'COVID-19 Comunicado Andifes – 03' redigido ontem em Brasília
26/03/2020

Reprodução do 'COVID-19 Comunicado Andifes – 03' redigido em Brasília ontem:

''A Andifes e o conjunto de universidades federais estão empenhadas em participar do esforço da sociedade brasileira e de todos os países para o enfrentamento da pandemia. São centenas de iniciativas com pesquisadores, técnicos e discentes envolvidos. Estamos em colaboração com inúmeras outras instituições públicas e privadas igualmente envolvidas. Os resultados virão do esforço de cada um, diante das suas possibilidades e pela maior coordenação possível. Estas ações estão sendo reportada às autoridades sanitárias, educacionais, de ciência e tecnologia e da economia. A sociedade brasileira reconhece e aplaude.

Como já avaliado anteriormente, o cenário continua dinâmico e se agravando. Portanto, o surgimento de novas demandas é constante e natural. A prioridade da Andifes e das universidades é salvaguardar saúde e vidas. Em um primeiro momento, medidas de contenção foram implementadas com êxito em todas as instituições. O aperfeiçoamento dessas medidas, simultaneamente aos esforços na busca de soluções técnicas, tem mobilizado nossas comunidades e parceiros.

No dia 24/03/2020, ocorreu mais uma reunião do Comitê Operativo de Emergência - COE/MEC. Apresentamos nossas ponderações a respeito das medidas implementadas ou em estudos. Os prazos e calendários administrativos e acadêmicos estabelecidos dentro e fora das universidades, antes da pandemia, devem ser devidamente reavaliados a luz da nova realidade. O empenho coletivo é no sentido de minimizar danos de todas as ordens e de preservar as estruturas e projetos existentes. Nosso compromisso é com a reposição e qualidade das atividades, sempre em sintonia com a autoridade sanitária. Os demais componentes do COE/MEC concordam com essa posição. A Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC renovou o compromisso de suportes orçamentários para as iniciativas de enfrentamento da COVID-19.

A Diretoria da Andifes, por meio virtual, está acompanhando, se reunindo e também interagindo com os diversos atores. Subordinação à ciência, coordenação das ações, respeito à autonomia, transparência nas informações e solidariedade continuam a balizar nossas orientações.''

Fonte: Andifes Secretária Administrativa (Adaptada)

Clique aqui para ver o comunicado em PDF