Coronavírus: nota de apoio aos pesquisadores do estudo CloroCOVID-19
20/04/2020

O Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna público o apoio aos pesquisadores do estudo CloroCOVID-19, que investiga a segurança e eficácia de diferentes dosagens de cloroquina em pacientes com formas graves da doença.

O estudo, aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), é desenvolvido por pesquisadores de diferentes instituições e programas de pós-graduação em todo o país, de reconhecida relevância para as produções científicas nacional e internacional.

O GT considera inadmissíveis as ameaças e os ataques dirigidos às instituições e aos pesquisadores. Para o GT, são manifestações desprovidas de fundamentação científica e contrárias à produção de conhecimentos necessários às decisões que afetam a segurança e a vida dos pacientes.

Desde o início da pandemia, em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da grave ameaça à saúde pública representada pelo novo coronavírus, as instituições de ensino e pesquisa do país vêm se esforçando para buscar soluções cientificamente embasadas.

O GT da UFRJ reitera seu compromisso com a ciência e a divulgação de conhecimentos necessários à tomada de decisões, de forma segura e responsável, com vistas ao fortalecimento do SUS e à promoção da saúde da população brasileira.

20/4/2020

Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 da UFRJ