Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 24/08/2020 a 04/09/2020)
24/08/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Astronomia através da janela: dicas do céu de setembro

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 04/09/2020
Semana de Estudos na França

O Campus France Brasil organiza, do 14 ao 18 de setembro, a Semana dos Estudos na França. O evento será transmitido pelo Youtube e trará informações sobre algumas áreas de estudos na França, como direito, engenharia, artes, arquitetura e psicologia.

Link

Evento online via Youtube 04/09/2020
Live: O processo e a importância da ilustração na literatura

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Evento online via Youtube 03/09/2020
Treinamento: EndNote

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Inscrições 03/09/2020
Seminários Nutes: aula inaugural

Nesta LIVE do Espaço Alexandria/UFRJ, os professores Cláudia Vargas (IBCCF) e Cristiano Alves (Escola de Música) conversarão com o moderador José Otávio Pompeu e Silva (NCE) sobre a importância da música e plasticidade cerebral.

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 03/09/2020
Inscrição: Oficina de oratória e argumentação

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Inscrições e Informações 03/09/2020
Seminários Nutes: aula inaugural

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 03/09/2020
6º Encontro Pós-Doc 2020 - 09 Setembro (Zoom)

O próximo encontro do Pós-Doc será na quarta-feira, 9 de setembro, de 17h às 19h.

Como compreender as relações entre religião e política que, nesse momento, impactam todas as dimensões da sociedade brasileira, da esfera institucional à da vida privada? Como enfrentar os desafios de uma extrema direita que se apropria de uma retórica religiosa para justificar suas ações?

Essas são as questões que serão abordadas no sexto evento do Pós-Doc na Pandemia, através de uma conversa com a presença do pastor Henrique Vieira, da socióloga Maria das Dores Campos Machado e do historiador Michel Gherman, que fará a mediação.

ERRATA: Devido a um erro de digitação, esclarecemos que o link de acesso à sala do Zoom será divulgado no dia 8 de setembro (3ª.f), véspera do próximo encontro do Pós-Doc PACC na Pandemia.

Fonte: PACC Letras - UFRJ

Link

---- 02/09/2020
Conversa com pesquisadores

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 02/09/2020
Santos em imagens: Francisco de Assis redescoberto no século XIX

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 02/09/2020
Alfabetização na pandemia: a família na centralidade da mediação

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Google Meet 02/09/2020
Inscrições – II workshop online de alimentos funcionais e embalagens

Em 2020, o WOAFE ocorrerá em formato online, nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2020 e contará com palestras, https://eventos.ufrj.br/evento/inscricoes-ii-workshop-online-de-alimentos-funcionais-e-embalagens/"> Link

Acesse o link para mais informações 02/09/2020
Da bancada à startup

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 01/09/2020
Idades de estrelas

No dia 02 de setembro o professor Hélio Rocha-Pinto, do Observatório do Valongo/UFRJ, vai conversar com a gente sobre “Idades de Estrelas”.

Fonte da imagem: Site UFRJ

Link

Evento online via Youtube 31/08/2020
Olimpíada Brasileira de Saúde discute gênero e ciência em live

No próximo dia 1º de setembro, às 17 horas, a Olimpíada Brasileira de Saúde (Obsma) e Meio Ambiente da Fiocruz convida para um bate-papo online sobre meninas, gênero e ciência. A live, que será transmitida pelo Facebook da Obsma, vai apresentar o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã – que contemplará projetos desenvolvidos por professoras e estudantes do gênero feminino. A Obsma é uma olimpíada científica diferente, voltada a ouvir o que professores e alunos têm a dizer sobre saúde, meio ambiente e todos os entremeios dessas duas temáticas muito caras e de alta relevância.

Fonte da imagem: Site FAPERJ

Link

Mais informações 28/08/2020
XIV Simpósio de Oncobiologia terá edição online em 2020

O XIV Simpósio de Oncobiologia será realizado de 4 a 6/11 em formato 100% online. As inscrições para o evento anual, promovido pelo Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já estão abertas e o prazo para submissão de trabalhos vai até dia 7/9. O simpósio tem como objetivo aproximar pesquisadores de diferentes especialidades, a fim de favorecer o desenvolvimento de novos tratamentos e métodos diagnósticos e de prevenção ao câncer. Na programação, palestras de renomados especialistas do Brasil e do exterior, e apresentação de trabalhos na forma oral e de pôster de estudantes de graduação e pós-graduação. Nesta 14ª edição, evento receberá inscrições de trabalhos em diversas áreas da Biologia do Câncer, como biologia celular, estrutural e molecular, glicobiologia, metabolismo, proteômica e metabolômica, regulação gênica, sinalização celular, terapia celular, terapia com fármacos e terapia com produtos naturais.

Fonte da imagem: Site FAPERJ

Link

Mais informações 28/08/2020
Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 28/08/2020
Seminário Virtual “Relatos do Resgate:Conservação, Restauro e a Coleção Teresa Cristina”. - Quarta, 02 de setembro - 15h

Dois anos após o trágico incêndio, o Museu Nacional/UFRJ segue se reinventando para dar prosseguimento às ações necessárias para a reconstrução do Palácio de São Cristóvão e à manutenção das atividades de ensino e pesquisa, apesar da pandemia.

No dia 02 de setembro, às 15h, será realizado o seminário virtual "Relatos do Resgate: Conservação, Restauro e a Coleção Teresa Cristina".

O evento vai reunir o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner; a arqueóloga do Museu Nacional/UFRJ e membro do Núcleo de Resgate e do Núcleo de Conservação do Resgate, Angela Rabello; a coordenadora do Núcleo de Conservação do Resgate de Acervos do Museu Nacional/UFRJ, Neuvânia Ghetti e a diretora executiva da APOYOnline (Associação para Preservação do Patrimônio das Américas), Beatriz Haspo.

Serão apresentadas peças da coleção Teresa Cristina que foram resgatadas, com destaque para os afrescos de Herculano e Pompéia.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ (Adaptada)

Link do canal do youtube do Museu Nacional

Link do canal do youtube do APOYOnline

O encontro será transmitido através dos perfis do Museu Nacional/UFRJ no Facebook e YouYube e do canal do YouTube do APOYOnline

27/08/2020
Debates IPPUR: conflitos ambientais, corporações e políticas do risco

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 27/08/2020
A Extensão no IFCS

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 27/08/2020
Live: vendas pós-pandemia

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 27/08/2020
Palestra online "Modernidades Rurais na Literatura Latino-Americana"

O seminário de pesquisa "Extrativismo e Estética" do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),convida todos à palestra online "Modernidades Rurais na Literatura Latino-Americana" a ser proferida pela Profa. Ericka Beckman (University of Pennsylvania) no dia 31 de agosto (segunda-feira), às 14h (horário do Rio de Janeiro), através da Plataforma ZOOM. A palestra será feita em espanhol. A entrada é livre e gratuita. Na ocasião, Ericka Beckman apresentará o projeto de pesquisa relacionado ao seu primeiro livro e recomendamos também a leitura de dois artigos relacionados a sua atual pesquisa: I e II

Link

ZOOM

27/08/2020
Espetáculo de Dança Online - O QUE VOCÊ SEPAROU DE MIM?

Um espetáculo digitinerante de dança do grupo Mnemoni.

Para mais informações, entre em contato:
Inbox no Instagram para @grupomnemoni | @odinistamaisalto @tamiresmutawa
Email: grupomnemoni@gmail.com | dinotto@gmail.com
Whatsapp: (21) 98328 0550 (Dinis)

Fonte: PPGDAN / UFRJ

Vagas limitadas

26/08/2020
72ª Reunião Anual da SBPC será virtual

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 72ª edição de sua Reunião Anual inteiramente de forma virtual, entre setembro e dezembro, sempre na primeira semana de cada mês, com alguma atividade eventual na segunda semana. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente disponível no momento para conter a disseminação da covid-19.

A programação científica do mês de setembro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. O primeiro ciclo do evento será de 1º a 4 de setembro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento.

Com o tema "Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI", a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece na primeira semana de setembro (1 a 4), de outubro (5 a 9), de novembro (3 a 6) e de dezembro (30/11 a 4/12). Os painéis e as mesas-redondas promovidas pela SBPC serão transmitidos das 12h às 14h, e as conferências, às 18 horas, pelo canal da SBPC no YouTube.

A programação contará com os WEBMinicursos e a sessão de pôsteres, sempre nessas semanas. Particularmente nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e a Família na Ciência, com atrações para todas as idades.

Clique aqui para conferir a lista completa de minicursos online

Veja aqui a programação de setembro do evento

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Link do canal do youtube

Os interessados em participar dos WEBMinicursos devem se inscrever aqui

26/08/2020
Live: Discente e biblioteca: diálogo em prol do conhecimento

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

26/08/2020
Live: Ex-libris como objeto de coleção e estudo

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

26/08/2020
Live: Visão geral e aplicações da mineração de texto

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

26/08/2020
Live: Preservação, conservação e restauração de documentos físicos

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

26/08/2020
Webinar: A integração da dimensão do trabalho na indústria brasileira de petróleo: uma visão retrospectiva

Entre os dias 17/08/2020 e 14/09/2020 a COPPE, PEP, GMAP UNISINOS e RESPONDIT convidam você a participar dos Webinars em Engenharia de Produção.

Data: 31/08/2020 | Horário: 13h

O terceiro Webinar será "A integração da dimensão do trabalho na indústria brasileira de petróleo: uma visão retrospectiva", com o palestrante Dr. Francisco Moura Duarte - Coordenador do PEP/COPPE/UFRJ.

Fonte: Produção UFRJ

Link

------------ 26/08/2020
Curso de gestão criativa

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 26/08/2020
https://eventos.ufrj.br/evento/vida-das-estrelas-a-evolucao-estelar/

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Inscrições 26/08/2020
Finep/MCTI promove Webinar "Impacto e reflexo da crise mundial sanitária na Ciência, Tecnologia e Inovação” na sexta (28/8), às 10 da manhã

Fonte da imagem: Site Finep

Link

-------------------------- 25/08/2020
A UFRJ faz 100 anos!

Fonte da imagem: Site UFRJ

Link

-------------------------- 25/08/2020
Evento on-line “II jornada de terapia cognitivo-comportamental da Uerj: novos modelos de TCC e os desafios de suas integrações”

O evento on-line “II jornada de terapia cognitivo-comportamental da Uerj: novos modelos de TCC e os desafios de suas integrações” reúne diversas palestras das 18 às 20 horas desta quarta-feira, 26, por uma plataforma de streaming.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

-------------------------- 25/08/2020
I Encontro do International Information Ethics: América Latina & Caribe

Horário 15h | Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Mais informações

25/08/2020
Webinário: Conhecendo o Mendeley

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Inscrições

25/08/2020
Série de Treinamentos Virtuais

Fonte da notícia: SiBi UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

25/08/2020
MagLev² em webinar de universidade chinesa

Palestrantes: Richard Stephan

Data: 26/08/2020

Hora: 21:00

O professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, falará, nesta quarta-feira, 26 de agosto, sobre o Maglev-Cobra, veículo de levitação magnética desenvolvido na Coppe, em webinar promovido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Mecânica da Nanjing University of Aeronautics and Astronautics, na China.

“MagLev²: a second generation of magnetically levitated vehicles for urban mobility” é o tema do webinar que será transmitido pela plataforma VooV Meeting, das 21h às 22h15 (horário de Brasília). A ID da reunião é: 181 405 981.

Fonte da notícia: Coppe/UFRJ (Adaptada)

Link

--------------------

25/08/2020
A Idade Média no cinema – Episódio 4: Aladdin

Fonte da notícia:Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

25/08/2020
Paternidades em discussão: paternidade negra e o papel do pai nos cuidados

Palestrantes: Diego Santos Francisco, doutorando em Ciências Sociais na UERJ, mestre em Relações Étnico-Raciais pela CEFET/RJ, jornalista e criador do podcast Afropai e Teo Cordeiro, músico, cuidador e militante na luta por políticas públicas relacionadas à paternidade. Mediação: Daniel Campos, professor da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção da Violência Sexual.

Horário: 20 horas.

Fonte da notícia:Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Inscrições

25/08/2020
O teletrabalho nas universidades federais

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------------

25/08/2020
Me formei! E agora? Uma conversa com egressos do IFCS

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------------

25/08/2020
New Directions in English Language - Latin America Webinars pré-conferência | 28 de agosto e 10 de setembro de 2020

A New Directions é a conferência oficial do British Council sobre English Language Assessment. Organizada anualmente pelo British Council, a próxima edição será realizada em 2021, em Bogotá, Colômbia.

Para começar sua conversa acerca deste processo pedagógico tão importante, a British Council convidá para participar de dois webinars gratuitos que oferecem uma amostra dos principais tópicos discutidos durante o evento.

Clique aqui para se inscrever

Fonte da imagem: British Council Brasil

Fonte da notícia: British Council Brasil (Adaptada)

Link

------- 24/08/2020
II SEMINÁRIO NACIONAL POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: desafios e avaliação de aspectos políticos, administrativos e jurídicos das cotas no ensino superior

O II Seminário tem por objetivo a construção de um espaço teórico e prático de avaliação crítica-reflexiva a respeito da aplicação e das consequências da política de ações afirmativas em seus aspectos políticos, administrativos e jurídicos no contexto das reserva de cotas para pessoas pretas e pardas no ensino superior.

Fonte da imagem: Comissão Organizadora do evento

Fonte da notícia: Comissão Organizadora do evento (Adaptada)

Link

----------------------------

24/08/2020
Lives de lançamento do vídeo Viva Ouro Preto VR

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube

Clique no link para se inscrever

24/08/2020
Live: vendas pós-pandemia

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações 24/08/2020
Evento online: Arte e (des)humanidades

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Inscrições 24/08/2020
Apresentando o IFCS: a graduação em Filosofia

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram/a> 24/08/2020
inscrições para Cursos destinados ao desenvolvimento dos Servidores Ativos da UFRJ no ano de 2020, na modalidade de Ensino a Distância (EaD)

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, por meio da Divisão de Desenvolvimento (DVDE), abriu inscrições para Cursos destinados ao desenvolvimento dos Servidores Ativos da UFRJ no ano de 2020, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), em decorrência das medidas de contingências necessárias à prevenção da COVID-19. Docentes e Técnico-Administrativos em Educação da Universidade, exclusivamente, poderão realizar inscrições como alunos.

Serão emitidos certificados de participação, cuja carga horária poderá ser utilizada para fins de Progressão por Capacitação Profissional.

Fonte da notícia: PR-4/UFRJ (Adaptada)

Link

------ 24/08/2020
A graduação em Ciências Sociais

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------ 24/08/2020