Fartura na roça, aperto em casa: Famílias que trabalham na Feira Agroecológica da UFRJ enfrentam dificuldades para escoar a produção. Saiba como apoiar
21/07/2020

Foto: Registro de Neuza Benevides em seu sítio. Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

A agricultora Neuza Benevides, 64 anos, vive com filhos e netos no município de Guapimirim, a 76 quilômetros da capital fluminense. Certificada, é uma das produtoras que fornece alimentos para a Feira Agroecológica da UFRJ, realizada há dez anos na Cidade Universitária e tem enfrentado dificuldade para escoar sua produção uma vez que a Feira da UFRJ foi suspensa em meados de março, juntamente com as atividades presenciais em quase toda a Instituição.

Nesse contexto, 14 famílias dependem, direta ou indiretamente, da UFRJ. Pensando nessa responsabilidade, o projeto de extensão Comunidade Acadêmica que Dá Suporte à Agricultura (Casa), que desde 2016 atua como parceiro da Feira e associa consumidores a agricultores, escolheu não parar por completo. Tem como objetivo recolher fundos e oferecer à população do Rio de Janeiro alimentos produzidos de forma ecológica e vindos diretamente das famílias agricultoras. Para tanto, reúne produtores residentes em Magé, Guapimirim, Nova Iguaçu, Seropédica, Petrópolis, Tanguá e Rio de Janeiro.

A cada quinzena, o projeto presta contas do que arrecada e distribui. Luisa Pinheiro, estudante de Biologia e extensionista do Casa, explica como as doações têm sido importantes para as famílias. “A gente repassa esse dinheiro para elas, que ainda dividem com as pessoas que são próximas e que também estão nessa necessidade, também vivem da agricultura, do artesanato”.

Para Paula Brito, professora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc) e coordenadora do Casa, mobilização traz benefícios a todos. “Se colaboramos para a Neuza continuar na roça plantando, saímos todos ganhando. Ela, por trabalhar naquilo que ama, nós, por termos alimentos agroecológicos nas nossas mesas e cuidarmos da nossa saúde e do planeta”, afirma.

Mais informações sobre o projeto Casa

Para fazer uma doação voluntária às famílias agricultoras e artesãs, visite as páginas do Casa no Facebook ou no Instagram.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)