CAPES esclarece situação das cooperações internacionais
17/07/2020

Alerta equipe PrInt/PR-2/UFRJ: segundo o Ofício CAPES nº 114/2020, o referido comunicado não se aplica ao Programa Capes-PrInt. Clique aqui para acessar o Ofício nº 114/2020-DRI/CAPES

As implementações das bolsas para o exterior foram adiadas, e não canceladas, para a readequação diante da pandemia e da realidade orçamentária

Devido à pandemia provocada pela COVID-19 e a elevação dos valores das moedas estrangeiras, a CAPES adiou todas as mobilidades internacionais previstas para este ano. As ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros.

Assim, a CAPES informa que as ações de implementação de bolsas de programas internacionais estão condicionadas ao retorno à normalidade das atividades das universidades de destino dos brasileiros. A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária.

Importante será destacar que não houve qualquer corte nas bolsas, mas sim uma readequação dos programas de mobilidade acadêmica internacional frente a grave situação vivenciada em escala global. Essa alteração se dá por diferentes razões, como a emergência sanitária internacional que gerou grande instabilidade nos calendários acadêmicos do mundo todo, o fato de universidades brasileiras e estrangeiras encontrarem-se fechadas, com as suas atividades suspensas ou canceladas, a variação cambial do dólar americano estimada para o cálculo da disponibilidade orçamentária e o câmbio recente, muito elevado, que impactaram diretamente as ações da CAPES, levando ao redimensionamento do quantitativo de bolsas possíveis de implementação e o fechamento das fronteiras internacionais.

Por fim, a CAPES tem mantido contato com as instituições envolvidas em suas cooperações internacionais e explica que as decisões tomadas ocorrem de comum acordo com cada uma delas. Para manter o público interessado informado de maneira segura e transparente, as comunicações e orientações são feitas diretamente, via e-mail, ou publicadas no portal, onde também se encontram disponíveis os resultados de todos os editais assim como a relação dos selecionados pelos Programas.

Fontes: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada) e equipe PrInt/PR-2/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações