Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 10/08/2020 a 14/08/2020)
10/08/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Open Science será o tema do webinário da ABC na próxima terça-feira

Fonte das imagens: Facebook ABC

Veja também a nota FAPERJ 'Open Science será o tema do webinário da ABC na próxima terça-feira' que fala sobre esse assunto em http://www.faperj.br/?id=4044.2.0 .

Link

--------------------------------

14/08/2020
Matrículas abertas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC

Estão abertas as matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que serão realizados na primeira semana de setembro. Devido ao sucesso da atividade e grande procura do público, a SBPC ofertará novamente na primeira semana de setembro alguns dos cursos que tiveram as inscrições esgotadas mais rapidamente no mês passado, para poder atender à demanda excedente de interessados, como “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”. Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 9 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. Mais informações: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA

Fonte: Site FAPERJ

Link

14/08/2020
III Webinar do GCUB “Estratégias para o desenvolvimento de pesquisa conjunta a distância”

Fonte do banner: Facebook Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Obs: Será emitido certificado de participação.

Para solicitar o certificado, envie um e-mail, após o término do Webinar, para: eventos@grupocoimbra.org.br

Fonte: GCUB (adaptada)

Link

--------------------------------

14/08/2020
Hacking.Rio Talks reunirá mais de 130 líderes globais

O Hacking.Rio, maior evento da América Latina que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, anunciou o Hacking.Rio Talks, evento de palestras que reunirá 130 palestrantes de 15 países e dos cinco continentes. Com o tema principal Humanicity, ele abordará assuntos como inovação, tecnologia, empreendedorismo, soluções geradas para combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 e o cenário atual da nova economia. O evento acontece nos dias 17 a 21 de agosto, das 14h às 21h, com inscrições gratuitas que podem ser realizadas pelo site do evento. Mais Informações: https://hackingrio.com

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------------------------

14/08/2020
Niterói do futuro e o Parque Tecnológico da UFF serão tema de debate nesta sexta

O programa “Luz Vermelha”, que vai ar toda sexta-feira, às 21h, no canal do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (Ineac), discute na próxima edição o projeto da Península da Inovação. Este é um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) voltado à criação de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), games, cine-vídeo-animação, inteligência artificial, música, fotografia e design e no setor de tecnologias urbanas. Para debater o tema, o jornalista Claudio Salles recebe o reitor da UFF, Antonio Nóbrega, o vice-prefeito da cidade, Axel Grael e o ex-diretor da Agência de Inovação da UFF e pesquisador do Ineac, Thiago Renault. Mais informações: https://www.youtube.com/ineac

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------------------------

14/08/2020
Casa Firjan oferece sessões virtuais de mindfulness gratuitas

Com o objetivo de ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais para lidar melhor com os desafios da nova economia, a Casa Firjan vem oferecendo sessões de mindfulness, técnica de meditação que favorece a atenção plena e a concentração pessoal. Guiadas por Rodrigo Siqueira, doutorando no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com formação em Mindfulness e Inteligência Emocional para empresas no Search Inside Yourself Leadership Institute, em San Francisco (EUA), as sessões são disponilizadas no YouTube às segundas-feiras, das 9h30 às 10h. Rodrigo possui estágio como PhD visiting student na Universidade da Califórnia (Berkeley), no Greater Good Science Center e é professor convidado de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e do Instituto Europeu de Design (IED) em disciplinas como Desenvolvimento Humano e Profissional e Liderança. Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=b5gVnQsQEGk

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------------------------

14/08/2020
Acessibilidade e tecnologias assistivas

Fonte do banner: Eventos/UFRJ

Link

-------------------- 14/08/2020
Ippur de portas abertas: roda de conversa com os professores

Fonte do banner: Eventos/UFRJ

Link

-------------------- 14/08/2020
Projeto "Ciência e Cultura, vamos brincar?"

A iniciativa divulgará conteúdos relacionados à Ciência, à Cultura e às Artes, à comunidade em geral. O projeto será veiculado no Canal do WASH, no YouTube.

Uma programação diferenciada, focada em aprendizados, divulgação e popularização da ciência e da cultura da infância, começará a ser veiculada a partir do sábado, dia 15 de agosto de 2020, às 19h, com o lançamento do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, no Canal do YouTube do Programa WASH.

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Link

-------------------- 14/08/2020
Bossa Criativa

No Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reúnem apresentações e capacitação, em diversas formas artísticas e de economia criativa. O projeto integra as iniciativas do Funarte de Toda Gente e seu foco é democratização da cultura, diversidade, e difusão de todas as artes, de modo inclusivo.

Link

Os shows são de livre acesso.

Clique no link para acompanhar a agenda.

14/08/2020
"Produções em tempo de isolamento: poetizar e registrar o inédito"

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Transmissão no canal do GAEP via Youtube

E-book

14/08/2020
"Geografia ambiental: novo olhar, nova narrativa?"

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Transmissão online via Youtube

14/08/2020
Curso de Filosofia na UFRJ discute efeitos da pandemia e doa parte das inscrições

O Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ), dará início a uma nova edição do curso Ética e Filosofia Política no Tempo do Agora, dando continuidade ao projeto Solidariedade em Cursos. Assim como na primeira edição, ocorrida entre junho e julho, que atraiu 300 alunos, o valor arrecadado com as inscrições será doado. Do total, 50% serão destinados ao projeto Maré de Sabores, das Redes da Maré, na comunidade homônima; 10% serão direcionados ao Fundo de Solidariedade e Apoio Mútuo do Centro Acadêmico dos alunos de Filosofia da UFRJ para auxiliar alunos mais vulneráveis, e o restante será utilizado para remunerar professores que estejam fora do mercado de trabalho.

Com início na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, e término em 19 de novembro, essa nova edição do curso é maior e tem novo formato. Composto de 27 aulas e três conferências, será dividido em sete módulos, dando a opção para quem não puder cursar o conteúdo completo se inscrever apenas nos módulos de interesse.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Legenda/fonte da imagem: Dividido em sete módulos, o curso é composto de 27 aulas e 3 conferências, com opção de matrícula integral ou por módulo/Site FAPERJ

Link

-------------------- 14/08/2020
"Recomeços: minha vida parou! E agora?"

Fonte da imagem: Escola Politécnica da UFRJ via Facebook

Link

Inscreva-se 13/08/2020
Pesquisa em divulgação científica é o tema do webseminário que a Fiocruz promove entre agosto e outubro, com transmissão ao vivo no Facebook da Casa de Oswaldo Cruz - COC | Fiocruz

A iniciativa, do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da instituição, integra a série ‘Conexão #emcasa’ e terá sua primeira edição em 17 de agosto, às 10h, com a participação da pesquisadora e professora Maria Ataíde Malcher, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que falará sobre “Recepção de temas de ciência: reflexões teórico-metodológicas”.

O evento prossegue no dia 24, quando Tatiane Leal discute o tema “Gênero e Divulgação Científica: (re)pensando metodologias de pesquisa”.

Na edição do dia 31/8, os pesquisadores Flávia Garcia de Carvalho e Marcelo Simão de Vasconcellos desenvolvem o tema “Produção simbólica em jogos digitais: análise de discursos de saúde, ciência e tecnologia”.

A programação de setembro e outubro será divulgada em breve pelo COC.

A série ‘Conexão #emCasa’ tem como objetivo promover palestras, debates e discussões on-line, diante da restrição a atividades presenciais impostas pela pandemia de Covid-19.

Fonte: Site Casa de Oswaldo Cruz - COC | Fiocruz (Adaptada)

Link

------------- 13/08/2020
Webinar Água e Saneamento: como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor

Na quinta-feira, 20 de agosto, instituições de peso no setor de água vão debater sobre como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor. O webinar já está com as inscrições abertas e é gratuito. O evento inicia às 10h30min e está sendo promovido por meio de uma parceria inédita entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Parque Tecnológico Itaipu - PTI Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Após as palestras, haverá uma mesa redonda sobre o tema do webinar com a participação de importantes lideranças de instituições ligadas aos setores de inovação, água e saneamento no Brasil.

Fonte: Site SEBRAE (Adaptada)

Inscrições

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube 13/08/2020
Homenagem à professora Franciane Conceição Peters

O Programa de Engenharia Civil/UFRJ convida para a Homenagem à professora Franciane Conceição Peters.

Será uma homenagem virtual, que acontecerá ao vivo, no dia 14/8 (sexta-feira) às 18h.

A transmissão será feita através do YouTube e o link será enviado no dia do evento.

O Programa de Engenharia Civil/UFRJ conta com a participação de todos.

Fonte da notícia: Facebook do Programa de Engenharia Civil (adaptada)

Fonte da imagem: Facebook Programa de Engenharia Civil

A professora Franciane Conceição Peters fez parte, durante um curto período de tempo, da equipe da PR-2/UFRJ.Para acessar a nota de pesar da PR-2/UFRJ pelo falecimento da Profª Franciane Conceição Peters, acesse http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3957.

Link

------------------------ 13/08/2020
Curso CaPtaNDo – Capacitação em Política Nacional sobre Drogas.

O curso tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e busca oferecer uma aprendizagem de qualidade e gratuita para diversas pessoas que atuam com assuntos relacionados à problemática das drogas.

Fonte: SENAD (Adaptada)

Link

----------------------- 13/08/2020
MAST realizou a XXV Jornada de Iniciação Científica

Para visualizar o Caderno de Resumos da XXV Jornada PIBIC, basta acessar o link http://www.mast.br/images/noticias/2020/agosto/caderno-de-resumos-pibic-2020.pdf

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Link

----------------------- 13/08/2020
Acontece agora o evento 'Pós-Doc PACC na Pandemia'

Fonte da imagem: site Eventos UFRJ

Link

O evento será acompanhado apenas pelos que possuirem os dados de acesso à sala da palestra 13/08/2020
Favelas, pandemias e cidadanias: Cultura na periferia

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

--------------- 12/08/2020
Conferência: Arqueologia em São Martinho de Dume

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

O link da conferência que foi transmitida na TV PEM UFRJ foi: https://www.youtube.com/watch?v=AOpTbyKBXDg

Link

Evento online via Youtube 11/08/2020 (atualizada em 17/08/2020)
Editora UFRJ promove debate sobre movimentos sindicais

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 11/08/2020
Ensino, trabalho e proteção social à comunidade acadêmica da UFRJ

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube

Inscrições

11/08/2020
ENANI - 2019: novas evidências e a agenda de promoção, proteção e apoio à amamentação

Link para assistir o Webinário: https://youtu.be/naZD2Tyv1hQ .

Fonte da notícia: Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ (adaptada)

Fonte do banner: Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ

------------------------

Link 11/08/2020
Curso preparatório para negres

O Coletivo Negro Marlene Cunha abriu o período de inscrição para a sua 4º edição do Curso Preparatório para Candidates Negres ao Mestrado e Doutorado em Antropologia Social do Museu Nacional/ UFRJ,

O curso é uma realização do Coletivo Negro Marlene Cunha, as aulas serão moderadas por doutores e pós-graduandes do PPGAS-MN e é inteiramente gratuito.

Os encontros serão realizados via plataforma Zoom.

Para se inscrever, clique no link ao lado.

Fonte da notícia: Coletivo Negro Marlene Cunha (Adaptada)

Fonte do banner: Coletivo Negro Marlene Cunha

Link

10/08/2020
EU Research & Innovarion Days

Entre 22 e 24 de setembro, ocorre, em ambiente virtual, o EU Research & Innovarion Days.

Este é principal evento anual em pesquisa e inovação da Comissão Europeia, reunindo legisladores, pesquisadores, empresários e cidadãos para debater e moldar o futuro da pesquisa e inovação na Europa.

Com nossas sociedades gradualmente retomando suas atividades e os planos de recuperação tomando forma, é necessário garantir que a transição para uma sociedade pós-corona seja sustentável. Pesquisa e inovação serão fundamentais em tal contexto.

Fonte da notícia: Site Finep (adaptada)

Link

---------------------------- 10/08/2020
Inovação na política e espaço

Será possível participar do evento como inscritos em disciplina ou como ouvinte. No primeiro caso estudantes da graduação e da pós-graduação poderão se inscrever pelo SIGA ou, caso sejam estudantes externos ao IPPUR, através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec3JEPuZQEW2NnXJyHepktCj5BtLk0P9BjWEn1r-XaCSvbxA/viewform

Fonte da notícia e do banner: Eventos/UFRJ

Link

Evento online via Youtube 10/08/2020
Quartas no Lagesolos: séries de lives de entrevistas com pesquisadores

Na série << Recapitulando >> entrevistaremos autores de capítulos em livros organizados pelo Prof. Dr. Antonio J. T. Guerra e demais organizadores dos últimos 26 anos. Referências clássicas e atuais em um formato que aproxima o pesquisador do seu público.

Fonte da notícia e do banner: Eventos/UFRJ

Link

Evento online via Youtube 10/08/2020
Disciplina: Tópicos de biologia celular (Atenção: Despublicamos a publicação que havia sido feita sobre essa disciplina em 06/08/2020 na página PR-2 e fizemos essa porque a PR-2/UFRJ foi informada de que houve alterações relevantes como a mudança no link da primeira aula (da videoconferência pelo Zoom) e como a mudança no conteúdo do banner da primeira aula)

A primeira aula da Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina terá como tema 'A importância de Carlos Chagas Filho' e ocorrerá, no dia 13 de agosto, às 17:30h. Ela contará com a presença da Professora Denise Pires, Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como do Ricardo Gattass (IBCCF/UFRJ), do Manoel Luis Costa (ICB/UFRJ) e do Márcio Tavares D'Amaral (ECO/UFRJ). O encontro acontecerá através de videoconferência pelo Zoom, no endereço eletrônico https://us02web.zoom.us/j/88146621650?pwd=OHlyOHRINldDT0RUNFR1WStNVXJMdz09 (ID da reunião: 881 4662 1650 - Senha de acesso: 935496).

A aula também será transmitida pelo Facebook do CBAE: https://www.facebook.com/altosestudos

As Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos foram feitas para comemorar os 100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As 17 aulas/conferências da Cátedra CCF serão realizadas quinzenalmente nas quintas-feiras, às 18:00h (em geral), como parte da disciplina Tópicos de Biologia Celular.

A programação completa e outras informações sobre inscrição na disciplina estão no site que pode ser acessado clicando-se no link ao lado.

Fonte do banner: Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ

Fonte da notícia: Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ (Adaptada)

Link

------------------- 10/08/2020
RSC Desktop Seminars with Brazilian Chemical Society Organic Chemistry Division (11 Aug)

Para saber como participar e para mais informações, acessem o link ao lado.

Fonte da notícia e do banner: IQ/UFRJ

Link

------------------- 10/08/2020
Minicurso 'Formação em Análise de Conteúdo'

O minicurso "Análise de Conteúdo" tem como objetivo apresentar a técnica de análise de conteúdo, as suas etapas e os demais procedimentos metodológicos associados à sua aplicação nos processos de pesquisa científica. Serão apresentadas algumas tecnologias que permitem auxiliar o processo de análise de conteúdo (criar e atribuir categorias, análise e apresentação de resultados).

O minicurso terá a duração de 10 horas com início no dia 27 de agosto de 2020.

A inscrição pode ser realizada no link ao lado.

No mesmo endereço, estão disponíveis informações quanto à programação, horários e certificação da formação.

Fonte da notícia:Secretariado Formação em Metodologias de Pesquisa Seminário Luso-Brasileiro Educação (Adaptada)

Fonte do banner: Secretariado Formação em Metodologias de Pesquisa Seminário Luso-Brasileiro Educação

Link

------------------- 10/08/2020