Coronavírus: UFRJ incentiva vacinação contra a influenza
23/03/2020

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ está incentivando a participação da comunidade interna na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontecerá de 23/3 a 22/5.

A partir de orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina trivalente utilizada na campanha de 2020 protegerá contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado (H1N1, H3N2 e influenza tipo B). Mesmo quem tomou a vacina em 2019 precisa ser vacinado neste ano.

A vacina estará disponível em 233 unidades de atenção primária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De 23/3 a 15/4, a imunização será exclusiva para idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde. A partir de 16/4, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas.

Já em 9/5, ocorrerá a terceira fase da campanha, no Dia D de mobilização nacional, quando diversos postos volantes estarão disponíveis, com ampliação dos grupos inseridos: crianças, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

É recomendada a apresentação da caderneta de vacinação, se disponível, para que o profissional de saúde verifique se há outras vacinas a serem colocadas em dia. Cabe destacar que a vacina não é indicada para pessoas com febre.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os esforços deverão ocorrer para reduzir as filas e evitar deslocamentos, garantindo que não haja aglomeração nas unidades de saúde, principalmente de idosos, um dos grupos mais vulneráveis às complicações da gripe e da COVID-19. Para diminuir o risco de contaminação, será disponibilizado aos idosos um drive-thru, das 10h às 16h, nos postos do Detran, de modo que a vacinação ocorra sem necessidade de sair do carro.

Para os maiores de 80 anos cadastrados nas Clínicas da Família, a vacinação será realizada em domicílio.

Vacine-se!

Postos do Detran (drive-thru)

Barra da Tijuca – Av. Ayrton Senna, 2.541

Campo Grande – Estrada do Mendanha, 1.672

Catete – Rua Machado de Assis, 80

Ilha do Governador, Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n

Tijuca, Haddock Lobo – Rua João Paulo I, 194

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)