Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados de 09/03/2020 a 13/03/2020 atualizados com informes que porventura chegarem ao conhecimento da PR-2 de adiamento/suspensão/cancelamento de cursos/eventos))
09/03/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
(CANELADO) outorga do título de doutor honoris causa kabengele munanga

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

11/03/2020
III Fórum "Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais" (ATENÇÃO: Evento adiado)

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e o comunicado do CRUESP referentes à epidemia de Covid-19, o Projeto Metricas.Edu informa que o encontro do III Fórum Metricas.edu não acontecerá no dia 18 de março, tendo sido remarcado para o dia 28 de julho de 2020 das 13h30 às 17h00 em São Paulo, na Cidade Universitária. Dessa forma, as atividades presenciais do curso serão realizadas nos dias:

– 28 de julho – III Fórum Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais
– 29 de julho – Jornada presencial I
– 30 de julho – Jornada presencial II

O acesso do curso a distância se inicia no dia 18 de março conforme programado. Cada participante inscrito receberá uma mensagem individual com as instruções de acesso à plataforma.

Será oferecida aos participantes a possibilidade de agendar encontros por telefone, skype ou zoom, com a coordenação do curso. Para manifestar seu interesse, pedimos encaminhar uma solicitação pelo e-mail metricas.edu@usp.br. Os encontros serão organizados para assegurar o pleno aproveitamento do curso.

Fonte: Projeto Métricas.edu (Adaptada)

O III Fórum "Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais" será realizado no próximo dia 18 de março, às 14:00 horas no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Fonte: Projeto Métricas.edu (Adaptada)

Evento

Aberto ao público mediante processo de inscrição

11/03/2020 (Atualizada em 17/03/2020)
Últimos dias para a submissão de papers no 40º Simpósio Internacional de Previsão, que será realizado em julho, na PUC-Rio

Profissionais que trabalham com métodos de previsão nas áreas de Energia, Negócios e Finanças, Logística, Turismo, Tecnologia da Informação, Economia, entre outras, têm uma excelente oportunidade de apresentar seus resultados, artigos e pesquisas no 40º Simpósio Internacional de Previsão (International Symposium on Forecasting). O evento, organizado pela International Institute of Forecasters (IIF), acontece pela primeira vez no Brasil. Até o dia 16 de março, o comitê organizador — liderado pelos professores Fernando Cyrino e Reinaldo Castro Souza (Diretor do IIF), ambos do curso de Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio) — recebe os papers, que podem tratar de até 40 áreas diferentes. Em conjunto com o simpósio, será realizada a 3ª Escola de Verão em Previsão, que abordará Previsão de Energia Renovável - Teoria e Prática, tendo à frente o professor Henrik Madsen, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

----

13/03/2020
Exposição “Forma e Verso” em exibição na Uenf

A biblioteca do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) apresenta a exposição “Forma e Verso”, do escritor Ronaldo Junior. As obras combinam artes visuais e literatura por meio de releituras de obras clássicas da pintura mundial, como Abaporu, de Tarsila do Amaral; Candangos, de Di Cavalcanti; Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol; e A persistência da memória, de Salvador Dalí. O visitante também pode conhecer as pinturas originais por meio de um QR Code disponível ao lado de cada quadro. No processo de confecção das obras, os textos são impressos em algodão cru por meio de uma impressora e levados a uma prensa térmica para secagem da tinta. Depois, o tecido é fixado em um chassi de madeira com grampos. Ronaldo Junior é bacharel em Direito, licenciando em Letras – Português e Literaturas, poeta, contista e cronista. É membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes, da Academia de Letras do Brasil (seção Campos) e de outras instituições.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

----

13/03/2020
UniRio divulga programação do Fórum de Psicanálise e Cinema deste semestre

A programação mensal do Fórum de Psicanálise e Cinema deste semestre já está disponível. O Fórum é uma parceria entre a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A exibição dos filmes ocorre sempre na última sexta de cada mês, às 18h, e é seguida pela análise do psicanalista Neilton Dias da Silva e da museóloga e professora da UniRio Ana Lúcia de Castro. Neste semestre serão exibidos os filmes: História de um Casamento, Hala, O Anjo Exterminador e, por último, Cadê Você, Bernadette. A sala de cinema está localizada no prédio da Reitoria da UniRio, na Urca, zona sul do Rio. Mais informações: forumpsicinema@gmail.com

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

----

13/03/2020
Cerimônia de Posse de Diretor e Vice-diretor da Faculdade de Medicina (ATENÇÃO: Evento adiado)

A pedido da Direção da Faculdade de Medicina, avisamos sobre o adiamento da solenidade de posse dos professores Alberto Schanaider e Izabel Calland Ricarte Beserra nos cargos de Diretor e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina.

A Reitora e o Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Denise Pires de Carvalho e Professor Carlos Frederico Leão Rocha, têm a honra de convidar V. S.ª para a cerimônia de posse, nos cargos de Diretor e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, do Professor Alberto Schanaider e da Professora Izabel Calland Ricarte Beserra, a realizar-se no dia 18 de março de 2020, quarta-feira, às 17 horas, no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ.

Endereço: Palácio Universitário (2º Andar) – Avenida Pasteur, 250 – Urca – Rio de Janeiro – RJ (Entrada pelo portão da Rua Lauro Muller) Vestes Talares para Congregação da Faculdade de Medicina

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

11/03/2020 (atualizada em 12/03/2020)
Geodia em Arraial do Cabo

Em 21/03, sábado, a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 7ª edição do evento, em comemoração antecipada ao Día Latinoamericano y Caribeño del Geoturismo (11/04), com visita a um importante geossítio: A atividade ocorrerá pela manhã, às 10:00, no caminho até o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, considerada uma região com algumas das praias mais bonitas do Brasil e da América do Sul.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

---

11/03/2020
II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação

As submissões de trabalho para o II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação foram prorrogadas .

O evento é promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e acontecerá nos dias 25 a 27 de maio deste ano, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorreguladora, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sócias, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

Fonte: CNPq (Adaptada)

Evento

---

11/03/2020
Palestra “Evolução das cobras avançadas (Alethonophidea): Novas perspectivas da paleontologia e ontogenia das formas atuais“

O Fórum PPGZoo marca sua volta nesse ano com a palestra “Evolução das cobras avançadas (Alethonophidea): Novas perspectivas da paleontologia e ontogenia das formas atuais“. Ela será ministrada pelo Dr. Augustín Scanfera (CONICET), no dia 18 de março, às 14:00. O local será a biblioteca do horto do Museu Nacional, próximo à saída do metrô, na Quinta da Boa Vista.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento gratuito e com certificado mediante a assinatura da lista de presença, passada no dia.

11/03/2020
Lançamento do Livro: Fundamentos da Macroeconomia

Lançamento do livro – Fundamentos da Macroeconomia, de autoria do coordenador do Curso de Pós Graduação em Comércio Exterior do Instituto de Economia da UFRJ, professor: Edson Peterli Guimarães.

Dia 16/03 a partir das 19h, na livraria da Travessa em Botafogo – Rio de Janeiro – RJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

11/03/2020
A sessão inaugural do curso "Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno" terá a exibição do filme "Amazônia, o despertar da florestania"

A sessão inaugural do curso "Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno" terá a exibição do filme "Amazônia, o despertar da florestania", seguida de debate com os diretores Christiane Torloni e Miguel Przewodowski. 16/03, 17h30, Salão Pedro Calmon (Campus Praia Vermelha - Av. Pasteur, 250 - Urca)

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição.

O salão tem capacidade para 172 lugares sentados e está sujeito à lotação.

Confirme sua presença no evento:

http://bit.ly/ExibicaoAmazonia

Fonte: Instagram FCC/UFRJ

Evento

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. 10/03/2020
Vacinação contra o sarampo na Cidade Universitária

O Centro de Vacinação de Adultos (CVA) realizará, em 12/3, vacinação contra o sarampo na sala C da decania do Centro de Tecnologia (CT). A iniciativa é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) – por meio do CVA e da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) –, o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e o CT.

Fonte da notícia: Site Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Evento

---------------- 10/03/2020
Trânsitos, Poéticas e Políticas do Corpo - Inscrições abertas

Fonte do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evento

---------------- 10/03/2020
Seminários Internacionais, PPGCC/UFRJ, Contabilidade e Sociedade (EVENTOS SUSPENSOS)

A FACC/UFRJ informa que estão temporariamente suspensas as Palestras do prof. Jim Haslam, que seriam ministradas no âmbito do projeto CAPES-PRINT do PPGCC/UFRJ no mês de março, em função de medidas preventivas ao corona vírus, adotadas tanto pela UFRJ (https://ufrj.br/sites/default/files/documentos/2020/03/diretrizes_covid.pdf) quanto pela Universidade de Sheffield (https://www.sheffield.ac.uk/coronavirus). O reagendamento das palestras será amplamente divulgado pela FACC/UFRJ quando apropriado.

Fonte do banner e das informações: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Evento

---------------- 10/03/2020
Escrita Acadêmica e Saúde Mental (EVENTOS SUSPENSOS)

Em virtude das recomendações e determinações divulgadas na quarta-feira, 11/3, pelo Grupo de Trabalho da UFRJ sobre o Novo Coronavírus, que definiu diretrizes internas de contingência, a Decania do CT informou que A PALESTRA E MINICURSO SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL ESTÃO SUSPENSOS e que estes eventos serão realizados logo que a situação estiver controlada. A Decania do CT pede que AGUARDE NOVA DATA. A Decania do CT seguirá as determinações frente à necessidade de envidar esforços para combater a pandemia junto ao corpo social de toda a UFRJ.

A Decania do Centro de Tecnologia, por meio da Coordenação de Integração Acadêmica, convida para a palestra "Escrita Acadêmica e Saúde Mental: o bloqueio da escrita e os limites da emancipação intelectual na universidade brasileira" a ser proferida por ROBSON CRUZ, psicólogo e professor da PUC Minas. Doutor em psicologia social pela UFMG, pesquisa o cotidiano da vida acadêmica e as diferentes formas de sofrimento emergentes neste contexto.

Data: 19 de março de 2020

Horário: 10 horas

Local: Auditório Horta Barbosa - Bloco A do Centro de Tecnologia -Campus do Fundão

A referida Decania aproveita para estender o convite para o dia 20 de março quando o palestrante ministrará o Minicurso Bloqueio da escrita acadêmica: caminhos para escrever com conforto e sentido, às 10h no Salão Nobre da Decania do CT.

Estes eventos marcarão o início das atividades do Clube da Escrita do CT, um ambiente para o debate e o exercício da escrita, aberto para quem quiser participar. São iniciativas realizadas pela da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ e representações discentes do Centro de Tecnologia.

Mensagem da Coordenação de Integração acadêmica do CT - Gabinete da Decania, sala 8. 3938-7289 - Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Bloco A, 2 andar - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonte da notícia e do banner: Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia(Adaptada)

Evento

Aberto para quem quiser participar

09/03/2020 (Atualizada em 10/03/2020)
Fiocruz divulga programação de março do programa VideoSaúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulga a programação de março do programa VideoSaúde, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Entre os temas a serem abordados nos vídeos, estão as fake news, a síndrome de Down e a saúde da mulher. A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz é um polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde, que tem a missão de compartilhar conhecimento. Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), atua na pesquisa, captação, catalogação, produção, fomento e distribuição de produtos audiovisuais, de forma a contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptado)

Evento

-------- 09/03/2020
Danças Urbanas - Aula Pública

Fonte: Programa de Pós-graduação em Dança PPGDan / UFRJ

Evento

-------- 09/03/2020
2020 Annual Lecture

É com grande satisfação que o convidamos para a 2020 Annual UFRJ COPRI Lecture organizada pelo UFRJ COPRI Student Chapter. O evento acontecerá no CT UFRJ, no dia 11 de março às 14h e é aberto ao público.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link de inscriçao

As inscrições serão limitadas devido a capacidade do auditório

09/03/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/