Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o Coronavirus, suspendeu o Gastronomia no Parque temporariamente.

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada)

Segunda-feira, 9 de março, é dia de Gastronomia no Parque com o empreendimento P28 Confraria e, para adoçar sua tarde, o empreendimento Transdoçura.Acompanhem o Instagram do projeto para os cardápios e mais novidades: https://www.instagram.com/gastronomianoparque/

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada)

Evento

----------

06/03/2020 (Atualizada em 16/03/2020)
Conferência: Caminhos e possibilidades de estudo do Estado na Baixa Idade Média (EVENTO ADIADO) Atenção! O Programa de Estudos Medievais informou que, devido à decisão da reitoria da UFRJ de suspender as aulas por 15 dias, a conferência "Caminhos e possibilidades de estudo do Estado na Baixa Idade Média", a ser ministrada pelo Prof. Dr. João Cerineu Leite de Carvalho - UNESA, foi ADIADA e que divulgará nova data, assim que possível. Fonte do informe: Programa de Estudos Medievais - PEM / UFRJ

Clique aqui para saber mais

Fonte do banner: Programa de Estudos Medievais - PEM / UFRJ

Evento

---

05/03/2020 (Atualizada em 13/03/2020)
Últimos dias para a submissão de papers no 40º Simpósio Internacional de Previsão

O evento será realizado em julho na PUC-Rio profissionais que trabalham com métodos de previsão nas áreas de Energia, Negócios e Finanças, Logística, Turismo, Tecnologia da Informação, Economia, entre outras, têm uma excelente oportunidade de apresentar seus resultados, artigos e pesquisas no 40º Simpósio Internacional de Previsão (International Symposium on Forecasting). O evento, organizado pela International Institute of Forecasters (IIF), acontece pela primeira vez no Brasil. Até o dia 16 de março, o comitê organizador — liderado pelos professores Fernando Cyrino e Reinaldo Castro Souza (Diretor do IIF), ambos do curso de Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio) — recebe os papers, que podem tratar de até 40 áreas diferentes. Em conjunto com o simpósio, será realizada a 3ª Escola de Verão em Previsão, que abordará Previsão de Energia Renovável - Teoria e Prática, tendo à frente o professor Henrik Madsen, da Universidade Técnica da Dinamarca. As inscrições são aceitas até 5 de abril.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

----------------------

13/03/2020
Aula Inaugural da Coppe (ATENÇÃO: Aula inaugural da Coppe com neurocientista Sidarta Ribeiro será apenas virtual)

Pela primeira vez, a aula inaugural e a tradicional recepção aos novos alunos da instituição serão promovidas no mesmo dia e apenas em modo virtual. Por determinação da Reitoria da UFRJ, em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid -19), os eventos serão transmitidos pela página da instituição no Facebook. Clique aqui para mais informações

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Sidarta Ribeiro, vai proferir a Aula Inaugural da Coppe/UFRJ, dia 13 de março, que marca o início do ano letivo de 2020. Pela primeira vez, a Aula Inaugural e a tradicional recepção aos novos alunos da instituição serão promovidas no mesmo dia. O evento será realizado, às 10 horas, no auditório da instituição, Centro de Tecnologia 2 (CT 2).

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Clique aqui para ler a nota publicada pela UFRJ sobre a aula inaugural na Coppe

05/03/2020 (Atualizada em 13/03/2020)
FAPERJ realizará workshop em parceria com a Valônia-Bruxelas Internacional

A Fundação vai realizar na próxima quarta-feira, 11 de março, o workshop “Pesquisa e cooperação acadêmica entre o estado do Rio de Janeiro e a Federação Valônia-Bruxelas: perspectivas e oportunidades de fomento”, na sede da Academia Brasileira de Ciências, às 13h30. Na ocasião, a FAPERJ e a Valônia-Bruxelas Internacional (WBI) vão firmar um memorando de entendimento para a realização de chamadas de cooperação conjunta, para apoio a projetos de pesquisa bilaterais. Haverá palestras sobre os projetos de pesquisa que já estão em andamento entre pesquisadores de ambos os países e sobre as oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica oferecidas pela WBI e pela FAPERJ. A Valônia-Bruxelas Internacional é uma autoridade pública encarregada das relações internacionais da Federação Valônia-Bruxelas e que, há anos, tem se dedicado oferecer bolsas de excelência pesquisadores estrangeiros em universidades de Valônia e Bruxelas. A ABC fica na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, no 3º andar – Centro.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link da inscrição

---

06/03/2020
Uezo realiza palestra sobre proteção de dados

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) realiza no dia 19 de março uma palestra para discutir os impactos para o usuário final – pessoa física e jurídica – da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020. A palestrante Andressa Grigório, consultora em tecnologia, irá orientar os participantes sobre a necessidade de proteger seus dados pessoais e a importância dessa proteção. A coordenação do evento é da professora Rosana Paz, pesquisadora do Laboratório Multidisciplinar de Estatística e Matemática Aplicada (Lema).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

----

06/03/2020
Instituto Politécnico da Uerj realiza seminário sobre materiais para aplicações sustentáveis

O Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), campus de Nova Friburgo, realiza, de 14 a 16 de abril, a 1ª edição do Seminário Regional de Integração Técnica e Científica em Materiais para Aplicações Sustentáveis. Embora o foco seja em materiais para aplicações sustentáveis, o objetivo é que todo o IPRJ participe e divulgue seus trabalhos e conhecimentos e gere um amplo brainstorm acadêmico e, se possível, parcerias. A programação inclui palestras, workshops, mesas redondas e mostra de trabalhos.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Há possibilidade de submissão de trabalhos

06/03/2020
Aula Inaugural do PPGDan UFRJ (ADIADA)

O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ e as Graduações em Dança do Departamento de Arte Corporal em pareceria com a Cie. Scalène de Grenoble (França) têm o prazer em convidar a todas e todos para a aula inaugural com os artistas Manuel Chabanis e Youtci Erdos, dia 12/03, às 18:20, no PECDAN.

A conversa com os artistas irá tratar de como se deu o processo criativo do espetáculo "Um pé depois do outro" (Un pied devant l'autre), que será apresentado em 4 cidades no Brasil em 2020. No Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15/3, no Teatro Cacilda Becker, integrando um projeto de cooperação com a coreógrafa Ivana Menna Barreto e colaboradores.

A Cie. Scalène, de dança contemporânea, dirigida por Manuel Chabanis e Youtci Erdos (Grenoble – França) atua intensamente através de espetáculos e performances em espaços cênicos convencionais e não-convencionais, como espaços externos, museus, galerias de exposição, dentre outros, e através de residências e oficinas de formação, em Grenoble e nos territórios da região Rhône-Alpes, assim como em outras cidades da França e da Europa.

Fonte: Programa de Pós-graduação em Dança PPGDan / UFRJ (Adaptada)

Evento

---

06/03/2020
Aula Inaugural do PPDH

Fonte: Programa de Pós-graduação em Dança PPGDan / UFRJ (Adaptada)

Evento

---

06/03/2020
Seminários do Programa de Oncobiologia

Pra inaugurar o ciclo de Seminários 2020 o coordenador do Programa de Oncobiologia, Prof. Robson Monteiro ( IBqM/UFRJ), irá dar as boas-vindas e apresentar a nova jornalista que está a frente do Núcleo de Divulgação do Programa.

Abrindo a programação do Seminário, a jornalista de Ciência Lúcia Beatriz Torres irá falar sobre a importância de engajar a comunidade científica do Programa, para que a divulgação das pesquisas seja feita de uma forma mais ágil e com um maior impacto na sociedade.

Em seguida, o pesquisador Vivaldo Moura Neto do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer irá apresentar a palestra “Desvios da Tumorigênese”.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

---

06/03/2020
Inauguração do prédio da Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho” será em 9 de março de 2020 A inauguração do prédio da Biblioteca de Obras Raras (BORA) "Fausto Castilho” acontece no dia 9 de março de 2020, às 14 horas, na Rua Sérgio Buarque de Holanda 441, no Campus da Unicamp. Trata-se de uma biblioteca pioneira, projetada e construída com recursos adequados para abrigar e proteger obras raras.

Fonte: UNICAMP (Adaptada)

Evento

Cerimônia será aberta ao público. Fonte da informação: Cerimonial-Gabinete do Reitor da Universidade Estadual de Campinas

Clique aqui para ler nota da FINEP sobre o evento

05/03/2020 (Atualizada em 06/03/2020)
Aula Inaugural do PPGEF

A aula Inaugural de 2020 do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) será proferida pela Prof.ª Dr.ª Sonia Vasconcelos, uma das mais respeitadas especialistas na área de integridade em pesquisa. Trata-se de debate imprescindível no âmbito da pós-graduação.

Fonte: Programa de Pós-graduação em Dança PPGDan / UFRJ (Adaptada)

Evento

---

05/03/2020
Conferência Littérature Et Psychanalyse terá participação de diversos professores e alunos da UFRJ

Professores e alunos da UFRJ dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Literatura e de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica - Flávia Trocoli (professora do PPGCL-UFRJ/CAPES-PrInt ), Renata Estrella (doutoranda do PPGCL-UFRJ/CAPES-PrInt&LEGS/Paris 8), Bruna Guaraná (doutoranda do PPGTP/UFRJ, CAPES/PDSE & Paris 8, associada à l’ICP/EBP) e Aline Bemfica (Doutora PPGTP/UFRJ, pós-doutoradanda UFRJ/FAPERJ) - estão envolvidos no evento como conferencistas e/ou estão no comitê científico e/ou estão no comitê organizador.

Fonte da notícia: Programas de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (Adaptada)

Fonte do banner: Facebook APEB Fr - Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França‎Littérature et psychanalyse

Evento

Professores e alunos da UFRJ dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Literatura e de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica - Flávia Trocoli (professora do PPGCL-UFRJ/CAPES-PrInt ), Renata Estrella (doutoranda do PPGCL-UFRJ/CAPES-PrInt&LEGS/Paris 8), Bruna Guaraná (doutoranda do PPGTP/UFRJ, CAPES/PDSE & Paris 8, associada à l’ICP/EBP) e Aline Bemfica (Doutora PPGTP/UFRJ, pós-doutoradanda UFRJ/FAPERJ) - estão envolvidos no evento como conferencistas e/ou estão no comitê científico e/ou estão no comitê organizador. Para mais informações, acessem https://www.facebook.com/events/865968250517532/

05/03/2020 (Atualizada em 06/03/2020)
Encontro Experiências e Memórias

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

---

05/03/2020
Lançamento do livro "Viver é tomar partido"

No livro Viver é tomar partido Anita Leocadia Prestes narra sua extraordinária trajetória de vida, militância e pensamento. Trata-se de um relato memorialístico em que momentos importantes da história mundial são mesclados à narrativa de suas vivências pessoais. Nessa obra, Anita registra as impressões dos episódios que marcaram sua vida, explorando acontecimentos pouco divulgados pelos meios de comunicação, na expectativa de que sejam experiências úteis para as novas gerações. Os onze capítulos que compõem o livro acompanham o percurso da filha de presos políticos nascida num campo de concentração da Alemanha nazista, sua libertação, a infância junto da avó, costurado sobre o pano de fundo da história do século XX. A ascensão e a queda do governo Vargas, os diversos fechamentos do PCB, a prisão de seus pais, a execução de sua mãe pelo governo Hitler, golpes e anistias são feitos tecido de uma vida de militância, que nunca hesitou em declarar seu caráter partidário, comunista.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

---

05/03/2020
I Curso de Agrofloresta no Campo de Luz

O curso terá uma carga horária de 16 horas de aulas teóricas e práticas certificadas pela TAL Permacultura. Serão abordados os temas: recuperação de áreas degradadas, plantio de água, manejo ecológico do solo, planejamento e implantação de SAFs, plantio sucessional e estratificação, plantas alimentícias não convencionais, compostagem e saneamento ecológico. Estaremos juntos discutindo e aprendendo com a natureza enquanto manejamos os sistemas.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

---

05/03/2020
Iº SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP

Preocupados com os desafios impostos por essa dimensão da comunicação, o Câmpus Avançado São Paulo – São Miguel (IFSP-SMP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRP), promove o I° SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, que acontece no dia 25 de março, a partir das 13 horas, nas instalações do Câmpus São Miguel. O evento tem como objetivo a capacitação de divulgadores científicos da comunidade acadêmica do IFSP e demais interessados.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Evento

---

05/03/2020
No lançamento do livro 'A arte queer do fracasso', o Professor da UFRJ Denilson Lopes, responsável pela apresentação da obra, conversará com o Jack Halberstam

No lançamento do livro 'A arte queer do fracasso', o Professor da UFRJ Denilson Lopes, responsável pela apresentação da obra, conversará com o Jack Halberstam.

Quando: 17 de março, às 19h

Onde: Books Livraria

Endereço: Condomínio do Edifício Coral – Praia de Botafogo, 316 – Lojas D e E – Botafogo, Rio de Janeiro

Fonte da notícia e do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evento

Entrada Gratuita

04/03/2020
Aula inaugural do Instituto Nutes com o professor Dr. Cristiano Mattos

No próximo dia 10 de março, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes/UFRJ, dá início ao ano letivo de 2020 com a Aula Inaugural “Do Nazismo às Estrelas: exemplo de relações do Estado com o Ensino de Ciências”, que será proferida pelo professor Dr. Cristiano de Mattos, do Instituto de Física da USP. O evento será realizado das 14h às 16h, no Salão Azul, do Instituto de Biologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O professor Cristiano de Mattos é docente do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP e coordena o grupo de Estudos em Ensino de Ciências e Complexidade (ECCo). A ênfase de sua pesquisa é no Ensino de Física, com base a Teoria da Atividade Sócio-Cultural-Histórica. Em seus estudos aborda temas relacionados à cognição situada e incorporada, os processos de ensino-aprendizagem de conceitos, modelos de interação dialógica, interdisciplinaridade, complexidade, atividades perturbativas e seus desenvolvimentos em práticas transformadoras em sala de aula.

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não é preciso fazer inscrição prévia para participar da Aula Inaugural. A atividade é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da comunidade acadêmica e ao público em geral. Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

02/03/2020
Vigésima quarta edição do Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica com o tema “Motivação para aprender: questões de pesquisa e práticas no contexto educativo”

No próximo dia 06 de março, o Programa de pós-graduação em Educação Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes (UFRJ), inicia a vigésima quarta edição do Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica. O primeiro encontro de 2020 terá como tema “Motivação para aprender: questões de pesquisa e práticas no contexto educativo”, que será ministrado pela professora Evely Boruchovitch, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da comunidade acadêmica e ao público em geral. Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

02/03/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/