Quarenta e dois pesquisadores da UFRJ aparecem na lista de cientistas mais citados do mundo
19/11/2020

A UFRJ teve quarenta e dois de seus pesquisadores relacionados entre os mais importantes cientistas do mundo. O ranking foi elaborado pelo professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Stanford, John Ioannides, em colaboração com Kevin Boyack, da SciTech Strategies, e Jeroen Bass, da Elsevier, e foi publicado na plataforma PLOS Biology, no dia 16 de outubro.

O ranking traz o top 2% de cientistas mais citados em 22 campos do conhecimento científico e 176 subáreas. O objetivo de Ioannides e seus colegas foi criar uma nova forma de ranquear cientistas evitando auto-citação e citation farms (quando o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores). As informações necessárias para o ranqueamento foram coletadas na plataforma Scopus, no dia 6 de maio, e atualizadas até o ano de citação 2019.

Confira o artigo publicado, com o ranking completo, liderado pelo professor Michael Grätzel, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíca), no site da PLOS Biology (https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000918).

A PR-2 parabeniza os pesquisadores da UFRJ pela conquista.

Fontes: Sites Coppe/UFRJ e Journal Plos Biology (Adaptada)

Notícia atualizada em 25/11/2020