Conhecer para combater
30/07/2020

Palestras e debates sobre a doença são destaque no Festival do Conhecimento | Foto: Raphael Pizzino (Coordcom/UFRJ)

O Festival do Conhecimento da UFRJ teve sua primeira edição entre os dias 14 e 24/7. Em pleno avanço da COVID-19, o evento de extensão foi permeado por mesas que abordaram o tema como questão central da nossa época, graças a ele muitas palestras, cursos e oficinas mostraram as ações que a Universidade vem desenvolvendo para auxiliar a comunidade universitária e toda a sociedade no combate ao novo coronavírus. “Nunca foi tão claro o papel da ciência no benefício da saúde da população”, enfatizou Roberto Medronho, que mediou a mesa “Lições do vírus: as universidades na linha de frente”, na qual cientistas apresentaram pesquisas realizadas em outras instituições públicas.

Entre os principais destaques no festival, estão a coleta, triagem e testagem dos envolvidos no enfrentamento, como profissionais de saúde e muitos professores, técnicos e alunos que estejam lidando no dia a dia com a doença. Amilcar Tanuri, professor da UFRJ e membro do GT, disse, durante a palestra “UFRJ na linha de frente no combate à COVID-19”, que apenas com os testes é possível traçar o cenário da pandemia e traçar as formas corretas de se lidar com ela.

Todo o conteúdo oferecido no Festival do Conhecimento – inclusive as palestras que tratam da COVID-19 e as apresentações – pode ser acessado de maneira gratuita no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)