Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 21/09/2020 a 02/10/2020)
21/09/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
20° SEMINÁRIO DE CONTROLE LADES-GIMSCOP: “Nonlinear input transformations for disturbance rejection, decoupling and linearization", a ser apresentado pelo Professor Sigurd Skogestad da NTNU.

Fonte da imagem: Instagram @insta_peq

Link

---- 02/10/2020 (atualizada em 05/10/2020)
Webinar British Council – FAUBAI Internationalisation Talks: Indicadores na Internacionalização

O Webinar British Council – FAUBAI Internationalisation Talks: Indicadores na Internacionalização será realizado em 7 de outubro, às 15h, com previsão de 1h30 de duração

O objetivo é abordar marcadores de garantia de qualidade na internacionalização tomando como base a King's College London, que conecta qualidade na internacionalização com resultados de pesquisa e indicadores de experiência estudantil. A participação especial será da Dra. Tânia Lima, Director of Global Engagement do King's College London.

O evento marca o lançamento oficial da 3ª edição da publicação Universidades para o Mundo, que também aborda a temática.

Fonte: British Council Brasil (Adaptada)

Link

---- 02/10/2020
Boletim Eletrônico da Biblioteca de Manguinhos traz artigos sobre raiva e meningite

A 131ª edição do Boletim Eletrônico da Biblioteca de Manguinhos, uma publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz artigos sobre propriedade intelectual, raiva e meningite. A iniciativa visa ampliar o acesso à informação científica em Saúde, principalmente em relação a doenças infecciosas e parasitárias. No Boletim, o leitor terá acesso às revistas científicas ao clicar nos títulos, a todo o conteúdo dos artigos no link "leia" e a fontes de informação qualificadas sobre temáticas específicas selecionadas por profissionais de informação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, em edições mensais.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 02/10/2020
Aula inaugural da UFRJ discute os impactos econômicos da Covid-19

O Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) vai realizar nesta sexta-feira, 2 de outubro, sua aula inaugural, excepcionalmente sob formato de webinar, discutindo os impactos da Covid-19 sobre nossa economia e sociedade. Com o tema “How is Covid-19 going to change our economy and society?”, a aula será ministrada. a partir de 14h, pelo professor Ha-Joon Chang, da Universidade de Cambridge. O webinar será realizado em inglês e terá transmissão ao vivo pelo Canal do IE/UFRJ no YouTube

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 02/10/2020
Seminário virtual discute a questão das queimadas

Nos próximos dias 6 e 8 de outubro, às 17h, as professoras Adriana Gioda e Gisele Tonietto, ambas do Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), comandam duas lives sobre as diversas queimadas no Brasil e no mundo. Os encontros têm como objetivo explicar, de forma simples, o que são, seus efeitos sociais e ambientais e quais são as consequências para a vida na Terra. As lives vão acontecer no canal ECOA PUC-Rio e as inscrições são grátis.

Na primeira, com o tema “Queimadas: como afetam todos nós?”, elas irão debater sobre as queimadas no País (Floresta Amazônica e Pantanal), além das que acontecem nos EUA, principalmente no estado da Califórnia. A proposta é mostrar suas motivações, o que as diferencia de um incêndio comum e as implicações em setores públicos, sociais e econômicos.

Na segunda, “Impactos nas mudanças climáticas globais e na saúde”, elas recebem o físico Paulo Artaxo e o médico Paulo Saldiva, ambos da Universidade de São Paulo (USP), e Ilan Cuperstein, Vice-Diretor Regional para a América Latina nas Cidades do grupo C40. A poluição atmosférica, seus efeitos na saúde, o aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os assuntos que serão abordados.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link para o dia 06 Link para o dia 08

Mais informações 02/10/2020
Uerj promove encontro internacional sobre Educação filosófica

De 5 a 9 de outubro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe o X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, com uma série de debates conceituais, conversas, oficinas, espetáculos e até caminhada em busca de respostas ao tema do evento. Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica? são as questões básicas do encontro online gratuito que completa 20 anos de existência e reunirá pesquisadores, professores e estudantes de diversas partes do mundo.

A proposta é refletir coletivamente sobre como avançar na defesa das dimensões pública, social e geral da Educação. Além das discussões acadêmicas, que serão transmitidas pelo canal do YouTube do Nefi-Uerj, o colóquio conta com atividades abertas ao público, divididas ao longo dos cinco dias. A programação inclui oficina de cinema, espetáculo de dança, apresentação de peças teatrais, lançamento de livros, projeção de filmes, caminhada filosófica e roda de samba. Para participar, acesse a programação e agende a atividade preferida. Como algumas precisam de inscrição prévia, é preciso verificar a disponibilidade no site com antecedência.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 02/10/2020
Proteção de dados e saúde digital são temas de webinar nesta sexta, dia 2/10

Já se perguntou o que é feito com os dados que você fornece ao fazer compras em uma farmácia? E quando uma pessoa dá entrada em um hospital, seja público ou privado, sabia que os dados que constam do prontuário eletrônico ficam disponíveis para a organização social (OS) que controla a prestação daquele serviço de saúde? O uso de dados pessoais é um dos elementos centrais da Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), que entrou em vigor em agosto e regula esse tema ainda pouco conhecido da maior parte da sociedade. Para entender um pouco mais sobre o tema, o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realizará na sexta-feira, dia 2/10, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. o webinar “Proteção de dados dos cidadãos na saúde digital”. O objetivo é discutir o cenário da saúde digital e a necessidade de proteção de dados dos cidadãos produzidos nesse âmbito. O debate terá a participação de Jonas Valente, do Coletivo Intervozes; Rosana Castro, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IMS/Uerj); Marcelo Fornazin, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e do Grupo Temático Informação, Saúde e População da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GTISP/Abrasco); e Bárbara Simão, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O Icict está dando início também a um projeto de estudo sobre proteção de dados, que pretende fazer um inventário das atividades de saúde digital – um conceito ainda em construção, e que significa basicamente um conjunto de ações e serviços que criam registros de dados dos cidadãos. A ideia é que o levantamento possa alimentar a produção de conteúdos que ajudem os cidadãos a entenderem de forma ampla o direito à proteção dos seus dados.

Fonte: Site FAPERJ - http://www.faperj.br/?id=4081.2.9

Link

-------- 02/10/2020
Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Fonte: Twitter do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Link

--- 01/10/2020
Palestras e atividades lúdicas marcam participação do CNPq no Mês da CTI

Outubro é, oficialmente, o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A celebração foi instituída por Decreto Presidencial do dia 28 de setembro e será lançada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, nesta sexta-feira, 2, em evento na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília, às 9h.

O objetivo dessa iniciativa é promover ações que mobilizem a população em torno do tema, valorizando a criatividade, o desenvolvimento científico e a inovação e, ainda, que contribua para a divulgação dos importantes resultados da pesquisa científico-tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube e pelo Facebook do CNPq e do MCTI e marca o início das atividades do CNPq no âmbito dessa celebração nacional. Cada instituição vinculada ao MCTI terá um dia inteiro de palestras virtuais, debates, workshops, eventos didáticos e apresentações voltadas para os mais diversos públicos com intuito de contribuir para a popularização da ciência no país.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Link

Programação completa 01/10/2020
IX Temporal Encontros de Improvisação e Composição em Tempo Real

O evento inicia na segunda (05/10) com 1 oficina prática por dia de 10h às 12h am e finaliza na sexta (09/10) com uma Jam às 19h pm mediada pela estação criativa Viramundo.

A programação é parte do Projeto Poético Pedagógico Excepcional dos Cursos de Dança.

As inscrições serão gratuitas e por ordem de chegada até completar o limite da plataforma.

Fontes da notícia: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Facebook @Temporal (Adaptada)

Fonte da imagem: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

---------------------- 01/10/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 01-10-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 01-10-2020

Fonte: CoordCOM/UFRJ

Link

----------------------- 01/10/2020
Aula Introdutória Lab Corpo Palavra

Aula Introdutória Lab Corpo Palavra: lançamento em todas as redes sociais da aula de 60 minutos com conteúdo aberto e gratuito, através da premiação do Edital Cultura Presente nas Redes.

Lab Corpo Palavra é um procedimento artístico pedagógico é uma prática de modulação das conectividades entre presença corporal, qualidades de movimento e produção de conhecimento. Nessa aula oferecemos um repertório de dinâmicas corporais e pontos teóricos que estruturam o laboratório de criação para o desenvolvimento de uma escrita cartográfica e sensória. Lab Corpo Palavra integra o Programa de Pós Graduação em Dança - PPGDan/UFRJ, e tem autoria da discente Aline Bernardi

Desejando enviar comentários e depoimentos de como foi a sua experiência, no final do vídeo você vai encontrar os contatos para fazer esse encaminhamento.

Fonte da notícia: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

---------------------- 01/10/2020
Aula 'Tópico Educação em Biologia e Medicina: "Sobre conceitos na educação'''

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro constituiu uma série de cátedras para comemorar os 100 anos da UFRJ.

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina pretende estudar as questões de fronteira e as interações entre a Biologia, a Medicina e a sociedade.

A próxima aula 'Tópico Educação em Biologia e Medicina: "Sobre conceitos na educação''' (Coordenadora: Miria Pereira - IBCCF/UFRJ) será no dia 08/10/2020 às 18:00hs.

Aos alunos regulares, o Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento/ Instituto de Ciências Biomédicas/Universidade Federal do Rio de Janeiro pede preenchimento do formulário de avaliação no site.

Link para o Zoom: https://us02web.zoom.us/j/89057554953

Fontes da notícia: CBAE/UFRJ e site Cátedra CCF - UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: CBAE/UFRJ

Link

--------------------------- 30/09/2020
Conversa online sobre arte e mineração com Moarcir dos Anjos, Janaina Wagner e Julia Pontes

O seminário de pesquisa "Extrativismo e Estética" do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convida para a conversa online sobre Arte e Mineração em Minas Gerais com as artistas Janaina Wagner, Júlia Pontes e o curador Moacir Dos Anjos no dia 5 de outubro de 2020 (segunda-feira), às 14 hs (horário de Brasília), através da Plataforma ZOOM no endereço https://us02web.zoom.us/j/89381800571?pwd=NGJkamtFKzVKdGFXMDdKdjVtSUYwQT09. A entrada é livre e gratuita.

Fonte: ECO/UFRJ

Link

---------------------- 30/09/2020
Setembro Amarelo

À luz do Setembro Amarelo, doenças mentais e suicídio entram em pauta, mas especialistas afirmam que o tema precisa ser discutido o ano todo.

Fonte: Conexão UFRJ

Link

---------------------- 30/09/2020
Live: LGPD em vigor, e agora?

Fonte da imagem: Parque Tecnológico da UFRJ

Link

--------------------------- 30/09/2020
CICLO DE CONVERSAS ARTES, EDUCAÇÃO E CULTURAS: TENSÕES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Fonte da imagem: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

------------------------------- 30/09/2020
A produção da Escola de Música continua em ritmo acelerado, respeitando as restrições impostas pela COVID-19

Como parte desses novos projetos, a UFRJ firmou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e juntas estão desenvolvendo três deles, que integram o Programa Funarte de toda gente: Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um novo Olhar.

Fonte: Conexão UFRJ

Link

---------------------- 29/09/2020
CNPq avalia projetos em unidades de conservação

Participaram da primeira etapa da 2ª Reunião de Acompanhamento e Avaliação da Chamada CNPq/ICMBio/FAPs nº 18/2017 representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Confederação Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); das FAPs; coordenadores de projetos aprovados; gestores das unidades de conservação; gestores e analistas do CNPq e do ICMBio. A reunião estava prevista no edital e teve como objetivos realizar o acompanhamento e a avaliação dos projetos aprovados na Chamada; promover a integração entre coordenadores de projetos de pesquisa e gestores de unidades de conservação; além de contribuir para o aprimoramento das estratégias de educação e de divulgação científica dos projetos. A próxima etapa do encontro ocorrerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2020.

Fonte: Site CNPq

Link

---------------------- 29/09/2020
SBPC divulga programação de outubro da 72ª Reunião Anual

Com o tema "Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI", o segundo ciclo da versão estendida e virtual do evento começa na próxima segunda-feira, 5 outubro, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube

A programação científica do mês de outubro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. O segundo ciclo do evento acontece de 5 a 10 de outubro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

Para mais informações e para ver a programação de outubro da 72ª Reunião Anual, acesse o site do evento.

Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação da SBPC (Adaptada)

Link

Link para ver a nota FAPERJ 'SBPC divulga programação de outubro da 72ª Reunião Anual'

-- 28/09/2020 (atualizada em 05/10/2020)
Webnário: mente, saúde e autocuidado

Fonte: Coletivo Feminista Helen Keller (Adaptada)

Link

-- 28/09/2020
Congresso Online Internacional de Bioquímica (COIBqi)

O Congresso Online Internacional de Bioquímica (COIBqi), que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2020, pela plataforma digital "Even3", teve prorrogação do período de submissões de trabalhos. As inscrições contemplam alunos de graduação e de pós-graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior do País e estão abertas por mais poucos dias. O evento tem como principais objetivos proporcionar a integração da comunidade acadêmica, além de promover a divulgação do curso de Bioquímica, áreas afins e da ciência no Brasil.

Fonte: Centro Acadêmico de Bioquímica da Universidade Federal de São João Del Rei (Adaptada)

Link

-- 28/09/2020
II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação em Biotecnologia abre inscrições

O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, será palestrante no II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação em Biotecnologia (Sei-Biotec). Logo após a abertura do evento, no dia 5 de outubro, que será marcada pela palestra do agrônomo Gonçalo Apolinário de Souza Filho, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Guedes vai apresentar o tema “Programas de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação”, às 9h. O evento online contará com apresentações curtas e informais, otimizando a troca de experiências.

De caráter técnico-científico, o Sei-Biotec é destinado a potencializar ações de inovação e empreendedorismo em Biotecnologia, propiciando interações entre pesquisadores, empresários, estudantes, profissionais e agências de fomento. O objetivo do evento é criar um ambiente favorável à difusão dos conhecimentos que pautam a criação de serviços, produtos e empresas de base biotecnológica. A programação é composta por 15 convidados, cujas apresentações serão divididas em três blocos: Cenários e Perspectivas para a Inovação em Biotecnologia; Mecanismos facilitadores e obtenção de financiamento para Startups de Biotecnologia; Painel com diversas “Startups Inovadoras em Biotech”.

O evento é aberto ao público e destinado a pesquisadores, empresários, acadêmicos, profissionais e pessoas que desejam conhecer mais sobre as inovações nas áreas relacionadas à biotecnologia. As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

-- 25/09/2020
Uerj participa de ação da Unesco para combater o racismo no ambiente universitário

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é uma das sete instituições brasileiras que irão integrar a “Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior”, proposta pela Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina. O projeto, do Grupo de Pesquisa Cultura e Identidades no Cotidiano, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) da Uerj, é uma das 26 iniciativas selecionadas em diversos países para compor a campanha. A intenção é promover ações na internet voltadas às reflexões e discussões sobre as modalidades de racismo que ainda persistem nas instituições de ensino superior do Brasil, sejam de natureza discriminatória, estrutural ou sistêmica. A Unesco busca combater essas atitudes excludentes, que acabam por restringir visões de mundo, histórias, línguas, conhecimentos e modos de produção dos diversos povos e comunidades indígenas e afrodescendentes. Desde 23 de setembro a comunidade universitária e o público em geral poderão acompanhar “Conversas para uma Educação Antirracista: dialogando com imagens”, de forma gratuita, pelo YouTube. Serão sete sessões semanais, sempre às 18h, dedicadas a diferentes temáticas, até o dia 11 de novembro. Na programação, vídeos fornecidos pela Unesco e curtas metragens independentes, seguidos de debate

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

-- 25/09/2020
Conversando sobre homens negros e masculinidades

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube

Inscrições

25/09/2020
EAConvida – LIVE: Ciência básica vs aplicada, uma dicotomia?

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 25/09/2020
Vídeos de capacitações gravadas e capacitações ao vivo no Canal youtube Sistema de Bibliotecas UFPR

Há diversas capacitações gravadas e, em breve novas acontecerão ao vivo, no canal youtube Sistema de Bibliotecas UFPR. Fique ligado.

Fonte da notícia: Programa de Educação Continuada de Usuários (ProEduC)/ Sistema de Bibliotecas (SiBi)/ Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Adaptada)

Link Canal youtube Sistema de Bibliotecas UFPR

-------- 25/09/2020
Encontro virtual BRAGECRIM/PIPC: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o encontro virtual, 2020 Joint BRAGECRIM - CRI-SCMfg Virtual Annual Meeting. O evento acontece na próxima terça-feira, 29 de setembro. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação Alemã de Pesquisa – DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft).

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

Link para saber mais sobre o que aconteceu no evento 24/09/2020 (atualizada em 07/10/2020)
Corponectivos em Danças – Mergulhos e Travessias. V Seminário

Fonte da imagem: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Inscrições

Seminário engloba CHAMADA DE DANÇAS EM VÍDEO.Fonte: Formulario de inscrição do evento 24/09/2020
Políticas de ações afirmativas: experiências e desafios

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 24/09/2020
Evasão e permanência no ensino superior: o estudo de caso da UFRJ

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 24/09/2020
Escrita Acadêmica – Clube da Escrita

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 24/09/2020
Live – Educação sexual para SER feliz!

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube

Inscrições

24/09/2020
Curso de Comunicação e Escrita Científica

Fonte da imagem: ACS Publications

O Curso é online e totalmente gratuito. É aberto a todos: alunos de graduação, pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais profissionais.

Haverá emissão de certificado para todos aqueles que fizerem o curso completo.

Sobre o curso:

A comunicação científica eficiente é essencial para um(a) pesquisador(a), podendo ser um diferencial em sua carreira. Neste curso, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), serão abordados os dois aspectos mais relevantes para a escrita científica: a estruturação de uma publicação científica, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, e a necessidade do aprendizado de inglês para o trabalho acadêmico.

Professor:

Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo do journal "ACS Applied Materials & Interfaces", Professor do Instituto de Física da USP – São Carlos e especialista no assunto.

Cronograma do curso:

07 de Outubro de 2020, às 15h00

Aula 1 - 10 dicas para escrever seu artigo científico.

14 de Outubro de 2020, às 15h00

Aula 2 - Sobre a anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo, o que devem conter. Ênfase especial para resumos.

21 de Outubro de 2020, às 16h00

Aula 3 - Estratégias para aprender inglês acadêmico para não nativos.

Dúvidas e informações, por favor entre em contato através dos e-mails: rbracchi@acs-i.org e mgrassi@acs-i.org

Fonte da notícia: ACS Publications (Adaptada)

Inscrições

Atenção: O link de inscrição é o mesmo para as três aulas. Ou seja, ao se inscrever para a primeira aula, você estará automaticamente inscrito nas demais. Assim, você decidirá se acompanhará todas as aulas ou não. Porém, a ACS recomenda muito que participe de todas as aulas, pois o conteúdo do curso é diluído nas três aulas e o certificado só será emitido para quem fizer o curso completo. Fonte da informação: ACS Publications (Adaptada) 24/09/2020
Disciplina "Capitalismo, Democracia e Economia Política do Desenvolvimento: Cátedra Hélio Jaguaribe

Fonte da imagem: CBAE/UFRJ

Inscrições

Ementa

As eventuais retificações na ementa e outras retificações devem ser acompanhadas diretamente no site e nos canais do CBAE/UFRJ 23/09/2020
Webinar: Como a COVID-19 está Alterando o Panorama do Ensino de Anatomia

Fonte da imagem: SiBI/UFRJ

Link

------------------------------------- 23/09/2020
Reunião Magna Virtual da ABC 2020: O MUNDO A PARTIR DA COVID-19

Dia 23/09 às 16h30h.

Para a conferência de abertura da Reunião Magna Virtual da ABC 2020, a ABC convidou a ganhadora do Prêmio Nobel de Química 2018, Frances H. Arnold, premiada pelo pioneirismo no uso de evolução dirigida para a engenharia de enzimas.

Fonte da notícia: Facebook SiBI/UFRJ

Link

------------------------------------- 23/09/2020
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIRCO EM REDE

Fontes da imagem: site do evento (imagem 1) e Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (imagem 2)

Link

Seminário com submissão de trabalhos. Saiba mais sobre a submissão de trabalhos em http://ocs.unirio.br/index.php/sicrede/sicrede/schedConf/cfp

23/09/2020 (atualizada em 24/09/2020)
Webinar “Como preencher o Currículo Lattes

Fonte da imagem: Facebook SiBI/UFRJ

Link

O evento é gratuito e com certificação.

Fonte da notícia: Facebook SiBI/UFRJ (Adaptada)

23/09/2020
Live “Suicídio em tempo de isolamento social”

Fonte da imagem: Facebook CT

Link

------------------------------------- 23/09/2020
Encontros virtuais com os professores do Sinos para aprimorar seus estudos?

Fonte da imagem: Instagram sinos.art

Link

------------------------------------- 23/09/2020
Prorrogadas as inscrições para curso de estatística

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) prorrogou as inscrições para o curso on-line de Estatística. Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a oportunidade dispõe um total de 20 mil vagas, para aulas gratuitas 100% a distância.

Em sua terceira edição, o Programa de Aperfeiçoamento on-line, que já atendeu mais de 120 mil alunos, abordará conceitos fundamentais da estatística e aspectos sobre a coleta, análise e interpretação de dados.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

As inscrições, após a prorrogação, estão quase acabando. Veja em https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/curso-de-estatistica-inscricoes-terminam-nesta-sexta-feira 23/09/2020 (atualizada em 02/10/2020)
72ª Reunião Anual da SBPC oferece WEBMinicursos com temas diversos

O segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizado de 5 a 10 de outubro, contará com sete Webminicursos com assuntos de diversas áreas do conhecimento. As inscrições para os minicursos online estão abertas até o dia 5 de outubro, com vagas limitadas. A programação conta com atividades como "Plastinação: ensino, pesquisa e extensão", "Vírus gigantes: expandindo os limites da virosfera", "Mediação em práticas educativas em museus de C&T", "Criando experimentos para o estudo da linguagem", "Hormônios e comportamento" e "Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia". Os Webminicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 5 a 13 de outubro, e a última, ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 14 a 16 de outubro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. Com o tema "Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI", a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 5 a 10 de outubro; de 3 a 7de novembro; e de 30 de novembro a 5 de dezembro. A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.

Fonte: Site FAPERJ - http://www.faperj.br/?id=4073.2.3

Link

-------- 22/09/2020
“Suicídio e Luto à sombra da Pandemia” pautam Setembro Amarelo na Uerj

Com o objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa, a campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde o início da década de 2010. É uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), associando a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo e, a cada três, alguém atenta contra a própria vida. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos e, no Brasil, o quadro também é alarmante. Segundo o CVV, mais de 30 pessoas tiram a própria vida por dia. O evento online acontece de 28 de setembro a 1º de outubro. Sensível a essa realidade, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem desenvolvendo ações e programas de apoio e atendimento psicológico que abrangem tanto a sua comunidade interna como a externa. O Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar, vinculado à Pró-reitoria de Política e Assuntos Estudantis, por exemplo, busca estabelecer um fluxo permanente de acolhimento a estudantes que precisam de suporte emocional, pedagógico e/ou social. O evento será transmitido ao vivo pelos canais do Lafepe e do Ifen, no YouTube.

Fonte: Site FAPERJ - http://www.faperj.br/?id=4073.2.3

Link

-------- 22/09/2020
As artes em tempos de pandemia e necropolítica

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 22/09/2020
Inovação Política & Espaço

Os participantes receberão certificado!

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 22/09/2020
3º Encontro de Pesquisas em Andamento - EPA 2020

A 3º edição do Encontro de Pesquisa em Andamento (EPA), organizado pelas(os) alunas(os) e professoras(es) do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, acontecerá durante nos dias 28, 29 e 30 de outubro e 4, 5 e 6 de novembro de 2020

Este é um evento online

Tema: ImprovisAção - Hiatos não calculáveis da prática e da pesquisa

Fonte da notícia: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

Evento com submissão de trabalhos 22/09/2020
FESTIVAL ÀS ESCURAS - Mostra Online de Arte LGBTQIA+ Negra

Fonte das imagens: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

--------------------- 22/09/2020
Encontro com Lígia Tourinho e Patrícia Leal - Tema: Encruzilhadas inventivas e formativas em dança

Fonte da imagem: Secretaria/Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

--------------------- 22/09/2020
''As funcionalidades dos gerenciadores de referências para a escrita acadêmica: Endnote Web, Mendeley e Zotero" é o tema do próximo encontro do Clube da Escrita

Fonte da imagem: Decania do Centro de Tecnologia

-

---------- 21/09/2020
LIVE - Comunicações e Monitoramento no e-Aud

A Coordenação-Geral de Prospecção e Inovação - GPRI da CGU realizará, no dia 23/09/2020, Live abordando a utilização do e-Aud.

LIVE - Comunicações e Monitoramento no e-Aud
23 de setembro | 14h30 às 17h |

Todos são convidados a participar!

Fonte: Divisão do NAC3 da CGU-Regional/RJ (adaptada)

Inscrições

Link para acessar

21/09/2020
Pergunte ao Museu

O Museu Nacional/UFRJ estará participando do evento online promovido pelo Sistema de Museus, Acervo e Patrimônio Cultural da UFRJ: o Pergunte ao Museu!!

Entre os dias 22 e 24, um ciclo de debates entre os museus da UFRJ e seu público. O bate-papo contará com representantes dos museus para tratar de curiosidades, história, atividades desenvolvidas via redes sociais e o que mais o público quiser perguntar. As lives ocorrerão sempre às 10h no canal do Fórum de Ciência e Cultura no Youtube.

Além dos encontros ao vivo pelo Youtube, você pode enviar perguntas previamente pelo Instagram dos espaços museais da UFRJ que participam da atividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ

Link

Transmissão ao vivo no youtube 21/09/2020
Museu Nacional/UFRJ na Primavera dos Museus 2020

A 14ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 21 e 27 de setembro de 2020. Este ano o tema será "Mundo Digital: Museus em Transformação", com diversas ações virtuais em função da pandemia do Covid-19.

Fonte da imagem: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ

Fonte da notícia: Assessoria de Imprensa - Museu Nacional/UFRJ (Adaptada)

Link

------------ 21/09/2020
EVENTO PARCERIA ICB-USP e IBCCF-UFRJ: Alianças no Passado e Encontros de Futuro

Este é o primeiro, entre muitos encontros, que pretende celebrar a cooperação acadêmica entre o ICB/USP e o IBCCF/UFRJ! Juntos irão promover, em áreas de mútuo interesse, a realização de projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de docentes, equipe técnico-administrativa e estudantes, assim como a organização de cursos, disciplinas e eventos científicos e culturais.

Fonte: Instagram @pg_biofisica

Link

Transmissão ao vivo no youtube 21/09/2020
Oficina Dança Coisada

Convite da Associação Dança Cariri (CE), no próximo dia 29.

Fonte da imagem: PPGDan / UFRJ

-

Evento online gratuito 21/09/2020
O lançamento do Fundo MANAMANO acontecerá na live sobre "Geração de Renda: uma pauta que une a universidade e empreendedorismo social", no dia 22/09/2020, às 20h, no canal do Youtube COPPEAD - UFRJ

Fonte da imagem: COPPEAD/UFRJ

Link

Saiba mais sobre esse fundo em Link 21/09/2020