Assista Santos em imagens (PEM/UFRJ) - Episódio 9: Santa Luzia e seu culto através do tempo
02/06/2020

Atualização em 19/11/2020:

Episódio 9 da série "Santos em Imagens": Santa Luzia e seu culto através do tempo.

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Clique aqui para saber mais

Atualização em 13/11/2020:

Episódio 8: SÃO PEDRO GONÇALVES E A IGREJA DA SANTA CRUZ DOS MILITARES

Fonte do vídeo : Canal Youtube TV PEM UFRJ

Acesse youtube.com/TVPEMUFRJ

Atualização em 26/10/2020:

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Clique aqui para saber mais

Atualização em 02/09/2020:

Episódio 6 da série Santos em Imagens: Francisco de Assis redescoberto no século XIX será lançado no dia 04 de setembro de 2020 na TV PEM!

Acesse youtube.com/TVPEMUFRJ

Atualização em 19/08/2020:

Quer conhecer mais sobre as tradições hagiográficas - imagéticas e textuais - sobre Santa Luzia?

Assista ao episódio 5 da série "Santos em Imagens"!

A estréia será no dia 21 de agosto de 2020 na TV PEM!

Acesse: youtube.com/TVPEMUFRJ

Inscreva-se no canal, assista o episódio, curta e compartilhe!

Fonte da notícia: Facebook PEM/UFRJ (Adaptada) https://web.facebook.com/PemUfrj/photos/a.515829601815801/3372345876164145/?type=3&theater

Fonte da imagem: PEM/UFRJ

Atualização em 30/07/2020:

- Assistiu ao vídeo A Peste Negra e a veneração aos santos? Então responda ao Quiz no Stories do Instagram @pemufrj e verifique o que aprendeu!

Atualização em 27/07/2020:

Clique aqui para assistir o Episódio 'São Sebastião intercedendo pela peste'

Atualização em 13/07/2020:

Clique aqui para assistir o Episódio 'A Peste Negra e a veneração aos santos'

Atualização em 26/06/2020:

Clique aqui para assistir Episódio Santa Luzia e suas representações imagéticas

Atualização em 24/06/2020:

No dia 26 de junho, haverá o lançamento de mais um episódio da série "Santos em Imagens"

Acesse a TV PEM UFRJ no Youtube: youtube.com/TVPEMUFRJ

Assista o episódio, curta, inscreva-se no canal e compartilhe!

Clique aqui para mais informações

--------------------------------

Atualização em 08/06/2020:

Santos em Imagens, episódio “Legenda aurea”. A Legendae sanctorum, vulgo historia lombardica dicta, ou como é mais conhecida, Legenda aurea, é uma compilação composta por Vidas de santo e relatos sobre festividades cristãs. Produzida na região da Lombardia, na Península Itálica, ela foi organizada pelo frade dominicano — que viria a se tornar bispo de Gênova — Jacopo de Varazze durante a segunda metade do século XIII. Redigida em latim e em prosa, apresenta versões resumidas de diversos textos anteriores. Podemos encontrar em suas páginas relatos acerca de santos bastante conhecidos dos brasileiros, como São Sebastião, São Jorge, São Francisco de Assis, Santa Maria Madalena, dentre outros.

A Legenda aurea foi objeto de grande interesse desde o período medieval. As mais de mil cópias manuscritas que sobreviveram até os dias de hoje, em latim ou em traduções para as línguas vernáculas, como o alemão, o espanhol ou o italiano, atestam seu sucesso desde o medievo. Com a criação da imprensa, ampliou-se ainda mais a sua divulgação. Muitas dessas edições — manuscritas ou impressas — eram ilustradas com imagens de santos. No Brasil, uma tradução do texto para o português foi realizada pelos historiadores Hilário Franco Júnior e Néri de Barros Almeida. O texto também despertou a atenção de pesquisadores que abordaram as diversas facetas da compilação em livros, dissertações e teses produzidas no âmbito das universidades públicas brasileiras. Obrigado por assistir a esse episódio da série Santos em Imagens. Deixe seus comentários e siga as redes do Programa de Estudos Medievais da UFRJ.

Clique aqui para mais informações

------------------------------

Atualização em 05/06/2020:

O PEM/UFRJ apresenta a atividade Santos em imagens, vinculada ao projeto Os legendários abreviados mendicantes, a temática do martírio e a construção medieval da memória de santos venerados no Rio de Janeiro, que é desenvolvido junto ao Programa de Estudos Medievais do Instituto de História da UFRJ.

O projeto articula ensino, pesquisa e extensão, é coordenado pela professora Andréia Frazão e financiado pela Faperj, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

O principal objetivo da atividade é divulgar conhecimentos relacionados a imagens daqueles que foram socialmente reconhecidos como santos, produzidas em distintos períodos históricos, como suporte para a reflexão sobre a constituição e perpetuação de memórias de santidade e uso didático.

Assista aos episódios da série “Santos em Imagens” clicando em https://web.facebook.com/PemUfrj/videos/259560028465516/. O PEM/UFRJ (Programa de Estudos Medievais da UFRJ) sugere que deixe seus comentários e siga as suas redes

-------------------------------------------------------

Você sabe quem são os homens representados nessa pintura?

Seguindo a tradição, quais santos protegem contra a peste?

Você reconhece a santa representada nessa imagem?

Você já ouviu falar da Legenda aurea?

Assista "Santos em imagens" e descubra!

Em breve nas redes do PEM-UFRJ.

Fonte da notícia e das imagens: PEM/UFRJ