INCT-CPCT (que tem a UFRJ como uma das Instituições Integrantes), Fiocruz e CNPq lançam iniciativa de divulgação científica sobre o Covid-19
15/04/2020

COVID19 DivulgAção Científica produzirá vídeos e artigos sobre a doença para as redes sociais.

Um dos grandes desafios da atual pandemia de Covid-19 é levar informações confiáveis ao público sobre a doença e como preveni-la. Com esse objetivo, o projeto COVID19 DivulgAção Científica vai abrir canais de comunicação direta com a população para, por meio de vídeos e outros conteúdos publicados nas redes sociais, dar subsídios para que os cidadãos tomem decisões informadas, contribuindo para o controle da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz (COC), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "Com a pandemia, as pessoas têm uma necessidade muito grande de se informar sobre o vírus e a doença, mas, por outro lado, há uma enxurrada de informações muitas vezes contraditórias e fake news", diz Luisa Massarani, coordenadora do INCT- CPCT e responsável pela iniciativa.

Nesta etapa do projeto, duas linhas de vídeos serão lançadas. "A primeira pretende dar visibilidade ao que os cientistas brasileiros têm feito para combater a pandemia. Outra linha será dedicada a temas controversos e que têm gerado dúvidas, como o uso de máscara e a da cloroquina", explica Luisa Massarani. Segundo a pesquisadora, pelo menos dois vídeos devem ser publicados a cada semana.

"É nosso objetivo, também, valorizar a importância da ciência internacional e especialmente a brasileira no enfrentamento da pandemia. Por isso, criamos esta iniciativa, que visa oferecer informações confiáveis às pessoas, de forma que elas possam tomar decisões bem informadas", ressaltou a pesquisadora, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Também serão compartilhados links de notícias, artigos e outros materiais relevantes.

O conteúdo informativo pode ser acessado no Twitter (twitter.com/Covid_19DC), Instagram (instagram.com/covid_19dc), Facebook (facebook.com/coronavirusdc) e YouTube (youtube.com/channel/UCmHB5LSPew9zZWDVUozJ14g).

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações