3ª Chamada Pública de Apoio à Ciência seleciona 23 jovens pesquisadores sendo dois deles da UFRJ
05/06/2020

O Serrapilheira anunciou os 23 jovens pesquisadores selecionados pela 3ª chamada pública de apoio à ciência e dentre os selecionados dois são da UFRJ. Os contemplados receberão até R$ 100 mil, cada, para investir em seus projetos nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Como parte da rede do instituto, eles também terão acesso a treinamentos, eventos de integração e iniciativas de colaboração, sempre pautados pelos valores da ciência aberta e diversidade na ciência. Com a 3ª chamada pública de ciência, o Serrapilheira procurou selecionar pesquisadores com perguntas ambiciosas que buscassem, sobretudo, compreender questões fundamentais da ciência, ainda que os projetos envolvessem estratégias de risco.

Os cientistas serão reavaliados após um ano. A partir daí, até três terão o apoio renovado e receberão até R$ 700 mil – com bônus de R$ 300 mil destinados à integração e formação de pessoas de grupos sub-representados na ciência – para investir em suas pesquisas por três anos.

Pesquisadores selecionados da UFRJ:

Ciências da vida

Frederico Henning

Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)

A evolução é previsível? Sobre as causas proximais da convergência evolutiva e suas relações com a origem da biodiversidade

Fabio Gomes

Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)

Efeito de malnutrição em vertebrados na competência vetorial de Aedes aegypti

A PR-2 parabeniza os pesquisadores selecionados da UFRJ pela conquista.

Fonte: Site Serrapilheira (Adaptada)

Fonte da imagem: Site Serrapilheira

Para mais informações e para acessar o resultado completo, acessem https://serrapilheira.org/3a-chamada-publica-de-apoio-a-ciencia-seleciona-23-jovens-pesquisadores/

Clique aqui para ler também a nota 'Serrapilheira anuncia apoio de R$ 2,3 milhões para jovens cientistas e incentiva podcasts sobre ciência' publicada no site FAPERJ que, dentre outros, aborda esse assunto.