A equipe Mimosa da UFRJ venceu o Vacathon 2020 - a maratona de inovação do setor do leite - e a equipe Gambiarra, também da UFRJ, ficou em terceiro lugar
23/10/2020

Atualização em 03/11/2020:

A equipe Mimosa da UFRJ venceu o Vacathon 2020 - a maratona de inovação do setor do leite - e a equipe Gambiarra, também da UFRJ, ficou em terceiro lugar

A equipe Mimosa, da UFRJ, acaba de conquistar a quinta edição do Vacathon, a maratona de inovação do setor do leite e derivados, ficando em primeiro lugar arrematando o Ouro. O grupo é constituído por dez alunos da universidade, liderados por três professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ e por uma pesquisadora do Centro da Ciência da Saúde (CCS).

Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento teve início dia 22 de outubro de 2020 e terminou no dia 30 de outubro de 2020. A Maratona teve como desafio a criação de soluções inovadoras para a cadeia leiteira, em apenas durante oito dias. A equipe Gambiarra, também da UFRJ, ficou em terceiro lugar e conquistou o Bronze.

As equipes Mimosa e Gambiarra foram lideradas pelos professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, Guilherme Horta Travassos, Claudio Miceli de Farias (embaixadores) e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite (treinadora), e pela pesquisadora e veterinária do CCS, Bárbara Souza Neil Magalhães. Eles orientaram um aluno de pós-graduação (aluno de doutorado Gabriel Martins de Oliveira Costa), do próprio Pesc da Coppe, e nove alunos de graduação de três diferentes áreas do conhecimento: Engenharia (Escola Politécnica), Ciência da Computação (Instituto de Matemática) e Ciências Matemática e da Terra (curso interdisciplinar do CCMN – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza).

Nesta edição de 2020 participaram mais de 30 times de 27 universidades, incluindo três da Angola e da Argentina que pela primeira vez na história participaram do evento.

A equipe Mimosa fez uma solução IoT para avaliação da qualidade do leite em tempo real, o uaiCup.

Fontes da notícia: Site do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação/Coppe/UFRJ (PESC/Coppe/UFRJ) e Facebook Coppe UFRJ (adaptada)

A PR-2 parabeniza as equipes Mimosa e Gambiarra da UFRJ pelas conquistas.

Clique aqui para saber mais no Planeta Coppe Notícias e Clique aqui para saber mais no Site do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação/Coppe/UFRJ (PESC/Coppe/UFRJ)

-----------------------------

Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, o Vacathon faz parte do movimento Ideas for Milk e tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores e mercado. As equipes são multidisciplinares e selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passarão os oito dias juntos ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor. O grupo ficará conectado 24 horas e terão disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives, já que o evento ocorre totalmente virtual. Cada universidade tem um embaixador, que é o professor responsável pelo desempenho dos grupos.

A equipe da UFRJ é liderada pelos professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, Guilherme Horta Travassos, Claudio Miceli de Farias (embaixadores) e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite (treinadora), e pela pesquisadora e veterinária do CCS, Bárbara Souza Neil Magalhães. Eles orientarão um aluno de pós-graduação, do próprio Pesc da Coppe, e nove alunos de graduação de três diferentes áreas do conhecimento: Engenharia (Escola Politécnica), Ciência da Computação (Instituto de Matemática) e Ciências Matemática e da Terra (curso interdisciplinar do CCMN – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza)

Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento será realizado até 30 de outubro e traz como desafio a criação de soluções inovadoras para a cadeia leiteira durante oito dias.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra e programação

Fonte: Coppe/UFRJ (Adaptada)