Coronavírus: campanha recebe doações para hospitais da UFRJ
24/03/2020

Para agilizar e melhorar a capacidade de operação emergencial das nove unidades de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professores e técnicos da instituição lançaram uma campanha para angariar recursos financeiros ou donativos (máscaras, luvas e termômetros, por exemplo), que serão usados no tratamento dos pacientes que contraírem a COVID-19. Uma conta bancária foi aberta no Banco do Brasil e qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir com o Fundo Coppetec.

Para fiscalizar e definir as aplicações dos recursos financeiros, haverá um Comitê Gestor formado por diretores das unidades de saúde, além de representantes dos doadores (aqueles que tiverem interesse) e da Fundação Coppetec (www.coppetec.coppe.ufrj.br), fundação de direito privado credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e fiscalizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, entre outros órgãos de controle.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Coppetec, o professor Fernando Peregrino, é uma oportunidade de contribuição, principalmente, de quem faz parte da comunidade universitária, para que unidades de saúde tenham itens essenciais neste momento. Peregrino explicou que estarão disponíveis no site da Fundação relatórios atualizados com a aplicação dos recursos e as comprovações dos gastos (notas fiscais etc.). “O doador poderá integrar o Comitê Gestor ou ficar anônimo, bastando, porém, nos avisar sobre o que deseja fazer”, informou Peregrino.

As nove unidades de saúde da UFRJ são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Maternidade Escola (ME), Instituto de Ginecologia (IG), Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), Instituto de Psiquiatria (Ipub), Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

estejam em grupo de risco.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para acessar a notícia no site da UFRJ