Kururubatrachus: conheça a rã da Era dos Dinossauros descoberta por pesquisadores da UFRJ
24/09/2020

esq.) Reconstituição artística do Kururubatrachus gondwanicus, a nova espécie de rã que revela outro marco temporal na história evolutiva dos anfíbios (Arte: Gabriel Lio) | dir.) Detalhes do esqueleto do fóssil, encontrado em excelente estado de preservação na região de Nova Olinda, no Ceará (Foto: Divulgação)

Uma nova espécie de rã, que viveu há 119 milhões de anos, e foi descoberta nos arredores de Nova Olinda, município no Sul do Ceará, na Bacia do Araripe, abre novas perspectivas para a compreensão da história evolutiva dos anfíbios modernos. Batizada de Kururubatrachus gondwanicus (nome científico que significa “anfíbio cururu de Gondwana”, em alusão ao supercontinente que agrupava boa parte da massa terrestre do planeta na época), ela foi encontrada durante escavações geológicas realizadas por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no local. O trabalho, realizado em parceria com pesquisadores de instituições de pesquisa da Argentina e do Ceará, resultou na recente publicação de um artigo no Journal of South American Earth Sciences, periódico internacional do grupo Elsevier.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra