Em parceria, UFRJ conduz Projeto na área de filmes biodegradáveis que pode auxiliar pesquisa visando alternativas para alimantação humana
28/05/2021

Foto: Compostos bioativos de alimentos funcionais, como o sorgo, são capazes de prevenir e reduzir o risco do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas (Foto: Embrapa Milho e Sorgo)

Linha de pesquisa conduzida no laboratório visa ao aproveitamento de resíduos agroindustriais. UniRio em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi conduzido um projeto na área de filmes biodegradáveis, para aproveitamento de resíduo do óleo de café verde (torta e borra), cujos compostos bioativos produziram um filme biodegradável capaz de proteger contra os raios ultravioleta (UV). O artigo, em fase de revisão para ser publicado, aborda a aplicação do material desenvolvido para a proteção contra oxidação de óleos comestíveis e aponta também para uma possível aplicação cosmética. Ainda nesta linha, o laboratório possui projetos que objetivam o aproveitamento de resíduos de cervejarias, como bagaço de malte, além de outros resíduos vegetais decorrentes do preparo de alimentos em unidades de alimentação e do processamento de frutas e verduras em supermercados e hortifrutis do Rio. Após a coleta, estes resíduos são transformados em farinha, a partir da qual são extraídos os compostos bioativos que, após caracterização, podem ser aplicados como aditivos naturais em alimentos, como por exemplo uma alternativa aos antioxidantes sintéticos.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: FAPERJ (Adaptada)