Projeto faz levantamento de materiais didáticos para disseminação científica
24/07/2020

Pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lança chamamento para grupos de pesquisa e organizações que possuem materiais didáticos de disseminação científica para compor o repositório do Programa Maré da Ciência. A iniciativa é coordenada pelo Prof. Ronaldo Christofoletti , do Instituto do Mar, da Unifesp, e faz parte de projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científicio e Tecnológico (CNPq) por meio da Chamada Universal.

O objetivo é a disponibilizar o material no repositório do Programa Maré de Ciência da UNIFESP, que será de acesso público e gratuito e promoverá a disseminação dos produtos para educadores de todo Brasil.

Em 08 de junho, o Maré de Ciência, com o apoio do CNPq, UNESCO e demais colaboradores, lançou um Desafio Nacional para as escolas com objetivo de promover o letramento científico e a cultura oceânica, associado ao desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular, e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 . "Por isso, este desafio abarca as diferentes áreas do conhecimento e busca trabalhar as relações dos diferentes ecossistemas a partir da discussão sobre o Oceano e o desenvolvimento sustentável", explica Christofoletti.

O pesquisador aponta que todos os materiais (jogos, cartilhas, podcasts, apresentações, músicas, infográficos e outros) produzidos nas diferentes áreas do conhecimento são bem-vindos. "O material passará por uma curadoria e disponibilizado de acordo com a sua categoria. Aqueles materiais que, aparentemente, não possuírem uma relação direta ao tema do Oceano poderão ser usados nas discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 ( https://nacoesunidas.org/tema/agenda2030/ ) e fortalecer a discussão a partir da transdisciplinaridade do tema", finaliza.

Clique aqui para mais informações

Para dúvidas e sugestões, entre em contato pelo e-mail oceanonaeducacao@maredeciencia.com.br

Fonte: Site CNPq (Adaptada)