Estudo com parceria da UFRJ aponta que Sars-CoV-2 pode infectar células neurais e causar danos cerebrais
16/10/2020

Cerca de 40% dos pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 apresentam diferentes graus de comprometimento neurológico, como cefaleia, convulsão, alterações de consciência, entre outras. (Ilustração: FreePik)

Pesquisas têm mostrado que além da alta taxa de letalidade, o novo coronavírus pode causar infecções e danos não apenas nos pulmões e no coração, mas também em outros órgãos e sistemas como rins, fígado, pele, vasos sanguíneos, sistema gastrointestinal e cérebro. Pesquisa desenvolvida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Instituto D’Or (Idor), o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que o Sars-CoV-2, vírus causador da pandemia de Covid-19, pode infectar células neurais e causar danos cerebrais. O artigo Infecção não permissiva por SARS-CoV-2 de células neurais no cérebro humano em desenvolvimento e neuroesferas, em preprint, conduzido por estas instituições, partiu da análise do tecido neural de uma criança que veio a óbito pela doença, e também de análises em laboratório com neuroesferas humanas infectadas.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)