Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 14/09/2020 a 18/09/2020)
14/09/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fonte: LNCC, Laboratório Nacionnal de Computação Científica

Link

------------------------- 07/10/2020
Capacitação virtual na base de dados Embase, com foco em revisões sistemáticas

Fonte da imagem: SiBI/UFRJ

Link

---------- 18/09/2020
Live sobre o sobre o tema "Educação sexual para SER feliz”

Fonte da imagem:Facebook Espaço Ciência Viva

Link

No dia 24/09/2020 às 15 horas. Fonte: Facebook Espaço Ciência Viva< 18/09/2020
Oitava EcoLIVE do Webnário (8/16)

Fonte da imagem: Instagram @ecotropics_uepb

Link

---------- 18/09/2020
14ª FECTI, realizada pelo Cecierj, recebe inscrições até o final de setembro

A 14ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) estará com as inscrições abertas até o final de setembro para projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, sob orientação dos professores de suas escolas. Maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, a FECTI vem sendo realizada pela Fundação Cecierj desde 2005, com apoio da FAPERJ e de chamadas organizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Devido à pandemia causada pela Covid-19 e à mudança da rotina escolar em 2020, a 14ª Fecti será totalmente virtual e irá aceitar a inscrição de projetos que foram planejados, mas não puderam ser realizados ou não foram completados devido à quarentena. Para participar, basta acessar a página da FECTI no site da Fundação Cecierj, onde estão disponíveis o Regulamento e as normas para a inscrição, que são gratuitas. Entre os prêmios oferecidos, medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional. A visita virtual à XIV Fecti irá ocorrer de 2 a 5 de dezembro de 2020

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições 18/09/2020
Abertas as inscrições para a XII Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e IV UFRRJ

Estão abertas as inscrições para a XII Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e IV UFRRJ. O evento é organizado por Instituições de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes e terá como tema “Rendas e Trabalho: perspectivas e desafios”. A mostra acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro e tem como objetivo ampliar os canais de comunicação entre a ciência e a sociedade, buscando alternativas para o desenvolvimento regional e a redução da desigualdade social. Durante a mostra serão realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições. O evento será aberto no dia 20 de outubro, com a participação dos dirigentes das instituições envolvidas. Na sequência haverá a palestra de abertura e, para encerrar o primeiro dia, uma apresentação do Coral da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)

Link

Evento online via Youtube 18/09/2020
Podcast Nasci Assim entrevista Ana Carolina Zeri, pesquisadora do LNLS

Em nova edição do podcast Nasci Assim, a biofísica Ana Carolina Zeri detalha seu trabalho à frente do planejamento e construção das futuras linhas de luz de cristalografia do acelerador de partículas Sirius e que tem como objetivo final a produção de novos medicamentos. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e está localizado em Campinas (SP). O podcast Nasci Assim surgiu do desejo de duas amigas jornalistas de amplificar a voz feminina em nossa sociedade e é um dos vencedores da chamada pública do Núcleo de Rádio e TV (NRTV), órgão suplementar vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em breve será veiculado na rádio da Universidade.

Link

Acesse o link para mais informações 18/09/2020
O PEM-UFRJ e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão

Fonte Site Eventos UFRJ.

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições 18/09/2020
Saber Comum

Fonte Site Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Youtube 18/09/2020
Vídeos sobre validação de métodos, cálculos de incerteza de medição e garantia da validade dos resultados; bem como sua importância para os sistemas de gestão no canal Youtube do ConfLab

Há vídeos sobre validação de métodos, cálculos de incerteza de medição e garantia da validade dos resultados; bem como sua importância para os sistemas de gestão no canal Youtube do ConfLab: https://www.youtube.com/ConfLab

No site https://www.conflab.com.br/, há mais informações sobre alguns dos softwares descritos nos vídeos do canal Youtube do ConfLab e é possível ver os contatos (inclusive, para tentar marcar uma reunião online para receber mais explicações sobre as ferramentas e sobre como utilizá-las).

Fonte da notícia: Professores idealizadores do projeto (da USP) Adaptada.

Fonte da imagem e do folder: Professores idealizadores do projeto (da USP) Adaptada.

Link

Clique aqui para ver folder sobre o assunto 18/09/2020 (atualizada em 21/09/2020)
14ª Semana de Polímeros

Fonte Site Eventos UFRJ.

Link

Informações 18/09/2020
Informes sobre o ciclo de oficinas "O Brasil na Década do Oceano"

1) Nesta sexta, dia 18/9 às 9:30h, ocorre a apresentação dos resultados da Oficina Região Nordeste, transmitida ao vivo: https://youtu.be/Ry4ZpMQ1N-Y.

2) Estão abertas (últimos dias) as manifestações de interesse para a Oficina Região Sul: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/.

3) Estão abertas as inscrições para a Oficina Região Centro-Oeste. Esta oficina terá uma estrutura diferente, ao invés de ser organizada para discutir o 7 resultados esperados, ela terá 4 grupos de trabalho discutindo 4 temas transversais estruturantes para a Década do Oceano: desenvolvimento científico; formação de profissionais; infraestrutura e acesso a informações; comunicação e sensibilização. Para manifestar seu interesse e saber mais sobre a programação desta oficina: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/oficina-regiao-centro-oeste/

Fonte: Equipe CGOA/Coordenação Geral de Oceano, Antártica e Geociências - CGOA (Adaptada)

Link

------ 18/09/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 17-09-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 17-09-2020

Link

------ 18/09/2020
O período de inscrição para o curso on-line de Estatística oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está acabando.

O período de inscrição para o curso on-line de Estatística oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está acabando. São 20 mil vagas ofertadas. As aulas são gratuitas e 100% a distância.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Alunos de pós-graduação, pesquisadores, docentes e servidores públicos podem se inscrever nesse curso'' (Fonte dessa informação: Equipe LabTIME/CAPES (Adaptada) por meio de consulta)

Link

Link

------ 17/09/2020 (atualizada em 18/09/2020)
Camafeu Geográfico (UFPel)

InscriçõesFonte Site Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Youtube 17/09/2020
Aula inaugural do IFCS

Fonte Site Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Facebook 17/09/2020
Lançamento do livro Tribunal de Contas no Brasil

Fonte Site Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Youtube 17/09/2020
Evento virtual: Debate a inserção de meninas e mulheres na ciência

Na próxima terça-feira, dia 22 de setembro, com início às 9 horas da manhã, será transmitida ao vivo, pelo canal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no YouTube, a abertura do Encontro Nacional da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O evento fará a avaliação dos resultados obtidos pela Chamada conjunta de mesmo nome, lançada em 2018 pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de apoiar projetos que estimulassem a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil. Fonte Site CNPq.

Link

Evento online via Youtube 17/09/2020

Pergunte ao Museu!!

Fonte da imagem: Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural/Fórum de Ciência e Cultura/Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIMAP/FCC/UFRJ)

Além do encontro ao vivo pelo Youtube, você pode enviar perguntas previamente pelo Instagram dos espaços museais da UFRJ que participam da atividade: @emccf_UFRJ, @museudaescolaannanery, @pordentrodocorpo, @ladifufrj, @valongoufrj, @mgeo.oficial, @museu_dom_joao_vi e @museunacional1818

Fonte da notícia: Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural/Fórum de Ciência e Cultura/Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIMAP/FCC/UFRJ) (Adaptada)

Link

----------------------- 17/09/2020
Evento Internacional: XVII Conferencia Internacional AMNET Virtual COVID-19

Fonte da imagem: Universidad de Antioquia

Link

----------------------- 16/09/2020
Programa de pós-graduação em Lógica e Metafísica

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 16/09/2020
Mesa "O Papel dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo nos Pilares da Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão".

Fonte do banner: Instagram @melmlvs

Link

------------------------- 15/09/2020
Minicurso Advanced Short Course on Publication Management - 17 de setembro de 2020; das 14h às 18h

O 'Minicurso Advanced Short Course on Publication Management - 17 de setembro de 2020; das 14h às 18h' proporcionará desenvolvimento em gestão de publicações para editores e suas equipes.

Fonte da notícia: Site ABEC Brasil (Adaptada)

Link

------------------------- 15/09/2020
ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil

Fonte do banner: Facebook SiBI/UFRJ

Altamente comprometida com o avanço dos periódicos do Brasil, Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC inovou criando seu primeiro congresso virtual e se adaptando ao difícil cenário de pandemia e afastamento social. O ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil ocorrerá de 22 a 25 de setembro, das 14h às 18h. Serão oito mesas redondas, duas palestras e duas sessões de comunicação oral. O objetivo é propiciar aos participantes um fórum apropriado para capacitação nos vários aspectos relacionados à publicação científica, contando com especialistas renomados em âmbitos nacional e internacional.

Fonte da notícia: Facebook SiBI/UFRJ (Adaptada)

Link

------------------------- 15/09/2020
Seminarios On-Line Proyecto LISTO

O Proyecto Europeo Listo, através da platforma Zoom, realizará 3 Webinars sobre Empreendedorismo e Empresa-Universidade .

Fonte: Secretaria del Grupo Tordesillas/Vicerrectorado de Internacionalización/Universidad de Valladolid (Adaptada)

Link

-- 15/09/2020
Semana em homenagem ao Musicoterapeuta

Fonte da imagem: Site IPUB/UFRJ/p>

Mais informações

---- 15/09/2020
Comemoração dos 75 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ

Fonte da imagem: Coordenação de Comunicação/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ(adaptada)

Link

Acompanhe as eventuais alterações na programação diretamente na página e nas mídias da FAU/UFRJ. 14/09/2020(Atualizada em 15/09/2020)
Cerimônia virtual de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto à Profª Helena Nader, do Título de Pesquisador Emérito e da Menção Especial de Agradecimentos.

Fonte do banner: Twitter CNPq

Link

Novo Link (em 22/09/2020)

Lembramos que três Professores, um ex-Professor e um ex-aluno da UFRJ estão entre os homenageados do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2020 (saiba mais em http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3551) 14/09/2020 (atualizada em 22/09/2020)
Aula aberta: Um estudo sobre os Emirados Árabes Unidos

Aula aberta: Um estudo sobre os Emirados Árabes Unidos

Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social - IPPUR/UFRJ

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 14/09/2020
Princípio da máxima entropia e aplicações na astrofísica

No dia 16 de setembro o professor Alexandre Lyra, do Observatório do Valongo/UFRJ, vai conversar com a gente sobre “Princípio da máxima entropia e aplicações na astrofísica”. Envie um email para astronomia.poetas.online@gmail.com para se inscrever

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 14/09/2020
12o Encontro Sabores e Saberes

A 12ª edição do Encontro Sabores e Saberes ocorrerá entre os dias 17 e 18 de setembro de 2020, ano em que a UFRJ completa 100 anos de existência.

O tema central da 12º Encontro Sabores e Saberes será “Perdas e desperdícios de alimentos- da produção ao prato”

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Mais informações 14/09/2020
Live 'paisagens e serviços ecossistemicos'

Fonte do banner: Instagram ecotropics_uepb

Link

------------------------- 14/09/2020