Aluno desenvolve fechadura acionada com o pé
21/07/2020

Foto: Modelo de fechadura projetado pode auxiliar na acessibilidade e higiene em tempos de COVID-19. Divulgação.

A fechadura foi criada pelo estudante de Desenho Industrial Rafael Aguirré e funciona com o acionamento de um pedal por um dos pés.

Além da higiene, o estudante ainda viu a importância do produto para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência nos membros superiores: “Outro motivo é a falta de produtos direcionados às pessoas portadoras de deficiência nos membros superiores. Percebi que no mercado não há alternativas de puxadores e fechaduras que dispensem o uso das mãos ou dos braços e sejam direcionadas a esse público”.

“Após a pandemia, acho interessante que um produto como esse esteja disponível para o público em geral por motivos higiênicos, em especial nos estabelecimentos de saúde e sanitários públicos, e práticos, para pessoas pessoas com deficiência nos membros superiores e aquelas que precisem de uma alternativa ao uso das mãos para abrir portas, por estarem momentaneamente debilitadas ou com as mãos ocupadas”, concluiu Aguirré.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia:Site UFRJ (Adaptada)