FAPERJ divulga resultado de chamada Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2020, e contempla 215 pesquisadores da UFRJ
14/05/2021

A FAPERJ divulgou o resultado dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Na presente edição, um total de 583 bolsas foram concedidas aos pesquisadores fluminenses, totalizando um montante de mais de R$ 58,9 milhões plenamente revertidos para o incremento e desenvolvimento da pesquisa fluminense. No edital CNE foram contemplados 400 projetos de um total de 874 solicitações. Para o JCNE foram concedidas 183 bolsas de um total de 598 solicitações.

Entre as 33 instituições contempladas, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (215), Uerj (78), UFF (68), PUC-Rio (52), FIOCRUZ (51), UFRRJ (22), UENF (17) e UNIRIO (11), além de outras 25 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (140), Engenharias (96), Ciências Humanas (89), Ciências Exatas e da Terra (87), Ciências da Saúde (68), Ciências Sociais Aplicadas (47), Ciências Agrárias (29) e Linguística, Letras e Artes (26).

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.

Clique aqui para ver os contemplados da UFRJ no "Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2020"

Clique aqui para ver os contemplados da UFRJ no "Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2020"

A PR-2 parabeniza os contemplados pelo destaque.

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Fonte: Site FAPERJ